O que é contabilidade de custo?

o que é contabilidade de custos

A contabilidade custos é um segmento da contabilidade que estuda a analisa os custos de uma empresa

A contabilidade de custo é uma parte da contabilidade geral de uma empresa, sendo mais voltada para o estudo racional dos gastos realizados. O objetivo é fazer com que os gestores conheçam os valores envolvidos na produção e oferta de um serviço ou produto, informação que é fundamental para uma gestão eficiente.

Vamos supor que você deseja produzir algo: Quanto exatamente isso vai custar? Você tem uma ideia aproximada das despesas envolvidas em seu processo produtivo? Consegue mensurar todos os pagamentos realizados pela sua empresa? A contabilidade de custo é justamente o que vai manter você sempre atualizado para responder a estas e outras perguntas relacionadas à gestão financeira de seu ou de seus negócios.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

O que significa contabilizar os custos?

Basicamente, entende-se por contabilidade de custos, o registro dos valores empregados nas empresas, para a produção do que será oferecido aos clientes, independentemente se estamos falando de produtos ou serviços.

Fazer a contabilidade de custo de uma organização, portanto, é entender onde estão e como se comportam os custos dentro dela. Assim, é necessário colocar no papel os gastos com matéria-prima, com funcionários, com fornecedores, energia, água, entre outros elementos, fundamentais para que o produto ou serviço que a sua empresa oferece ganhe o mercado e lhe traga os lucros e demais resultados que você espera.

Qual a função da contabilidade de custo?

Fazendo uma breve análise, as principais funções da contabilidade de custos são:

  • Estabelecer os custos para um determinado período;
  • Ter maior controle sobre as quantidades físicas produzidas, por meio do custo médio;
  • Estabelecer sistemas de controle de custo que permitam análises, comparações, redução ou melhoria do custo;
  • Fornecer dados de custo com relação a determinadas alternativas, a fim de que a administração possa tomar decisões quanto à escolha.

Com as informações fornecidas pela contabilidade de custo, é possível controlar melhor as despesas de produção e ajudar nas tomadas de decisões. O mais importante é que esses custos estejam sempre sob controle e sejam monitorados para que sua gestão jamais saia dos eixos.

Como fazer em minha empresa?

Esta é a pergunta que deve estar em sua mente nesse momento, caso você seja uma pessoa que ainda não utiliza a contabilidade de custos em seus negócios. A seguir, vou compartilhar com você formas eficientes para que você tenha mais ciência do que vem gastando em sua organização, bem como tenha ferramentas para precificar os produtos ou serviços que oferece no mercado. Confira:

Listando os custos

O primeiro passo deste processo é fazer uma lista com os custos e despesas que você tem em sua empresa. Lembre-se que é primordial que você inclua todos e não deixe nenhum deles de fora, para que assim, você tenha maior clareza sobre os gastos que tem, bem como referente às formas que você possui para arcar com todas estas despesas.

Determinando os custos diretos

Se você ainda não tem familiaridade, custos diretos são aqueles que estão intimamente ligados à produção de um produto ou execução de um serviço; são as despesas diretas que você terá para colocar o que você oferece no mercado.

Assim, é essencial elaborar uma nova lista, com estes custos, para que você possa iniciar a próxima etapa.

Comparando custo direto e preço de venda

Esta etapa é essencial para que você possa compreender se o que você está gastando está compatível com o retorno financeiro que você está tendo com seus produtos ou serviços que estão sendo oferecidos no mercado.

Assim, esta análise vai lhe ajudar a entender, se o seu custo direto está sendo maior ou menor que o preço de venda e se eles estão gerando a você uma boa margem de contribuição, ou seja, se eles estão sendo suficientes para arcar com as despesas de seus custos indiretos, aqueles que não estão objetivamente ligados à produção de determinado produto ou serviço.

Se ao final desta análise você verificar que o seu preço de venda está maior que o seu custo direto, você está pronto para prosseguir e ir continuar na próxima etapa.

Rateando os custos indiretos

Como eu disse anteriormente, os custos indiretos são aqueles que não estão diretamente ligados à produção de um produto ou à prestação de um serviço. Como exemplo, posso citar as despesas com marketing, com a equipe financeira, com a equipe de gestores, entre outros, que não são necessários para que o que será comercializado ganhe vida, de fato.

Podemos chamar os custos indiretos também de custos fixos, assim é necessário que seja realizado o rateio deste dentro da empresa, para saber de onde será feita a retirada financeira que vai arcar com estes custos.

O ponto de equilíbrio

Com o rateio em mãos, bem como com a compreensão de sua margem de contribuição, é possível saber a quantidade de produtos ou serviços que precisam ser comercializados, para que estes estejam empatados com suas receitas e despesas.

Quanto menor a quantidade de produtos analisada, mais fácil será o cálculo do ponto de equilíbrio de suas mercadorias.

Refaça tudo se for necessário

Com base nestas etapas, já é possível especificar qual o preço a ser cobrado por aquilo que o seu negócio oferece no mercado. Porém, se durante o processo de precificação, você verificar que ainda tem dúvidas, o ideal é refazer cada um destes passos novamente, para evitar erros ou falhas ao longo de sua execução.

[php_everywhere instance=”2″]

Seja íntimo da contabilidade de sua empresa

Enquanto empresário ou empreendedor, é fundamental que você seja íntimo e entenda como funciona contabilidade de sua empresa. Digo isso, pois conheço muitas pessoas que não têm nenhuma habilidade contábil e não fazem questão de aprender ou entender pelo menos o mínimo, para ter condições de acompanhar andamento dos processos financeiros da organização.

Vejo muitos empresários deixando nas mãos de outras pessoas questões como estas, e relegando responsabilidades que são suas de fato. É essencial contar com profissionais especializados em contabilidade, principalmente se você não tem esta habilidade, entretanto, é também fundamental acompanhar a saúde financeira de sua empresa, caso contrário o pior pode acontecer e você vai simplesmente ser pego de surpresa. Não permita que isso aconteça!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e lembre-se de curtir e compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Vamos propagar o conhecimento adquirido

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: EM Karuna / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010