O que atrapalha seu desenvolvimento pessoal e profissional?

Homem subindo uma escada

Veja como eliminar as barreiras que atrapalham seu desenvolvimento.

Você sabe o que atrapalha seu desenvolvimento pessoal e profissional? Refletir sobre isso é importante porque, muitas vezes, não nos damos conta de que certos comportamentos que temos são sabotadores.

Se você estiver se sentindo como se não saísse do lugar em seus projetos, antes de buscar culpados, procure fazer uma autocrítica. Lembrando que se trata de uma análise acompanhada da observação das próprias atitudes e não de desperdiçar tempo se culpando e se julgando.

Acredite, é através da aceitação de uma realidade que irá se motivar para mudá-la e seguir pelos caminhos que fazem sentido dentro do que deseja para si. Siga a leitura para saber sobre os principais vilões que podem estar atrapalhando seu desenvolvimento.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

7 Vilões que atrapalham o desenvolvimento pessoal e profissional

Se você deseja se desenvolver e transformar os seus sonhos em realidade, deve evitar os comportamentos que iremos apresentar a seguir.

1. Má gestão do tempo

Uma gestão do tempo ineficaz pode atrapalhar seu desenvolvimento de modo significativo. Um indivíduo que alega estar com falta de tempo, na grande maioria dos casos, enfrenta uma falta de priorização.

Existe uma citação que diz que quando tudo é importante, nada é importante. Nesse sentido, é preciso que saiba exatamente o que é realmente importante para você. Então, a partir daí, conseguirá fazer escolhas mais conscientes sobre como usar seu tempo.

Uma dica que pode ajudar na organização do seu tempo é utilizar uma agenda ou mesmo uma planilha de atividades diárias. Separe todas as tarefas que realiza rotineiramente por ordem de prioridade: importantes, urgentes e circunstanciais. Assim, ficará mais fácil identificar o que fazer primeiro, além de evitar deixar tudo para a última hora.

Lembre-se sempre de que o tempo é algo extremamente precioso e fazer bom uso dele é fundamental para equilibrar carreira e vida pessoal.

2. Desmotivação

Outro grande limitador de desenvolvimento é a desmotivação, que pode estar ligada a inúmeros fatores, como estresse, cansaço, falta de reconhecimento, improdutividade, rotina desgastante, entre outros. Como as causas variam, é necessário se observar para entender de onde o desânimo está vindo.

É importante lembrar que a motivação é uma decisão pessoal, deve partir de cada um de nós. Para acabar de vez com a desmotivação é importante que tenha objetivos e que não desanime no primeiro desafio ou fracasso que vier. Dias bons e ruins são normais, o que não pode acontecer é se deixar abater pelo primeiro problema ou dificuldade que aparecer.

Enfrente seus desafios e encare seus problemas como uma oportunidade de crescer, aprender e evoluir a cada dia. Se não está feliz em seu trabalho, que tal procurar uma nova oportunidade? Se a rotina está desgastante, que tal aceitar novos desafios? Se o estresse bateu, que tal pegar umas férias ou mesmo separar um tempo para relaxar? Foque no positivo e acredite em seu potencial!

4. Comodismo

Esse, talvez, seja um dos principais comportamentos limitantes que as pessoas têm na carreira e na vida pessoal. O comodismo te impede de avançar, de tentar coisas novas, de crescer. Por isso, saia da sua zona de conforto e se permita pensar fora da caixa, experimentando algo novo, indo em busca de conhecimento e experiências.

Comece a aceitar novos desafios, buscar novos conhecimentos, novas maneiras de viver, trabalhar e gerir sua vida e carreira. Essas atitudes podem contribuir muito para o seu crescimento pessoal, além de estruturar ainda mais sua carreira profissional.

5. Querer agradar sempre

Mais uma atitude que pode atrapalhar seu desenvolvimento pessoal e profissional é a necessidade de querer agradar sempre. Pessoas que agem assim estão sempre focadas em fazer o que os outros desejam, esquecendo de satisfazer a si mesmas.

Se, por exemplo, um indivíduo opta por determinada carreira para agradar a sua família, poderá iniciar uma trajetória que não tem qualquer relação com seus reais desejos. Então, sem a afinidade, dificilmente se sentirá motivado para se tornar um excelente profissional.

Vale lembrar que ouvir conselhos daqueles que te amam é importante, contudo, a decisão final sobre o que diz respeito a você e sua vida, deve ser sempre sua. Você não precisa fazer sempre o que os outros desejam para que eles te amem. Seja fiel à sua essência e siga o seu caminho!

6. Não acreditar em si mesmo

Um motivo bastante comum que impede pessoas de se desenvolverem pessoal e profissionalmente é a falta de confiança no próprio potencial. Um indivíduo que se sente incapaz de alcançar determinado objetivo, provavelmente não irá realizar ao menos uma tentativa. Assim, perderá grandes oportunidades de ir além e se superar.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto acredita no seu potencial? Se respondeu menos do que 10, procure entender os motivos que estão te levando a pensar dessa forma. Relembre suas conquistas e os obstáculos que superou ao longo da vida, isso irá te ajudar a iniciar esse processo de transformação.

7. Falta de autoconhecimento

Todos os outros pontos citados podem ser resumidos através deste: a falta de autoconhecimento. Uma pessoa que não se conhece verdadeiramente, terá dúvidas sobre suas escolhas e poderá seguir por caminhos que não condizem com os seus reais desejos.

A autorreflexão é muito importante para que você se conheça, identifique as coisas que fazem sentido e que não fazem, os sonhos e as aptidões. Comece a conversar mais consigo mesmo, se questionar, refletir, mas faça isso sempre com carinho e respeito, porque esse acolhimento fará toda a diferença.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

O Coaching como aliado do desenvolvimento pessoal e profissional

O Coaching pode ser um excelente aliado para te apoiar nesse processo. Essa poderosa metodologia de desenvolvimento humano é ideal para quem busca mudanças permanentes em sua vida e carreira.

Com o auxílio de diversas ferramentas e técnicas, você aprenderá a tomar as rédeas de sua própria vida, ressignificando comportamentos negativos, bloqueios internos e conquistando todas as habilidades necessárias para alcançar todos os seus objetivos e sonhos.

Entre em contato com o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching para saber mais a respeito das formações disponíveis!

Você está pronto para eliminar as barreiras que atrapalham seu desenvolvimento pessoal e profissional? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos que também estejam em busca de transformação.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds