Prioridades – Por que é fundamental definirmos bem cada uma delas?

Definiri prioridades

Definir bem quais são as prioridades é uma estratégia fundamental que te permite alcançar seus objetivos de forma mais assertiva.

Quando tudo é prioridade, nada é, de fato, uma prioridade. Afinal, o diferencial em priorizar algo está exatamente em dar para aquilo mais atenção do que para as outras coisas. O indicado é priorizarmos aquilo que consideramos mais importante, entretanto, muitos acabam saindo do foco por falta de organização ou por se deixarem levar por influências externas.

Continue lendo para saber a importância de definirmos bem as nossas prioridades.

O que é uma prioridade?

A palavra prioridade vem do latim prioritas, que significa aquilo que está mais à frente. Quando uma pessoa diz que vai priorizar a carreira, ela está dizendo que irá colocar o trabalho à frente de outras questões da vida. Assim, irá se dedicar com mais afinco a essa área, deixando outras em segundo plano.

No nosso dia a dia, temos atividades comuns e outras que estão ligadas aos nossos maiores objetivos. Essas segundas devem ser consideradas como prioridades, pois são passos essenciais para alcançar o que desejamos. Entretanto, nem todos conseguem ter essa visão ou, se conseguem, deixam a desorganização tomar conta.

Se um indivíduo tem como grande objetivo ser aprovado em um concurso público, essa deve ser a sua prioridade. Assim, os estudos preparatórios devem ter um lugar de destaque em seu planejamento diário. Lembrando que priorizar algo não significa deixar todo o restante das tarefas de lado e sim se dividir, cedendo mais espaço para o que é mais importante no momento.

Dessa maneira, a rotina da pessoa que está se preparando para o concurso deve ter uma porcentagem significativa de horas dedicadas aos estudos. Obviamente, ela precisará continuar trabalhando, realizando tarefas domésticas, cuidando de si, descansando e, até mesmo, se divertindo. Contudo, sempre colocando os estudos na frente porque ele é fundamental para que se alcance o objetivo primordial, que é a aprovação.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

10 Dicas para definir prioridades e ter uma rotina produtiva

Se deseja dividir bem o seu tempo para ter uma rotina produtiva, precisa aprender a definir suas prioridades e se organizar para se dedicar a elas. Veja, a seguir, dicas que te ajudarão nessa tarefa.

1 – Identifique suas reais prioridades

A primeira atitude a se tomar é identificar quais são as suas reais prioridades. Reflita com calma sobre isso, deixando de lado as pressões externas e mantendo o foco sobre os seus verdadeiros desejos. Considere todos os âmbitos da vida, incluindo a carreira, os relacionamentos e tudo mais o que achar importante.

2 – Crie uma lista de tarefas com duas partes

Por mais que alcance a clareza em relação às suas prioridades, ainda terá outras demandas a cumprir. Sendo assim, para que um lado não prejudique o outro é importante que os separe. Crie uma lista de tarefas com duas colunas diferentes. Na primeira, inclua as prioridades e nas segunda as outras obrigações que precisam ser realizadas, isso te ajudará a dividir o seu tempo com sabedoria.

3 – Classifique as suas prioridades

Dentro da lista de prioridades é natural que alguns itens tenham mais peso do que outros. Então, para evitar confusão, é interessante classificar essas prioridades. Ao fazer seu planejamento você pode usar cores, letras ou números para fazer a classificação. Assim, conseguirá ordenar as demandas de forma otimizada e inteligente.

4 – Evite que tarefas simples se transformem em urgentes

Quando não há priorização de tarefas, corre-se o risco de fazer com que demandas simples e que poderiam ser realizadas rapidamente se tornem urgentes e ocupem mais tempo. O pagamento de uma conta, por exemplo, pode ser efetuado em minutos. Entretanto, se passar a data do vencimento, além de gerar multa, pode ser necessário realizar o pagamento em uma agência específica.

5 – Separe tarefas complexas em etapas

Uma medida importante quando se trata de realizar tarefas mais complexas é a separação em etapas. Se as suas prioridades envolvem esse tipo de tarefa, verifique como pode dividi-la em partes menores. Assim, conseguirá encaixá-las com mais facilidade em sua rotina, além de manter a motivação ao longo do processo.

6 – Seja realista em relação ao seu tempo

No início falamos que quando tudo é prioridade nada é prioridade. Portanto, evite se comprometer com muitas tarefas em um mesmo dia, pois são grandes as chances de não conseguir cumprir. Pense com cautela nas prioridades e nos prazos das atividades em geral, assim conseguirá se planejar corretamente.

7 – Evite desperdiçar tempo com tarefas irrelevantes

Além de ter clareza em relação às prioridades, também é importante saber identificar as tarefas irrelevantes. É claro que não podemos fazer apenas o que queremos, temos obrigações a cumprir. Entretanto, muitas vezes desperdiçamos tempo com coisas que não agregam em nada para nós apenas para agradar terceiros.

8 – Tome cuidado com o perfeccionismo excessivo e a procrastinação

O perfeccionismo e a procrastinação são dois grandes vilões da produtividade e podem te atrapalhar a cumprir suas tarefas. O primeiro faz com que se apegue a detalhes desnecessários e que não irão alterar o resultado. Já a segunda desvia sua atenção do que importa, fazendo com que desperdice seu tempo. Mantenha-se atento e tome uma atitude ao perceber qualquer um desses comportamentos.

9 – Evite priorizar objetivos que não são seus

Ao definir as suas prioridades, mantenha a atenção para evitar priorizar objetivos que não são seus. Por mais que seja natural nos envolvermos com os planos das pessoas que amamos, devemos sempre ter o nosso próprio planejamento. Afinal, o amor une as pessoas, mas cada indivíduo continua sendo um só.

10 – Revise suas prioridades periodicamente

A vida está constantemente mudando e é natural que o mesmo aconteça dentro de nós. Sendo assim, é necessário que revise as suas prioridades periodicamente, a fim de verificar se continuam fazendo sentido. Mesmo que venha uma confirmação, lembre-se de, também, rever o seu planejamento, pois pode acontecer de precisar alterá-lo por algum motivo.

Coisas boas acontecem quando você define suas prioridades corretamente. Portanto, tire um tempo para fazer isso, para refletir, se conhecer, entender o que realmente está buscando para sua vida. Assim, irá trilhar um caminho de realização e desenvolvimento.

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por Elnur

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63