10 Ações para praticar a Gratidão

Grupo de pessoas agradecidas e sorridentes

Veja como praticar a gratidão no dia a dia.

Quando uma pessoa nos faz um favor, nos sentimos gratos e agradecemos, certo? E em relação às coisas boas da vida de maneira geral, que acontecem através das suas ações, de terceiros ou do destino, você também costuma agradecer? Saiba que praticar a gratidão é um hábito poderoso, capaz de transformar a forma com a qual enxerga a sua realidade.

Quando a gratidão se faz presente em nossas vidas, tudo ganha um significado especial. Ações simples, como fazer uma refeição em família ou poder descansar após o trabalho, se tornam significativas e nos fazem experimentar uma agradável satisfação.

Quer saber como praticar a gratidão no seu dia a dia? Continue a leitura e confira dez ações para fazer isso!

[php_everywhere instance=”2″]

Como praticar a gratidão no dia a dia?

A gratidão pode ser praticada através de ações simples do dia a dia, e é exatamente aí que está o seu poder. Veja dez ações para se inspirar e se sentir grato todos os dias.

1. Manter um diário da gratidão

A primeira sugestão é tão simples quanto poderosa, envolve utilizar um caderno ou um aplicativo de bloco de notas do smartphone para registrar, todos os dias, motivos pelos quais se sente grato. Essa atividade irá realizar uma grande mudança na forma com a qual enxerga a sua vida.

Ao final de cada dia, registre de um a três motivos pelos quais sentiu gratidão, pode ser qualquer coisa que faça sentido para você. Assim, além de ter esse momento de satisfação, poderá recorrer às anotações quando se sentir desanimado, precisando de motivação.

2. Fazer elogios com frequência

Nós temos a tendência natural de nos expressarmos quando estamos nos sentindo incomodados, o que se aplica tanto a divergências com pessoas próximas quanto a atendimentos ruins em estabelecimentos. Inclusive, com as redes sociais, as reclamações podem ter um alcance maior, o que estimula muitos consumidores a utilizá-las para isso.

Mas, e os elogios? Você tem o hábito de fazer a mesma coisa para expressar sua satisfação com pessoas e empresas? Saiba que, fazendo isso, está praticando a gratidão e promovendo um bem para aqueles que receberem suas palavras elogiosas. Portanto, assim como reclama, lembre-se de fazer elogios e demonstrar o quanto se sente grato.

3. Demonstrar carinho pelas pessoas queridas

Com a intimidade e a correria do dia a dia, é comum nos esquecermos de demonstrar nosso carinho pelas pessoas queridas, como é o caso dos nossos amigos e familiares. Que tal resgatar isso de mostrar o quanto é grato por tê-las em sua vida?

Isso pode ser feito de diferentes maneiras, como através de palavras, gestos carinhosos, presentes significativos e o que mais fizer sentido dentro de cada relacionamento. Gestos assim fortalecem os laços e proporcionam momentos de felicidade para aqueles que amamos.

4. Valorizar tudo o que possui

Você acha que tem dado o devido valor a tudo o que possui? Quando falamos tudo, nos referimos a realmente todos os elementos que compõem a sua realidade, como pessoas, bens, oportunidades, sentimentos, qualidades.

Para valorizar tudo isso é necessário sempre se lembrar do quanto essas coisas são importantes enquanto as realiza. Por exemplo, quando está indo para o trabalho, tendo um momento em família, cuidando da sua casa etc.

5. Criar um mural da gratidão

O ser humano é um ser visual e uma forma de aproveitar essa característica para praticar a gratidão é através da criação de um mural da gratidão. Escolha um lugar na parede da sua casa ou escritório para criar esse mural e cole sobre ele figuras que te remetam a coisas pelas quais se sente grato. Inclua fotos de pessoas especiais e o que mais desejar.

6. Desfrutar de cada momento em plenitude

Muitas vezes, deixamos de nos sentir gratos porque não vivemos os momentos ao máximo. Quando você fica ao celular em vez de desfrutar de um momento agradável com entes queridos, por exemplo, acaba não experimentando a gratidão.

Por essa razão, lembre-se sempre de se conectar ao presente, trazendo de volta a sua atenção quando ela for para longe. E não se julgue quando falhar, simplesmente volte ao ponto em que parou e continue.

7. Compartilhar palavras positivas

Quando você conversa com outras pessoas, acha que compartilha mais palavras positivas ou negativas? Fazer essa reflexão permitirá que identifique se está passando adiante ideias que agregam ou desestimulam. Se chegar à conclusão de que se encaixa no segundo caso, acalme-se, sempre é tempo de mudar de atitude e adotar uma postura positiva.

8. Sorrir para as pessoas

Um sorriso é um gesto poderoso que demonstra, entre outras coisas, gratidão às pessoas que o recebem. Você tem o hábito de sorrir ou possui uma feição mais séria? Saiba que dá para começar a compartilhar sorrisos sem mudar o seu jeito de ser.

Experimente sorrir mais e veja o quanto a forma com a qual os outros irão interagir contigo irá mudar. Isso acontece porque o sorriso ilumina o ambiente e transmite bons sentimentos, gerando simpatia e conexão.

9. Realizar pequenos atos de gentileza

Pequenos atos de gentileza podem trazer grandes benefícios para os relacionamentos com pessoas próximas, colegas de trabalho, vizinhos e a sociedade. Sempre que tiver a oportunidade de ser gentil com alguém, faça isso!

Ajude uma pessoa com uma sacola pesada, alimente o animal de estimação do vizinho que viajou, ofereça uma carona para um colega de trabalho em um dia chuvoso, compartilhe uma fatia de bolo com um amigo. São muitas as maneiras de ser gentil e espalhar carinho por aí.

10. Ser voluntário em uma ação social

Mais uma forma de praticar a gratidão e fazer o bem é se tornar voluntário em uma ação social. Existem iniciativas desse tipo espalhadas por todas as cidades brasileiras e direcionadas para as mais diferentes causas, como: crianças carentes, asilos para idosos, pessoas em situação de rua, animais abandonados etc. Torne-se parte de uma causa que te toque e compartilhe seu tempo e habilidades com quem precisa.

Você já realiza alguma dessas ações para praticar a gratidão? Se ainda não, qual delas irá praticar primeiro? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a ideia adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010