Qual a importância da Consistência para o sucesso de uma empresa?

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A consistência é fundamental para que uma empresa atinja as sua metas e objetivos.

Empresas consistentes têm muito mais chances de alcançar o sucesso no mercado por adotarem uma postura coerente. Consistência, no tocante ao universo empresarial, refere-se a estabelecer e manter um padrão para os serviços e produtos ofertados. Essa padronização corrobora para a criação de um vínculo com os consumidores.

A inconsistência empresarial se manifesta através de irregularidades nos processos, algo que desperta desconfiança nos consumidores. Saber que se pode esperar qualidade e linearidade no atendimento é uma forma de fidelizar os clientes. Os consumidores tendem a ter mais propensão a realizar novas compras de marcas que se mostram consistentes. Continue lendo para saber mais a respeito.

Consistência: um conceito importante para o sucesso de uma empresa

Uma empresa, para construir uma trajetória de sucesso, precisa ter uma carteira de clientes fidelizados. Para que os consumidores se mantenham com o desejo de realizar suas compras em uma única companhia é importante que recebam algo positivo dela. Saber que pode confiar nos produtos e serviços, além de ter acesso a um bom atendimento, é o que move novas compras.

Exatamente por isso, a consistência é um conceito tão importante no meio empresarial. Empresas consistentes são aquelas que têm uma linha de ação coerente, ou seja, todos os seus passos são condizentes com seus valores. A coerência contribui para que o vínculo com os clientes seja reforçado.

Empresas que atuam com processos irregulares não transmitem confiança para seus consumidores. Com o passar do tempo, isso pode se transformar em um grande problema. Trabalhar com consistência significa ter um padrão para seus produtos, serviços e posicionamentos.

Os clientes precisam saber o que esperar da sua companhia e receber o que esperam. A partir dessa atuação com consistência, eles formam a ideia de que é bom comprar sempre da sua marca. A repetição da compra se torna algo natural.

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Como tornar uma empresa mais consistente?

Você acredita que seu empreendimento é consistente? Sua empresa atua no mercado de forma padronizada? Há clientes fidelizados que contribuem para a sustentabilidade financeira da sua companhia?

Essas são perguntas bastante relevantes para quem deseja ter um empreendimento longevo. Continue lendo para conferir dicas de como tornar sua companhia mais consistente no mercado, obtendo os benefícios dessa forma de atuação.

1. Tenha um plano

A consistência é decorrente da padronização de ações da sua companhia, ou seja, se não houver um plano fica difícil obter sucesso. Esse plano inclui ter metas e objetivos bem definidos, apontando com clareza para o caminho a ser seguido. É importante que as metas e objetivos estejam escritos com todos os seus passos para que se saiba como alcançá-los.

Também é interessante incluir nesse plano os propósitos específicos do segmento de atuação da sua companhia. A partir desse panorama fica mais fácil acompanhar o bom desempenho do seu empreendimento. No futuro, inclusive, é possível usar esse plano para avaliar o que deu certo e o que deu errado. Faça a comparação entre a realidade e o que estava no planejamento.

2. Utilize as melhores ferramentas

Tendo o plano de atuação da sua empresa bem definido, chegará o momento de escolher as ferramentas que serão utilizadas. Determine as ferramentas e tecnologias a serem empregadas para obter o sucesso em cada etapa de execução do plano. Essa escolha deve ter como foco as opções mais coerentes com a realidade e recursos da sua companhia.

Considere quais são as ferramentas que ajudarão a sua empresa a manter seus processos padronizados. Buscar pela padronização é a forma mais simples de alcançar a consistência de atuação. A qualidade deve estar sempre entre as prioridades e foco de todas as ações realizadas. Executar as diferentes ações de uma empresa com a melhor qualidade possível é o segredo para fidelizar os consumidores.

3. Invista na atualização dos seus colaboradores

Quando se fala a respeito de investimento empresarial, é normal que as pessoas façam uma associação quase imediata à tecnologia. Claro que investir em soluções tecnológicas é relevante para o sucesso corporativo. No entanto, não adianta que a sua companhia conte com maquinários e softwares de última geração, se sua equipe não sabe como operá-los.

Investir constantemente na atualização dos seus colaboradores é essencial para que eles estejam aptos a trabalhar com os recursos da empresa. Manter um diálogo aberto com seus funcionários é fundamental para que compreendam quais são os valores da companhia. As pessoas somente aderem verdadeiramente a aquilo que entendem, logo, é essencial ter uma aproximação verdadeira dos seus funcionários.

4. Atenção à comunicação

O segredo para o sucesso de qualquer empresa é estabelecer uma comunicação clara com seus colaboradores. A padronização na oferta de produtos e serviços, assim como do atendimento dos consumidores, depende de uma comunicação efetiva. Somente com o entendimento dos valores da empresa os seus funcionários conseguirão se articular com o plano corporativo.

É importante ter meios de comunicação internos efetivos para garantir a conexão entre emissor e receptor. Ter uma intranet é essencial para que as informações possam ser transmitidas sem intermediários e de forma segura. Os funcionários devem compactuar com os valores da empresa, sentindo-se parte deles. Somente com uma comunicação que os tornem participativos isso será possível.

5. Capacidade de adaptação

O fato de uma empresa ser consistente não significa que ela não pode mudar seus planos em nenhum momento. Companhias que não se adaptam a uma nova realidade acabam perdendo espaço. Padrão de qualidade nada tem a ver como não realizar melhorias ou mudanças.

Mudanças tecnológicas ou de mercado podem obrigar as marcas a se reinventarem. Nesse caso, não há outra escolha a não ser se adaptar às novas necessidades. O ponto crucial está sem saber quando é realmente necessário fazer adaptações e como realizá-las sem perder a identidade.

Para que fique mais claro, não há problema em mudar ações ou processos quando necessário. O que não pode é mudar os valores e as motivações por trás das ações. A empresa será consistente se tiver uma imagem sólida diante dos consumidores.

A consistência é essencial para que uma empresa fidelize os seus consumidores! Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: Por garagestock

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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