Objetivos Profissionais: exemplos do que pode colocar em seu currículo


objetivos profissionais no curriculum

Apresentar seus objetivos profissionais no currículo permite que as empresas saibam identificar se as suas expectativas estão de acordo com o que ela pode oferecer.

Todas as pessoas que procuram um trabalho ou que já estão registradas em uma empresa, com um emprego fixo, com certeza já devem ter buscado informações de como elaborar um currículo. Por isso, se o seu objetivo é encontrar um emprego ou simplesmente se reinserir no mercado de trabalho, e para isso quer ajuda para construir o currículo ideal, você está no lugar certo!

Está com dificuldades em elaborar o seu currículo?

Clique aqui e faça o download de modelos gratuitos agora mesmo.

O primeiro passo para quem deseja encontrar um emprego é entender que o currículo será sua melhor chance. Saiba que ter um currículo muito bem estruturado com certeza pode ser um ponto positivo para quem está selecionando os candidatos a uma determinada vaga de emprego.


“Currículos incorretos descartam 15% dos candidatos em um processo seletivo.”
Fonte: Pesquisa G1

Evite fazer parte deste percentual, leia este artigo até o final. Você ainda pode fazer parte da lista VIP para ter acesso a dicas que os RH’s nunca te contaram. Basta clicar no botão abaixo:

Se você busca o primeiro emprego ou se está em busca de uma recolocação de trabalho, é fundamental que o seu currículo seja impecável, e não digo que é imprescindível que você tenha grandes experiências, e muito menos que tenha trabalhado em empresas importantes; quando falo que seu currículo deve ser impecável, quero dizer que ele deve estar completo, com informações que sejam realmente necessárias e corretas, dessa forma, através desse artigo você conseguirá elaborar o melhor currículo para o seu objetivo profissional.

O Objetivo do Currículo

Os profissionais brasileiros têm se deparado com inúmeras dificuldades para encontrar novas oportunidades de trabalho. Isso porque o Brasil passa por uma grave crise econômica, o que faz com que a competição no mercado de trabalho se torne ainda mais acirrada. Para superar este momento, é fundamental elaborar um currículo cuidadoso e que apresente suas melhores habilidades para ocupar determinado cargo.

Nesse sentido, fica claro que o currículo será a sua porta de entrada para o mercado de trabalho! Como foi dito anteriormente, o currículo de um profissional deve ser direto, organizado e destinado a vaga que está sendo anunciada, certo? Por exemplo, se você possui experiências em vendas, nada de enviar um currículo para o cargo de analista de sistemas.

O objetivo do currículo é mostrar à empresa, suas habilidades e competências dentro da sua profissão. Além disso, chamar a atenção do entrevistador para as atividades que você já exerceu em outras funções e empresas.

“Para profissionais da área de comunicação ou designer, um currículo simples demais pode não chamar a atenção de um entrevistador. Dessa forma, vale pensar no layout do seu currículo se a sua vaga exige esse tipo de ocupação.”

Uma vez que compreendemos a importância do currículo adequado para concorrer a vaga de trabalho, desenvolvemos modelos de currículos para te ajudar nessa conquista!

Acesse agora e dê um UP na sua carreira!

Qual o melhor exemplo de currículo?

Agora que você já sabe que um currículo deve conter informações diretas, objetivas e que ao mesmo tempo deve chamar a atenção do entrevistador, é possível falarmos sobre as informações ideais para cada modelo de currículo.

Como muitas dúvidas surgem no momento de criar um currículo, o ideal é falarmos dos possíveis modelos de currículos que um profissional pode usar quando for se candidatar a uma vaga de emprego.

Anteriormente, foi mencionado sobre a importância de se atentar ao layout do modelo do seu currículo, nesse sentido, fica claro que se você é um profissional da área administrativa, o seu currículo pode ser um pouco mais sério, sem muita cor e informação visual. Mas se você é um profissional da área de comunicação, arte, designer e outros, a criatividade pode ser muito bem explorada, além disso, lembre-se sempre de se lembrar que as informações devem ser diretas e claras.

Analisando essas possibilidades, fica a seguinte questão: Quais informações devem fazer parte do seu modelo de currículo?

