O que é assertividade no trabalho?

É muito comum as pessoas relacionarem assertividade com acerto, mas essa é uma pequena confusão. Na verdade, nada tem a ver com certo ou errado e sim, a maneira de expor e defender sua posição.

 

Querida pessoa, me responda uma pergunta: você se considera um profissional assertivo? Afinal, o que é assertividade no trabalho e como ela pode ser um diferencial em sua carreira? Se você se interessou pelo tema e quer saber mais, continue a leitura! 

O que é assertividade? 

Apesar da confusão a respeito do conceito de assertividade, ela nada tem a ver com estar certo ou errado. De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra é uma qualidade de que algo é assertivo. Por sua vez, a mesma fonte explica que assertivo significa que tem caráter de asserção, que declara ou afirma algo.

Basicamente, o termo trata de um tipo de postura comportamental diante das pessoas e de situações cotidianas. É a forma de se expor e de defender sua posição indo direto ao ponto sem causar constrangimento. Geralmente, essa é uma virtude de pessoas que demonstram maturidade e segurança. Você é assertivo quando é capaz de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente. Continue lendo para entender mais sobre essa virtude!

Comunicar-se de forma assertiva, além de ser mais eficaz, evita conflitos
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A assertividade no dia a dia 

Ser assertivo é ter uma postura decidida, porém sem soar egoísta ou arrogante.

Pessoas com essa característica podem ter dificuldade com vários tipos de situação tanto na vida pessoal quanto na profissional. Para se certificar de que você está sendo assertivo é interessante falar sua opinião com humildade e também abrir espaço para que outros envolvidos na situação falem. E nesse momento é essencial fazer a escuta ativa. Quem sabe você não ouve um argumento tão bom que o fará mudar de opinião?

Por exemplo, ao começar um novo projeto em equipe faça com que todos se sintam a vontade para falar. Leiam as instruções juntos, discutam e cheguem a um consenso juntos. É importante lembrar-se de que geralmente um time reúne profissionais com diversas habilidades. Nada mais justo do que aproveitar ao máximo cada uma delas. Com certeza o trabalho será mais produtivo e a entrega terá mais qualidade.

Assertividade no ambiente de trabalho

Em um cenário de incertezas ser um profissional assertivo é de extrema importância, já que ele é capaz de fazer suas escolhas com base no discernimento e no equilíbrio de interesses. Ele será capaz de construir uma comunicação interna saudável dentro de uma organização e, principalmente, sabe como evitar conflitos.

Essa característica é uma habilidade importante tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Quando você se torna uma pessoa assertiva, tem mais controle da sua própria vida. Sem contar que ainda diminui a necessidade de ter aprovação de outras pessoas sobre seus atos. Isso o torna mais autoconfiante, com a autoestima equilibrada. Aqui é importante relembrar que a essencialidade de ser assertivo não implica em faltar com o respeito ou não ouvir a opinião dos outros.

Já experimentou a sensação de conseguir tomar uma decisão e se sentir aliviado e feliz consigo mesmo? Eu lhe garanto, adotar esse comportamento é extraordinário e você ainda será capaz de construir relações eficazes e estabelecer uma atitude negociadora em situações de conflito.

Dicas para se tornar um profissional mais assertivo

Se você quer ter assertividade no trabalho, confira as dicas que separei para você e já comece a ser mais assertivo

1 – Avalie o seu comportamento

Analise se você tem sido adequadamente assertivo e se está satisfeito com a sua atuação. Questione se essas atitudes combinam como você.

2 – Reveja suas respostas

Observe a sua conduta, modo de observar, gestos, expressão facial, voz, conteúdo da mensagem e tudo aquilo que pode representar comportamentos não assertivos ou agressivos.

3 – Peça feedbacks

É muito importante saber ouvir o que os outros têm a dizer sobre seu comportamento. Procure sempre observar a força de sua atuação e trabalhe de modo positivo para aperfeiçoar os pontos de melhoria.

4 – Busque respostas alternativas

 Repense tudo que fez ou disse. Reflita se haveria outro modo que a situação poderia ter sido conduzida por você. Analise quais são os seus pontos fracos e como você poderia melhorá-los.

5 – Peça ajuda de um profissional

Converse com um coach. Como falei acima, rever os pontos fracos é muito importante para evoluir enquanto ser humano. O coaching vai ajudar justamente com esse progresso. Com exercícios e ferramentas, o método irá desenvolver ainda mais seus pontos fortes e encontrar maneiras de tornar os pontos fracos menos sabotadores.

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Ser uma pessoa assertiva permite lidar melhor com os confrontos, ter menos estresse, ser mais autoconfiante, saber agir com mais tato, melhorar sua credibilidade e lidar com mais inteligência em situações de manipulação e chantagem emocional. Além disso, entender e aceitar que essa virtude faz parte da sua personalidade contribui para o exercício de autoconhecimento. A partir do momento em que conhecemos mais de nós mesmos, somos mais capazes de sermos seres humanos melhores.

Depois de ler tudo isso acredito que é possível responder a primeira pergunta que fiz no artigo: Você se considera um profissional assertivo? Responda no comentário. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe em suas redes sociais. 

O artigo é bom, né?

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