O que é MasterMind?

Master Mind

Master Mind significa que a mente está em harmonia para atingir um objetivo

 

O termo Master Mind, ou Mente Mestra em tradução livre, significa que a mente está em harmonia para atingir um objetivo. A ideia do conceito foi elaborada nos Estados Unidos na época da sua independência como oposição a ideia europeia de que somente nobres poderiam ser bem-sucedidos. O desagrado com esse pensamento foi tão grande que os 56 fundadores dos territórios que mais tarde formariam os Estados Unidos decidiram que lá todos que quisessem e se dedicassem para ter sucesso poderiam ter, independentemente da origem e da raça. Ficou curioso para saber mais? É só continuar lendo o texto!

Disseminação do termo

O escritor americano Napoleon Hill (1883 – 1970) foi um dos grandes disseminadores do conceito Master Mind com as suas obras literárias de formas diferentes. O livro “A Lei do Triunfo”, de 1928, consiste em analisar homens de sucesso para entender como a carreira deles se desenvolveu para chegar ao ponto bem-sucedido em que estavam.

Foram mais de 2 décadas entrevistando, investigando e analisando mais de 16 mil pessoas, que incluíam os 500 milionários de mais destaque daqueles anos. Sua missão era extrair em forma de palavras tudo o que esses homens tiveram como auxílio para ter conquistado o sucesso. Entre os mais famosos, o livro dele apresenta reflexões sobre o sucesso de Rockefeller, Roosevelt, Thomas Edison, Graham Bell, Henry Ford e George Eastman. Imagine o tamanho da sorte que ele teve ao poder entrevistar esses grandes homens! Ao final de tanta dedicação, Hill resolveu criar 16 lições práticas para se chegar ao sucesso.

Baseado na linha de pensamento do livro anterior, Napoleon Hill escreveu “Pense e Enriqueça” em 1937. A redação segue a premissa de ensinar as pessoas a como enriquecer. Para isso, o texto mostra várias vezes o nome Master Mind, que é basicamente a união de pessoas, formando um pequeno grupo em prol de um objetivo. Ou seja: ajudar uns aos outros a conquistar o sucesso! A obra teve grande impacto e um dos motivos é que foi publicada durante a Grande Depressão. Atualmente é o livro mais vendido de Hill.

Como funciona

As reuniões, ou encontros de Master Mind, podem acontecer diariamente, semanalmente ou mensalmente. O objetivo deles é que todos consigam se ajudar para que os desafios sejam vencidos. Sem uma fórmula específica, o Master Mind deve ser feito com poucas pessoas para que o relacionamento entre elas seja mais eficaz e fácil de ser construído. Existem grupos que realizam os encontros com até sete pessoas, sendo que eles podem acontecer por meio de vídeo, telefone ou pessoalmente.

Qual é o real objetivo

Como já foi mencionado, o objetivo do MasterMind é fazer com que um grupo de pessoas acima da média consiga ajudar uns aos outros com o poder da energia, do entusiasmo e da vontade de alcançar o sucesso. Isso tudo por meio de conselhos, compartilhamento de experiências troca de contatos e mais.

Acalme-se se você ficou interessado em participar de um grupo de Master Mind e gostaria de fazer parte de um o quanto antes. Para integrar ao time, você precisa ser convidado a participar das reuniões. Caso isso aconteça, agradeça pela oportunidade que lhe foi dada. Saiba que mudanças enormes irão acontecer na sua vida e na sua empresa, se for o caso.

Benefícios de fazer parte do Master Mind

Veja alguns dos principais benefícios de fazer parte dos grupos e das reuniões MasterMind:

  • Engrandecimento intelectual: sua mente vai superar os limites já atingidos, e o seu negócio agradecerá por essa evolução.
  • Autoconfiança: mesmo você achando que não consegue ajudar outras pessoas com os seus conhecimentos e experiências, sempre haverá alguém que precisa aprender com o que você sabe. Esse processo de troca de informação fará bem ao seu ego e sua autoestima!
  • Rede de contatos: o Master Mind permite que você crie relacionamentos com os demais integrantes do grupo, o que é maravilhoso para a sua carreira, pois isso é networking e pode ser útil para o seu desenvolvimento profissional. Já pensou encontrar uma pessoa que será fundamental naquele projeto que você planeja?
  • Ajuda mútua: já ouviu a expressão “uma mão lava a outra”? Pois é isso mesmo que você irá encontrar se integrar esse grupo. Durante as reuniões você pode ser um consultor para o seu colega, mas em outra oportunidade os papéis se invertem e você terá diversas opiniões sobre o seu negócio.

Muito interessante como existem vários meios de conquistar aquilo que se almeja! O método Master Mind é um bom meio de você desenvolver e aprimorar seus conhecimentos empreendedores? Deixe seu comentário e sua opinião no fim do artigo!

O poder do esforço

De acordo com Napoleon Hill, “tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar”, ou seja, com dedicação é possível alcançar os objetivos. Um eficiente método nesse ponto é o coaching. Com a intenção de transformar de forma positiva e engrandecedora a vida das pessoas, a metodologia incentiva o autoconhecimento, a autoconfiança, o autodesenvolvimento e muito mais!

A formação Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) incentiva o poder que você pode desenvolver dentro de você mesmo para conseguir completar suas metas. Baseado no estudo de programação neurolinguística feito por Richard Bandler e John Grinder nos anos 70, nos Estados Unidos, o rico conteúdo do curso mostra como relacionar os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento em prol de um objetivo.

Durante a formação, você irá aprender profundamente sobre o que é a programação neurolinguística, autoconhecimento, autodesenvolvimento, linguagem não verbal, quais são os canais representacionais (visual, auditivo e cinestésico), processos de ancoragem, alinhamento de níveis neurológicos, estrutura do pensamento (aprendizagem, ação e reação), negociação e solução de problemas e muito mais.

Além disso, o curso destaca a essencialidade de se observar determinada situação por mais um ângulo. Só desse modo, você será capaz de formar uma opinião assertiva. Também há a compreensão da conexão das atividades que os 2 hemisférios do cérebro podem realizar e novas perspectivas em relação às fobias para curá-las de uma vez por todas.

Compartilhe esse artigo com os seus amigos nas redes sociais!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 554471029 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nelzaj

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010