Posicionamento estratégico – Entenda mais sobre esse conceito

Entenda mais sobre o conceito de Posicionamento Estratégico e qual a sua importância quando estamos falando de sucesso organizacional.

Entre as coisas que empresário e empreendedores mais buscam quando dão início ao sonho do negócio próprio é fazer com que suas marcas fiquem guardadas na mente do consumidor, para que, no momento em que ele precisar dos produtos ou serviços oferecidos pelas suas empresas, ele logo se lembre dela. 

Não se trata do objetivo mais fácil e simples de ser atingido, uma vez que ele requer esforços diários nesta direção, não só por parte do dono da empresa, mas também de seus líderes, gestores e de toda a equipe de profissionais, que precisa estar devidamente preparada e empenhada, no sentido de superar os desafios e caminhar rumo ao alcance deste posicionamento. 

E é exatamente disso que se trata, de um posicionamento estratégico que precisa ser bem pensado e desenvolvido, para que a empresa tenha a oportunidade de se tornar a opção mais viável na mente do consumidor, sempre que ele precisar. 

No artigo de hoje nós vamos falar sobre o conceito de posicionamento estratégico, para que você entenda de que forma desenvolvê-lo e alcançá-lo no dia a dia de sua empresa. Continue nos acompanhando nesta leitura e confira!

O conceito de posicionamento estratégico

Quando falamos de posicionamento estratégico estamos falando do conceito que faz com os mais diversos tipos de empresas se diferenciem das demais, através de seu valor agregado e das soluções reais que entregam a seus consumidores. 

Se pedirmos para você pensar em grandes marcas, como Apple, Amazon, entre outras, com certeza o que virá, de imediato, à sua mente, serão produtos inovadores, com preços altamente competitivos e uma prestação de serviços de altíssimo padrão e qualidade, não é mesmo?!

Com isso, entendemos que o desenvolvimento de estratégias operacionais verdadeiramente eficientes está diretamente ligado à forma como a marca se posiciona no mercado em que atua. Neste sentido, é essencial compreender que é um tanto quanto difícil que um negócio consiga, efetivamente e na prática, levar a satisfação completa a todos os seus consumidores e ao mesmo tempo ser competitivo em qualidade, custo, inovação, prestação de serviços, entre outras áreas. 

É neste contexto que o posicionamento estratégico se encaixa, porque é ele que vai ajudar as empresas a escolherem uma ou duas das áreas que citamos acima, para concentrar seus esforços e levar excelência a seu público. Isso tem a ver com a maneira com que a empresa decide competir com as demais em seu mercado de atuação, sendo que, um dos melhores caminhos para definir esta estratégia é a boa e velha Análise de SWOT

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As principais estratégias de posicionamento

O segredo para o desenvolvimento de um posicionamento estratégico verdadeiramente eficiente está na capacidade de mesclar atividades únicas e similares de formas distintas. Para entender um pouco mais como isso funciona, compartilhamos agora com você exemplos das principais estratégias de posicionamento encontradas no mercado. Confira!

Posicionamento de valor

Este é um tipo de posicionamento estratégico que tem como fundamentação a escolha de produtos ou serviços, em detrimento de segmentos específicos de consumidores. Um exemplo disso são empresas que apenas publicam livros voltados para o ensino superior. Estas se especializaram em entregar o seu melhor apenas para o mercado acadêmico. 

Posicionamento de necessidade

A estratégia deste tipo de posicionamento é atender, de ponta a ponta, as necessidades de todo um segmento. Isso quer dizer que são empresas que se dedicam a servir todos, ou praticamente todos, os requisitos apresentados por um grupo de consumidores em particular. 

Como exemplo, podemos citar a Natura, Avon, O Boticário, entre diversas outras empresas deste segmento, que levam a seu público uma linha completa de produtos de beleza. 

Posicionamento de acesso

Outro tipo de posicionamento que também é comumente visto no mercado é aquele baseado em acesso. Ele funciona segmentando clientes por categorias, como tamanho e geografia. Um exemplo que podemos citar, são negócios que se dedicam a atender indivíduos de localidades específicas, servindo a um nicho geográfico menor, o que lhes permite configurar as estratégias de marketing com uma eficiência maior. 

Como se posicionar bem no seu mercado?

Depois de entender melhor o conceito de posicionamento estratégico é chegado o momento de conferir as nossas dicas, para que você defina o seu e tenha resultados extraordinários em seu mercado de atuação. 

Foque no consumidor

São diversos os fatores a serem considerados na hora da definição do posicionamento estratégico da sua empresa. No entanto, um que têm fundamental importância é o consumidor. É preciso manter o foco voltado para ele, assumindo uma posição que torne-se atrativa para o cliente, porque isso vai contribuir, significativamente, para que você tome decisões cada vez mais assertivas. 

Fique de olho na concorrência 

Além de desenvolver estratégias que tenham como foco o consumidor, é preciso também ficar de olho nas ações realizadas pela concorrência, para que, dessa maneira, você consiga adotar um posicionamento estratégico que aumente ainda mais a sua competitividade no mercado. 

Lembre-se das competências centrais da empresa

Neste processo é importante que você, enquanto empresário, empreendedor ou gestor de equipe, não perca de vista as competências centrais da empresa. É importante enfatizar este ponto, porque muitas pessoas, ao definirem o seu posicionamento, se esquecem de tais competências e acabam cometendo o erro de selecionar uma posição estratégica que foge completamente das mesmas. 

Tenha em mente que o grande desafio que você vai enfrentar neste contexto, não é definir a posição que vai assumir no mercado, mas sim chegar até ela permanecer lá. Sendo assim, lembrar-se das competências vai te fornecer as habilidades necessárias, para que você conquiste isso. 

Com estas dicas iniciais, com certeza você já consegue definir um posicionamento estratégico para a sua empresa, que vai levá-la a alcançar o sucesso que você tanto almeja. 

Agora conta aqui nos comentários: você já conhecia este conceito? Já adota na sua empresa? Compartilhe conosco suas experiências e envie este conteúdo para os seus amigos, para contribuir com o conhecimento deles também. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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