A teoria da administração por objetivos

Administração por Objetivo

A Administração por Objetivos visa unir as expectativas da organização às dos colaboradores.

 

Com o passar do tempo viu-se a necessidade de criar teorias, que dessem às empresas a oportunidade de implementar melhorias em seus processos, de entregar cada dia mais qualidade a seus clientes, e, assim, se destacarem no mercado em que atuam.

Muitas destas teorias ajudaram a continuam ajudando muitos negócios a manterem-se competitivos em todos os sentidos que citei acima e em muitos outros, possibilitando a empresários e empreendedores alcançarem o sucesso tão almejado, independentemente do porte de suas empresas ou segmento.

Convido você a me acompanhar na leitura de hoje e conhecer uma destas teorias, que teve e continua tendo bastante importância no processo de gestão de empresas. Estou falando da Administração por Objetivos.

Acompanhe-me e confira:

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O que é a Teoria da Administração por Objetivos

A Administração por Objetivos, ou simplesmente APO, é um método que proporciona uma gestão mais detalhada às empresas, com destaque ao planejamento, controle e foco em objetivos. Baseada nas práticas administrativas de Alfred Sloan, durante a década de 1920, a teoria foi desenvolvida por Peter Drucker e publicada no livro “The Practice of Management” em 1954.

Quando se fala em Administração por Objetivos, está-se referindo a uma teoria que tem como principal foco fazer um alinhamento entre os objetivos da empresa e os propósitos de seus colaboradores. Para isso, Peter Drucker acreditava que era necessário que houvesse o envolvimento de todos na definição dos objetivos maiores e que satisfizessem, tanto a organização, quanto os trabalhadores que dela fizessem parte.

Assim, de acordo com a teoria, são definidas metas organizacionais e, a partir delas, avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, de forma individual, através de seu envolvimento e motivação na execução de suas demandas e atividades.

Além destas características, a APO também tem como um de seus preceitos a melhoria do relacionamento entre líderes e liderados, otimizando a sua comunicação e fazendo com que seja desenvolvido um processo cada vez mais participativo, ou seja, em que todos se envolvam, de forma conjunta, no planejamento das ações, e, com isso, descentralizando a elaboração de estratégias, as tomadas de decisões e a definição das prioridades gerais.

Principais características da APO

Para que você compreenda de forma mais aprofundada esta teoria, seguem algumas de suas principais características:

  • Foco nos planejamento, direção e controle, determinando objetivos e metas que se pretende alcançar;
  • Definição de metas e objetivos de forma conjunta, ou seja, entre líderes e liderados;
  • Definição de metas e objetivos em conjunto para os departamentos e cargos da empresa;
  • Interligação entre os objetivos de cada departamento;
  • Determinação de planos táticos e operacionais, com foco na mensuração e no controle;
  • Acompanhamento, avaliação, revisão e reciclagem dos planos de forma contínua;
  • Elaboração de estratégias de motivação dos colaboradores que fazem parte da empresa;
  • Participação atuante de líderes, gestores, empresários e empreendedores;
  • Apoio mútuo de todos no período inicial de implementação;
  • Treinamento, reciclagem, qualificação e preparação dos colaboradores;
  • Reciclagem dos processos e projetos organizacionais;

A gestão empresarial antes e depois da Administração por Objetivos

Processo participativo por excelência, a APO surgiu como alternativa ao tradicional método hierárquico. Neste último sistema, a definição dos objetivos é centralizada no gestor e não conta com a participação dos subordinados. O novo método estabelece a cooperação de todos como pilar essencial para o alcance dos resultados desejados.  Dessa forma, a contribuição de todo os colaboradores se complementam para alcançar os objetivos do departamento que, alinhados aos dos demais setores, seguiam na direção dos propósitos da empresa.

A Administração por Objetivos foi muito utilizada ao longo dos anos 1960 e 1970. Suas principais contribuições estão ligadas à melhoria do controle da informação, dos padrões de desempenho e à condução da estrutura organizacional de forma mais dinâmica. Além disso, especifica as responsabilidades dos gestores, de modo a contribuir para melhoria do planejamento e uma avaliação mais objetiva da empresa em si.

Por outro lado, a aplicação da Administração por Objetivos também revelou imperfeições, tais como: falta de envolvimento da alta diretoria, substituição da qualidade das ações pela quantidade de atividades dos colaboradores, falta de consideração pelas divergências entre objetivos pessoais e organizacionais, falta de abordagem de atividades realizadas em equipe, avaliação de números como objetivos e difícil comparação entre padrões de desempenho de funcionários de diferentes áreas.

Após a APO, outras teorias foram desenvolvidas, na tentativa de solucionar esses problemas. Tanto que, hoje em dia, ela já não é tão utilizada como antigamente, apesar de muitos de seus preceitos ainda estarem presentes nas empresas. A grande contribuição da teoria para a administração científica foi conceber a definição de objetivos como um processo participativo e interligado às outras áreas, e que também proporciona bons resultados às pessoas e às organizações.

Benefícios da Administração por Objetivos

A aplicação da Administração por Objetivos no contexto atual é considerada inadequada por muitos especialistas, já que o mercado está muito competitivo e marcado por rápidas mudanças tecnológicas. Mesmo assim, apresenta diversas vantagens.

Entre elas, está o acompanhamento das atividades, permitindo correções e adequações imediatas. Isso proporciona aos funcionários uma constante reciclagem de conhecimentos, alcançando melhores desempenhos. Da mesma forma, proporciona melhorias constantes dos processos organizacionais e gera maior interatividade entre líderes e liderados.

Quando bem executada, a APO aumenta a motivação dos colaboradores, ajuda na divulgação e entendimento dos objetivos da empresa e melhora o seu planejamento, fornecendo uma avaliação mais precisa. Para o método ser bem-sucedido, é necessário que as metas sejam estabelecidas considerando as expectativas da organização e as dos colaboradores.

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Coaching Corporativo para o sucesso dos negócios   

Ao longo do texto tivemos a oportunidade de conhecer uma teoria, que entre outras características, nos mostrou algo que acredito ainda ser bastante importante para que uma empresa tenha sucesso, que é o alinhamento entre os objetivos organizacionais aos de seus colaboradores. Além disso, ela prega a necessidade de que haja também a participação e colaboração de todos, para que assim os objetivos definidos em conjuntos sejam alcançados.

Acredito verdadeiramente que tudo isso ainda se aplica no contexto das empresas atuais, por mais que seus processos tenham de ser cada vez mais acelerados. Assim, como forma de solucionar este impasse, vejo que a implementação de técnicas e ferramentas de Coaching no ambiente corporativo pode trazer diversos benefícios, não só à empresa, mas também aos colaboradores que dela fazem parte.

Digo isso, pois estou falando de uma metodologia de aceleração de resultados, que visa, justamente, compreender o cenário empresarial como um todo, para que assim possa implementar as melhorias necessárias, bem como focar na performance e desenvolvimento da equipe, tornando-a cada vez mais participativa e motivada, no sentido de fazer sempre o seu melhor para contribuir com o alcance das metas e objetivos, individuais e coletivos.

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O que você achou deste artigo, Ser de Luz? Gostou? Já conhecia esta teoria? Deixe o seu comentário e lembre-se de continuar nos acompanhando, pois diariamente trazemos conteúdos poderosos, para aumentar a sua performance pessoal, profissional e empresarial.

 

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