Qual é a importância de ter foco no presente?

Ter foco no presente é a garantia de que você irá aproveitar ao máximo cada momento de sua vida.

Você provavelmente já deve ter ouvido sobre a importância de ter foco no presente, mas será que sabe qual é a razão para isso? Saber o motivo para realizar uma mudança em seu comportamento e modo de levar a vida é fundamental para que se mantenha motivado ao longo do processo. Se deseja começar a desfrutar do agora na essência, continue acompanhando para entender melhor o quanto isso pode ser transformador.

Entenda a importância de ter foco no presente

Tolstói, famoso escritor russo, apresentou em um de seus contos, intitulado “As três perguntas”, um pensamento que pode ser resumido através da seguinte frase: Não existe um momento mais importante do que o agora, porque é o único momento em que temos poder. Essa citação dá a resposta para a pergunta que abriu este artigo, pois ter foco no presente é importante exatamente porque é no presente que temos como agir e transformar as coisas.

O passado não pode mais ser alterado, o futuro ainda não aconteceu, não temos como viajar até lá para realizar algo, é no presente que está nosso poder de transformação. Inclusive, as atitudes que temos hoje irão se refletir em nosso futuro e nos ajudar a construí-lo. Por isso, evite se prender ao passado, utilize as experiências vividas para aprender as lições que forem necessárias para aplicar aqui e agora. Da mesma maneira, tenha calma em relação ao futuro, viva o presente, dê o seu melhor e estará construindo um amanhã melhor.

Confira 7 motivos que vão te mostrar a importância de viver no presente

7 Motivos para ter o foco no presente

Para entender a importância de ter o foco no presente na prática, veja quais são os principais motivos para se concentrar no agora, sem se deixar levar por pensamentos de lamentação ligados ao passado ou de preocupação em relação ao futuro.

1 – Aprimoramento das habilidades sociais

Existem pessoas que costumam se sentir inseguras perto de outras que não conhecem, assim, muitos pensamentos intrusivos surgem, comprometendo suas habilidades sociais. Ao manter o foco no presente, essa insegurança ficará para trás, porque a sua mente estará voltada completamente para a experiência que estiver sendo vivida, sem auto julgamentos.

2 – Pensamento criativo

A criatividade tem sido cada vez mais valorizada e um dos segredos para estimulá-la é se concentrar totalmente no que está fazendo, sem se deixar levar por pensamentos em relação ao passado ou ao futuro. Assim, as ideias tendem a fluir e criar soluções com maior facilidade.

3 – Apreciação do mundo ao seu redor

Você sabe descrever exatamente como é a sua casa, seu local de trabalho ou a rua em que mora? Saiba que muitos detalhes costumam passar despercebidos exatamente por conta da falta de foco no presente. Se concentrar no agora permitirá que aprecie e valorize cada espaço por onde passar.

4 – Liberação do estresse

Sabe quando você termina um dia de trabalho, mas continua pensando em problemas que aconteceram ao longo do expediente até a hora de dormir? Com o foco no presente esse estresse é facilmente liberado, ao se concentrar no agora, irá experimentar uma agradável sensação de paz e quietude interior.

5 – Menos preocupação

Se você é do tipo de pessoa que está o tempo todo se preocupando com o que irá acontecer ou se culpando pelo que já aconteceu, se sentirá muito mais calmo ao começar a viver o momento presente. Isso te proporcionará mais leveza e tranquilidade.

6 – Abertura para conhecer coisas novas

As crenças limitantes são formadas através de experiências vividas, comentários de terceiros e outros meios. Como o próprio nome diz, elas limitam o indivíduo e o impedem de conhecer coisas novas, se desenvolver. Por meio do foco no presente, essas crenças perdem seu poder, tornando-se possível explorar o novo sem julgamentos.

7 – Oportunidade para expressar gratidão

Ser grato pelas coisas boas que lhe cercam, desde as mais simples até as mais significativas, é essencial para uma vida feliz. Quando você direciona sua atenção ao presente consegue identificar motivos para expressar sua gratidão com muito mais facilidade.

“A capacidade de estar no momento presente é um componente importante do bem-estar mental.” – Abraham Maslow, psicólogo criador da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

10 Dicas para aprender a ter foco no presente e viver o agora

Para ter foco no presente, basta se concentrar no que está vivendo em cada momento. De certa forma, é algo simples de ser feito, entretanto, pode se mostrar um tanto quanto desafiador se você tem a tendência de desviar seus pensamentos para o passado ou futuro. Sendo assim, existem algumas estratégias que pode colocar em prática para facilitar o processo e treinar a sua mente, acompanhe.

