É possível se tornar inteligente? 10 Dicas para desenvolver-se

pessoa apontando para imagem digital de um cérebro

É possível desenvolver a nossa inteligência? Confira 10 dicas que vão te ajudar nesse processo.

Existem pessoas que carregam consigo a crença de que, para ser inteligente, é preciso nascer assim. Com isso, acham que não é possível se tornar inteligente, o que não é verdade. Embora o conceito de inteligência seja um tanto quanto amplo, especialistas afirmam que é possível treinar o cérebro e desenvolvê-lo.

Siga a leitura para entender melhor como é possível se tornar inteligente, além de dicas poderosas para treinar o seu cérebro e elevá-lo ao seu potencial máximo!

[php_everywhere instance=”2″]

Saiba o que a ciência diz sobre o desenvolvimento da inteligência

Você provavelmente já percebeu ao longo de sua vida que tende a ficar melhor em determinada habilidade com o treino. Até mesmo uma criança, se for treinada, consegue dizer nomes de países e suas capitais. Do mesmo modo, uma pessoa que pesquisa e estuda determinado temas ou assuntos diversos, ficará “inteligente” em relação a eles.

Mas, em se tratando de desenvolvimento cognitivo, pesquisas mostraram que atividades aeróbicas são extremamente benéficas. Nesse sentido, ter hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, uma boa alimentação e higiene do sono, também são muito importantes para uma pessoa desenvolver sua inteligência.

Perceba que tudo o que foi citado até aqui tem relação com uma visão positiva sobre a vida. Pessoas que têm interesse em aprender sobre temas diversos e levam uma vida equilibrada conseguem desenvolver a capacidade de seus cérebros. É por isso que afirmamos que a saúde é a base de tudo, pois realmente é, corpo e mente precisam estar bem para que todo o restante se desenvolva.

Se você tem dúvidas sobre determinados assuntos ou disciplinas acadêmicas, saiba que é tudo uma questão de treino. Claro que existem pessoas que realmente possuem certos tipos de dificuldade, como é o caso das que são portadoras de dislexia, por exemplo. Mas, no geral, qualquer pessoa pode aprender sobre qualquer assunto que se dispor a ler, pesquisar e entender.

10 Dicas para se tornar mais inteligente

Agora que você já sabe que é possível desenvolver sua inteligência, confira dicas de hábitos que poderão te ajudar nessa tarefa. Lembrando que, aqui, estamos considerando inteligência como a capacidade de raciocinar sobre diversos temas, ter pensamento crítico e habilidades diversas.

1. Adote hábitos saudáveis

Como já mencionado anteriormente, existem certos hábitos que são comprovadamente benéficos para o desenvolvimento cognitivo. Sendo assim, se deseja se tornar uma pessoa mais inteligente, antes de pensar em fazer cursos e ler livros, cuide da base. Seu corpo e a sua mente precisam estar bem para que consiga se dedicar a todo o restante.

Alguns hábitos imprescindíveis são: alimentar-se bem, manter-se hidratado, praticar atividades físicas regularmente, dormir o suficiente e ter uma postura positiva perante a vida. Assim, todos os outros passos serão colocados em prática de forma muito mais leve e natural.

2. Faça da leitura parte da sua rotina

Ler é uma atividade muito importante e que tem múltiplos benefícios. Enquanto você lê, além de absorver o conteúdo em si, está estimulando seu cérebro. A leitura tem esse poder de estimular o sistema cognitivo. Portanto, se ainda não tem esse hábito, apenas comece, com cerca de dez minutos de leitura todos os dias, logo isso se tornará parte da sua rotina.

3. Revise as informações que aprender

Para aprender de fato um conteúdo, não basta ler sobre ele uma única vez, é preciso rever as informações. É por isso que os alunos costumam estudar para provas, porque o cérebro precisa desse reforço para fixar o conhecimento. Se desejar, utilize canetas marca texto para grifar trechos de livros ou anote as principais informações.

4. Cerque-se de pessoas inteligentes

Dizem que somos a média das cinco pessoas com as quais mais convivemos, se isso é verdade não sabemos, mas é fato que as nossas companhias acabam nos influenciando. Sendo assim, procure estar perto de pessoas inteligentes que compartilhem conhecimento contigo. Assim, poderá aprender e se inspirar através da motivação delas.

5. Aprenda um novo idioma

Para aprender um novo idioma é preciso ativar diversas áreas do cérebro, afinal, se trata de uma tarefa bastante desafiadora. O benefício disso é que, quanto mais seu cérebro se esforça, mais forte ele se torna. Isso sem contar que dominar outra língua é muito importante para a carreira profissional, então, é como unir o útil ao útil (e agradável).

6. Divirta-se com jogos de raciocínio

É possível se divertir enquanto estimula o seu cérebro e a melhor forma de fazer isso é através de jogos de raciocínio. Quanto mais desafiador for o jogo, mais estará forçando e exercitando o seu cérebro. Sudoku, palavras cruzadas, xadrez e mais uma infinidade de opções permitirão que tenha momentos agradáveis e proveitosos do ponto de vista do desenvolvimento da inteligência.

7. Assista palestras sobre temas diversos

Além da leitura, assistir palestras é mais uma forma de adquirir conhecimento sobre temas diversos. Hoje, com as facilidades que a internet nos oferece, é possível assistir os maiores especialistas do mundo sem sair de casa. Desfrute dessa vantagem e assista palestras do TED Talks, muitos dos temas abordados irão te surpreender!

8. Seja uma pessoa curiosa e interessada

Ser curioso é muito bom quando a intenção é desenvolver inteligência. Quanto mais curiosa uma pessoa é, mais ela irá se interessar em buscar informações sobre as coisas. Embora essa seja uma característica natural para muitos, você pode desenvolvê-la ao longo do tempo de modo intencional.

9. Abra sua mente e evite ficar apenas na sua bolha

Hoje, com as redes sociais, é fácil entrar numa bolha e ficar rodeado apenas por pessoas que pensam como você. Contudo, se deseja desenvolver sua inteligência, precisa expandir seus horizontes. Por isso, abra a sua mente, converse com pessoas que tenham opiniões diferentes. Mesmo que não mude de ideia, estará se permitindo conhecer outras visões e, assim, enriquecer as suas.

10. Tenha a consciência de que sempre há algo novo a aprender

Por fim, lembre-se sempre de que ninguém nunca se torna tão inteligente que não tenha mais nada a aprender. O mundo nos oferece temas infinitos para pesquisarmos, aprendemos e, assim, expandir as nossas ideias. Mantenha sua humildade intelectual e siga em frente!

E então, está pronto para começar hoje mesmo a desenvolver sua inteligência? Como pode ver ao longo do artigo, é nas atitudes mais simples que poderá alcançar seu objetivo.

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Se sim, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por Alexander Supertramp

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010