É interessante que ao elaborar um currículo, você consiga mencionar suas habilidades e competências sem que isso fique maçante e faça com que o entrevistador perca o interesse antes mesmo de uma primeira entrevista. Por isso, siga as orientações abaixo:

Insira seus dados pessoais

É extremamente importante colocar logo no início do seu currículo o seu nome completo, estado civil e idade. Essas informações são essenciais e não podem faltar de forma alguma. Seguindo essa linha, informe ao menos dois telefones de contato, e mais um para recados. Lembre-se de colocar o contato de uma pessoa que seja de sua confiança.

Além disso, deve ter estrutura limpa, bem organizada e passar por minuciosa revisão antes de ser enviado.

Mostre o seu objetivo profissional

Para elaborar um currículo de forma clara e consequentemente aumentar as suas chances de ser selecionado, é fundamental que você coloque seu objetivo.

É justamente nesse ponto que muitas pessoas erram, afinal, muitas acreditam que no objetivo é preciso colocar quais as intenções dentro da empresa, e por isso colocam que vão ajudar a empresa a crescer, vão doar seus conhecimentos e contribuir com o sucesso da organização, contudo essa não é a forma correta de apresentar o seu objetivo. Veja abaixo um exemplo de como NÃO deve ser um objetivo de currículo:

“Contribuir para que meus conhecimentos possam trazer benefícios e crescimento para a empresa, aprimorando também minhas habilidades profissionais”.

Caso o seu modelo de currículo tenha a opção de dizer o motivo pelo qual você deseja trabalhar naquela empresa, o ideal é que você seja breve, direto e NÃO indique mais de uma vaga. Veja algumas frases que podem ser usadas como exemplo:

1- Pretendo assumir a vaga de gestor comercial e através da minha experiência colaborar com os resultados e crescimento desta empresa.

2- Almejo a vaga de coordenador de marketing e através deste cargo assumir novos desafios.

3- Concorrer a vaga de assistente administrativo como oportunidade crescimento profissional.

Não se esqueça da formação acadêmica

Comece com o nome da instituição de ensino, coloque o nome do curso e as datas de início e término de todos eles. Apresente-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.).

Lembre-se que os cursos técnicos podem ser citados, desde que tenham relação com a área/vaga pretendida, ou se você não possuir curso de graduação.

Conte sua experiência profissional

O ideal é que você mencione nome da empresa, cargo, período de atuação e não esqueça de descrever suas tarefas e atribuições, seja breve. Será através dessa informação que o entrevistador conhecerá o seu potencial. Outro conhecimento interessante é colocar as informações em forma de itens ou tópicos para facilitar a avaliação.

Outras informações

É possível que você enquanto candidato use esse espaço de “mais informações” para colocar outras qualificações que possam acrescentar o seu perfil enquanto profissional, como por exemplo:

Idiomas – Coloque apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui. Caso esteja cursando algum idioma, deixe isso muito bem descrito no currículo. Vale ressaltar que uma vez colocando essa informação, a empresa pode testar o seu nível de conhecimento. Por isso, coloque apenas as informações que forem verdadeiras e que farão de você um bom profissional.

Cursos – Procure citar apenas os cursos relacionados à área de interesse. Mencione o tema, coloque o nome das instituições de ensino e as datas em que foram realizados.

O currículo é um documento que contém apenas informações de cunho profissional, por isso, é interessante que o mesmo tenha no máximo duas páginas que contenham informações relevantes para o cargo desejado. Outra dúvida de muitos candidatos é sobre a existência ou não de foto no currículo. Quanto a isso, coloque foto somente se a empresa exigir ao divulgar a vaga. Neste caso, a foto deve 3×4, ter boa qualidade, e você deve priorizar uma postura profissional.

Se você estiver em busca do primeiro emprego, é interessante destacar no seu currículo suas experiências na faculdade, seus estágios, cursos, trabalhos voluntários, certificados, workshops, habilidades e aptidões.

Um currículo escrito de forma clara e correta, com objetivos profissionais bem definidos e contendo apenas as informações necessárias para a sua admissão, garantirá que você saia na frente dos outros candidatos. As técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional de Coaching também podem ser grandes aliadas, lhe dando suporte nesse momento decisivo da sua carreira.

Gostou desse artigo? Confira nossos modelos de currículo para diversas áreas e cargos, e inspire-se.

Compartilhe em suas redes sociais e ajude um amigo a conquistar a tão sonhada vaga de trabalho!

Imagem: Jane Kelly / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010