1 – Aprecie plenamente cada instante vivido

A primeira atitude que você precisa tomar para começar a ter foco no presente é realmente apreciar cada instante vivido. No início, é natural que sua mente fique indo e voltando, o importante é não desistir e trazê-la de volta logo que perceber. Com o tempo, isso se tornará mais simples.

2 – Perdoe e se liberte das mágoas do passado

Guardar mágoas é o mesmo que se manter preso ao passado através de correntes. Por essa razão, o perdão é um passo fundamental para começar a manter o foco no presente. Você não precisa aceitar em sua vida alguém lhe fez mal, basta se libertar das mágoas e seguir em frente.

3 – Planeje o futuro, mas se concentre no que está ao seu alcance fazer agora

Manter o foco no presente não significa ser inconsequente e ignorar o futuro. Você pode, e deve, fazer planos, com a diferença que irá se concentrar no que está ao seu alcance fazer agora em vez de deixar que a mente se encha de preocupações que não te levarão a lugar algum.

4 – Use seus sentidos para se conectar ao agora

Visão, audição, tato, olfato e paladar, os cinco sentidos podem te ajudar a manter o foco no presente, desfrute do potencial deles. Sempre que sentir a sua mente inquieta, pare, respire e coloque os seus sentidos para funcionar, observe cada detalhe do ambiente em que está, escute os ruídos ou vozes, toque objetos e superfícies, sinta os aromas e, caso esteja fazendo uma refeição, saboreie cada pedaço.

5 – Descreva o momento presente para si mesmo

Outra estratégia simples e altamente eficaz de conexão com o agora é descrever o momento presente para si mesmo, se possível em voz alta. Exemplo: agora estou em meu computador ou com o smartphone nas mãos lendo um artigo no site do IBC. Faça isso quando estiver escovando os dentes, preparando-se para dormir, trabalhando ou realizando qualquer outra atividade.

6 – Celebre as pequenas alegrias

Quando você faz uma pausa para celebrar algo, mesmo que seja uma pequena alegria, está automaticamente se conectando ao presente. Uma nova temporada da sua série preferida vai estrear, o dia de trabalho acabou e vai poder relaxar, vai saborear o seu prato preferido no jantar? Comemore! Desfrute da sensação de alegria por essas pequenas coisas.

7 – Realize práticas de atenção plena

Existem práticas que promovem a atenção plena, como ioga, meditação e os exercícios de mindfulness. Incluí-las em sua rotina é uma forma de se familiarizar ainda mais com esse hábito de se concentrar no agora. Separe alguns minutos do dia para fazer isso, pois essas atividades trazem cada vez mais benefícios através da constância.

8 – Ouça as pessoas sem planejar o que vai dizer

Ouvir o outro com atenção é muito mais do que permanecer em silêncio enquanto ele fala, envolve direcionar toda a sua atenção ao ouvir, sem usar esse tempo para formular o que irá dizer em seguida. Comece a escutar as pessoas de verdade, inteiramente, isso te ajudará a acostumar a se concentrar no agora, além de fortalecer as habilidades sociais e os vínculos com amigos e familiares.

9 – Observe seus sentimentos e emoções

Se você é do tipo que não se questiona sobre o que sente ou está do outro lado do extremo e se julga constantemente, experimente seguir o caminho do meio, o do equilíbrio, e apenas se observar. Não se culpe por estar triste ou com raiva, se observe para entender o motivo que o deixou assim. Ao fazer isso, irá se conhecer cada vez mais e aprender a gerenciar seus sentimentos, em vez de entrar no piloto automático e permitir que ele te gerenciem.

10 – Elimine as distrações

Por último, é importante que observe o que costuma tirar o seu foco do momento presente. O celular é o campeão da atualidade, é bem provável que já tenha visto ou vivido aquela cena em que duas ou mais pessoas estão reunidas, mas nenhuma está desfrutando da presença da outra, já que estão todas olhando para suas telas. Dessa maneira, procure refletir sobre o tempo que passa conectado e identifique, também, outros elementos que roubem sua atenção do agora.

Com essas dicas você poderá começar essa transformação em sua vida e aprender a valorizar cada instante. Se gostou, aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais!

Fontes:

www.positivityblog.com/stay-present/

www.theblissfulmind.com/tips-for-being-present/

www.becomingminimalist.com/10-tips-to-start-living-in-the-present/

www.positivityblog.com/7-awesome-reasons-to-be-present-and-how-to-do-it/

 

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010