7 Dicas para aprender a se dedicar mais

Palavra Dedicar em uma fileira de blocos de madeira.

Confira uma lista incrível com 7 dicas de como aplicar a dedicação em tudo que você fizer.

Uma coisa é fato, para alcançar objetivos é preciso se dedicar. Afinal, sem esforço não é possível chegar a lugares novos, aprender, se desenvolver e ir além. Se você quer aprender a se dedicar mais, vai gostar das dicas que iremos compartilhar. São ações que devem ser aplicadas no seu dia a dia para fortalecer sua disciplina e motivação.

Continue lendo para saber mais e iniciar uma transformação na sua forma de lidar com os seus sonhos e metas. Vamos lá?

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A dedicação é a chave do sucesso

Você já viu uma pessoa realizar algo grandioso sem ter se esforçado? Ainda na infância nos deparamos com uma série de situações em que o esforço é fundamental. Aprender a dar os primeiros passos, andar de bicicleta, ler e escrever, são muitos os desafios para os quais nos dedicamos de forma quase que instintiva.

Conforme o tempo passa, a vida começa a exigir cada vez mais de nós. Boas notas, aprovação em processos seletivos, cursos, desenvolvimento de habilidades, a conquista de um trabalho. Está em nossas mãos a decisão de realizar todas essas etapas de forma mediana ou extraordinária. E o que separa uma realidade da outra é a nossa dedicação.

A dedicação é o que nos move, transforma as nossas vidas e nos impede de viver sem propósito. Quando você se dedica, se direciona para os caminhos que deseja trilhar, com intencionalidade, persistência e vontade.

Como aprender a se dedicar mais? Confira as dicas!

Se você quer aprender a se dedicar mais, faça isso! De nada adianta reclamar que não nasceu uma pessoa dedicada, porque é totalmente possível desenvolver esse comportamento. Veja as dicas a seguir e saiba como aplicar a dedicação em tudo o que fizer.

1. Saiba o que você gosta

Em primeiro lugar, é preciso se conhecer para saber sobre suas aptidões e o que gosta de fazer. Embora a vida não seja feita apenas de prazer, ter esse conhecimento permitirá que direcione suas escolhas de forma mais inteligente.

Se o objetivo é, por exemplo, ter uma vida mais saudável, se forçar a comer alimentos e praticar esportes que não gosta não será uma boa ideia. Afinal, a falta de afinidade pode tornar a mudança insustentável com o passar do tempo.

Entretanto, se fizer escolhas voltadas para alimentos e atividades que já gosta, as chances de manter esses hábitos serão muito maiores. Portanto, se quer aprender a se dedicar mais, procure se conhecer para fazer boas escolhas.

2. Cerque-se de pessoas dedicadas

Nós estamos o tempo todo influenciando e sendo influenciados pelas pessoas com as quais convivemos. Nesse sentido, se a ideia é ser mais dedicado, cerque-se de indivíduos que tenham a dedicação como uma marca.

Se o seu objetivo é ser aprovado em um concurso, qual tipo de amigo acha que vai te inspirar positivamente: aqueles que não levam nada a sério ou os que sabem o que querem e se dedicam?

Conviva com pessoas que você gostaria de ser e se inspire nelas. Mas, claro, sempre considerando que cada indivíduo é único e tem a sua própria trajetória. Assim, irá de fato se inspirar e se motivar a chegar lá e não se comparar e se inferiorizar.

3. Aprenda a diferenciar satisfação de prazer

Muitas pessoas confundem os conceitos de satisfação e prazer. Embora tenham certa semelhança, a forma de chegar até eles é bastante diferente. O prazer é algo momentâneo, que vem e vai rapidamente, enquanto a satisfação precisa de dedicação.

Quando você deixa de cumprir suas tarefas para assistir a um filme, irá experimentar o prazer momentâneo de ceder a um desejo. Por outro lado, se for firme e realizar as tarefas primeiro, ao encerrá-las sentirá a satisfação de ter cumprido o seu dever. Então, poderá assistir ao filme como forma de se recompensar.

Entender a diferença entre satisfação e prazer irá virar uma chave na sua mente. Afinal de contas, terá mais motivação para realizar atividades que não parecem muito atrativas por saber que, ao final, a recompensa virá.

4. Seja uma pessoa curiosa

Você é uma pessoa interessada, que sempre busca mais informações sobre as coisas, ou que se contenta com dados superficiais? Saiba que dedicação tem total relação com interesse, com querer saber mais e se informar para aplicar esse conhecimento ao que for realizar.

Se não tem o hábito de fazer perguntas ou pesquisas, comece. Quanto mais alimentar o seu interesse, mais ele irá se fortalecer. Além dos benefícios para você e sua forma de lidar com suas atividades, é uma atitude bastante valorizada pelas empresas.

5. Aprecie o processo

Se costuma apenas se motivar para realizar coisas que trarão resultados imediatos e tem dificuldade de se dedicar mais profundamente a objetivos que requerem mais esforço, saiba que o segredo está em apreciar o processo.

Se aprender a encontrar satisfação ao longo da jornada, não dependerá da chegada ao destino para se sentir feliz. Então, tudo o que fizer terá seu significado, as coisas simples terão mais valor e saberá reconhecer seu potencial.

6. Comemore os bons resultados

Sempre que alcançar um bom resultado em algo que fizer, seja uma ação simples ou grandiosa, comemore! Reconheça que fez um bom trabalho e que tem capacidade para ir além. Se alguém lhe fizer um elogio, aceite, não fique falando coisas que te diminuam. Trate a si mesmo com a mesma consideração com a qual trata seus amigos mais queridos.

7. Aprenda com as falhas

Por fim, é preciso ter em mente que se tornar uma pessoa dedicada envolve uma longa caminhada, que será marcada por erros e acertos. Dessa forma, lembre-se de comemorar os acertos, como mencionamos no tópico anterior, e de aprender com os erros, porque eles podem ensinar grandes lições.

Acredite, ninguém nasce sendo uma pessoa dedicada, isso é aprendido com o passar do tempo. Então, não se contente em ser alguém que realiza suas atividades de forma mediana. Tenha o desejo de ir além e de alcançar resultados cada vez melhores, é assim que o desenvolvimento irá acontecer.

Está pronto para colocar as nossas dicas em prática e aprender a se dedicar mais? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com pessoas que também tenham esse objetivo! 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds