Qual a diferença entre Ambição e Ganância?

profissional olhando para a cidade do top de um prédio

Entenda qual é a diferença entre os conceitos de Ambição e Ganância.

Ambição e ganância são duas palavras muitas vezes usadas como sinônimas, contudo, possuem sentidos diferentes. Uma está relacionada ao desejo de se desenvolver, chegar a um patamar mais elevado, seja na vida ou na carreira. Já a outra está ligada à ideia de ter mais do que os outros e querer apenas acumular bens sem significado.

Continue lendo para entender qual sentido está ligado a cada uma das palavras e saber qual delas pode te impulsionar para um futuro brilhante.

Ambição e Ganância: qual a diferença?

Uma pessoa ambiciosa não é, necessariamente, gananciosa. Ela pode perfeitamente ambicionar melhorar sua vida e alçar voos mais longos por um propósito maior. Já a pessoa gananciosa tem ânsia por ganhos exorbitantes para se mostrar superior aos demais.

Perceba a diferença entre os dois comportamentos, a pessoa ambiciosa deseja evoluir, crescer, o que pode ter diferentes motivações para ela. Isso pode ser motivado pelo desejo de ter uma vida melhor e proporcionar isso à família, se desenvolver profissionalmente, enfim, trilhar um caminho de crescimento.

Por outro lado, a pessoa gananciosa está focada no ter pelo ter. O que motiva a sua ação é a vontade de ser superior, ter o que os outros não conseguiram. Veja que a ganância está muito ligada ao poder, à superioridade, nada tem um significado especial ou propósito que justifique os esforços empregados.

Após entender melhor a definição das duas palavras, responda: qual característica considera positiva e qual julga ser prejudicial? Obviamente, ser ambicioso, desde que de forma equilibrada, pode, sim, ser positivo. Já a ganância é uma característica vazia e que em nada agrega à vida de uma pessoa.

Contudo, é preciso entender que a ambição também pode ter um viés negativo, dependendo das intenções da pessoa. Não há problema algum em desejar crescer e evoluir, desde que isso seja feito com honestidade, sem prejudicar ninguém ou desejar o que é do outro.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Frases sobre Ambição e Ganância

Para continuar com a reflexão sobre ambição e ganância, confira algumas frases que falam sobre esses temas.

“A Terra fornece o suficiente para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não a ganância de todos.” – Mahatma Gandhi.

A ganância, que é o desejo de ter para ser mais poderoso do que os outros, além de prejudicial para os relacionamentos humanos também faz mal para a Terra.

“Quem não se contenta com o que tem, não se contentará com o que gostaria de ter.” – Sócrates.

Geralmente, os ganancioso não se contentam com o que possuem, pensam apenas no que querer ter. Isso faz com que nunca se sintam satisfeitos e muito menos valorizem o que têm.

“Pessoas de sucesso estão sempre procurando oportunidades para ajudar os outros. Pessoas malsucedidas estão sempre perguntando: o que eu ganho com isso?” – Brian Tracy.

Essa é uma citação que representa bem a diferença entre ganância e a ambição, essa última quando equilibrada e positiva. O ganancioso age sempre esperando obter algum tipo de vantagem, enquanto aquele que coloca significado em suas conquistas se sente feliz em ajudar os outros.

“Ambição é entusiasmo com um propósito.” – Frank Tyger.

Essa citação é bastante interessante porque mostra o viés positivo da ambição. A ideia que Frank Tyger quis passar é de que quando se é ambicioso o entusiasmo por conquistar algo ganha um propósito, o que se transforma em uma força poderosa.

“A ambição é um sonho com um motor V8.” – Elvis Presley.

O Rei do Rock também compartilha do mesmo pensamento da frase anterior. Nessa analogia feita com um potente motor de carro ele falou sobre a força que a ambição pode dar aos sonhos.

“Sem ambição ninguém começa nada. Sem trabalho não se termina nada. O prêmio não será enviado a você. Você tem que ganhar.” – Ralph Waldo Emerson.

Aqui, Ralph Waldo Emerson lembra da importância de unir trabalho à ambição. Afinal, não basta apenas desejar fortemente, é preciso agir para alcançar aquilo que se deseja.

“A ambição vence a genialidade 99 por cento das vezes.” – Jay Leno.

Jay Leno faz uma comparação interessante sobre ambição e genialidade. A segunda é uma característica muito admirada, que está ligada a uma pessoa com uma mente brilhante. Contudo, se ela não tiver um grande desejo para alcançar e se esforçar para tal, todas as suas ideias fantásticas não terão muita serventia.

5 Dicas para ser ambicioso na medida certa e manter-se longe da ganância

Agora que entendeu a diferença entre ambição e ganância e viu que a primeira pode, sim, ser positiva, confira dicas de como encontrar esse equilíbrio.

1. Saiba onde deseja chegar

Você sabe exatamente onde deseja chegar, tanto na vida pessoal quanto profissional? Refletir sobre isso é muito importante, porque é a partir dessa certeza que saberá para onde direcionar os seus esforços.

2. Planeje-se para alcançar seus objetivos

Estando ciente dos seus sonhos, chega o momento de se planejar para alcançá-los. Pense em todas as ações que te aproximam e te afastam do que deseja. Assim, terá as informações que precisa para fazer boas escolhas.

3. Dê significado aos seus sonhos

Por que você deseja cada uma das coisas que deseja? Buscar respostas para essas perguntas evitará que se esforce para alcançar sonhos que não são seus e, também, dará motivação para que se dedique ao que faz verdadeiro sentido em sua vida.

4. Aprenda com os erros

Sempre que cometer um erro, e isso acontecerá, pois é natural, evite se deixar desanimar. Reconheça que se trata de algo normal de acontecer e encontre lições para aprender. Acredite, tudo tem algo a ensinar, basta que se mostre atento e aberto a aprender.

5. Seja sempre fiel aos seus princípios

Jamais passe por cima dos seus princípios para alcançar um objetivo. Se for necessário prejudicar alguém para realizar um sonho é sinal de que ou está no caminho errado ou aquilo não compensa. Aja sempre com honestidade, respeito e mantenha sempre a sua consciência limpa.

Ficou clara a diferença entre ambição e ganância? Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais!

Imagem: Por jamesteohart

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010