Os benefícios das pausas no trabalho

Homem relaxando no trabalho

Fazer pequenas pausas ao longo da jornada de trabalha permite que você descanse os olhos e a mente, evitando doenças ocupacionais e estresse.

Adicionar pausas à sua jornada de trabalho é um cuidado que reduz as chances de que você desenvolva uma doença ocupacional. Oferece uma oportunidade para que descanse a mente e se recupere das pressões do trabalho.

Trata-se de uma maneira simples de recompor suas energias e renovar as ideias para seguir até o fim do dia. A qualidade das suas entregas tende a ser potencializada. Continue a leitura para saber mais.

Como fazer uma pausa no trabalho?

Faça uma pausa de oito minutos ao final de cada hora de trabalho, aproveitando para respirar fundo, tomar um café, esticar as pernas ou mudar um pouco de ares. Se possível, acrescente também algumas micro pausas de dez segundos, apenas para fechar os olhos e colocar a mente no lugar.

Sempre que sentir que está saindo do controle pelo cansaço ou pelo estresse, se permita dar uma pausa nas atividades. Manter-se trabalhando sem a devida concentração acaba não sendo produtivo. O principal objetivo ao realizar uma atividade laboral é concluí-la com qualidade e atendendo aos requisitos da demanda. 

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade. Clique aqui, faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Conheça os benefícios de fazer pausas no trabalho

Manter-se trabalhando incessantemente não é bom nem para você e nem para o seu desempenho. Os principais erros que geram retrabalho acontecem nesses momentos de foco extremo.

Não adianta permanecer horas a fio fazendo algo se a sua mente não consegue ficar situada onde deve. A seguir falaremos mais sobre os benefícios de fazer pausas ao longo da sua jornada de trabalho. 

1. Maior concentração

Quando permanecemos muitas horas realizando uma atividade incessantemente, podemos começar a agir mecanicamente. Isso pode nos levar a dificuldades de manter o senso crítico e a produtividade. 

Ao fazer pausas de cerca de 10 minutos você deixa sua mente descansar, conseguindo ter mais foco em suas atividades. Uma das principais consequências de ter maior concentração é melhorar a sua produtividade.

2. Mais criatividade

O trabalho sem descanso leva o cérebro à exaustão, quando estamos cansados dificilmente conseguimos ter ideias criativas. E engana-se quem pensa que criatividade está relacionada apenas a determinadas tarefas. Em toda e qualquer atividade laboral podemos obter melhores resultados sendo criativos.

O simples fato de pensar em uma forma diferente de fazer uma planilha já pode contribuir para tornar seu trabalho mais efetivo. Essa é uma importante ferramenta para que seu trabalho flua, tenha mais qualidade e acima de tudo se torne mais prazeroso. 

3. Reduz o nível de estresse

Permanecer um longo período focado em uma mesma atividade pode ser altamente estressante. Como já dissemos, não descansar durante a realização das atividades pode tornar mais difícil resolvê-las, algo que potencializa o estresse. Por isso, fazer pausas é tão importante, é uma forma de interromper o ciclo do estresse.

Um dos ganhos das pausas e redução do estresse é uma convivência melhor com os colegas. Em um ambiente em que os profissionais vivem sob forte pressão, a tendência é ter um clima organizacional pouco agradável. As empresas têm muito a ganhar com as pausas. 

4. Reduz as chances de lesões por esforço repetitivo

Ficar muito tempo na mesma posição pode fazer com que você sinta dores pelo corpo. Além disso, longas horas de trabalho, sem pausas, podem desencadear enxaquecas violentas. 

Uma dica para reduzir ainda mais as chances de lesões e enxaquecas é atrelar o tempo da pausa com a realização de ginástica laboral. Com esse bom hábito você perceberá que as dores irão desaparecer aos poucos. Caso ainda o incômodo persista, é importante procurar um médico. 

5. Maior produtividade

Com maior concentração e menor estresse é natural produzir mais e melhor. Dessa forma, instituir pausas na rotina de trabalho contribui para ter resultados mais positivos. Há muitos casos em que excelentes profissionais têm dificuldades de cumprir as metas e resolver demandas, simplesmente porque estão num ritmo exaustivo.

Basta desacelerar esse ritmo e adicionar pequenas paradas para que a jornada se torne mais produtiva. Em boa parte dos casos, os profissionais acabam realizando até mais do que era esperado deles. Não subestime o poder de ter hábitos saudáveis para a sua mente e corpo.

6. Construção de bons relacionamentos

No caso de quem trabalha em empresas ou mesmo em coworkings, esses períodos de pausa podem servir para construir bons relacionamentos. Conversar com colegas ajuda a trocar experiências e ter visões diferentes a respeito de uma determinada situação. Não estamos dizendo para passar horas jogando conversa fora, apenas para interagir.

Um bom relacionamento entre pessoas que trabalham juntas é essencial para o crescimento delas individual e coletivamente. Não tem como construir vínculos se todos permanecem trabalhando sem descanso ao longo de várias horas.

7. Mais clareza para tomar decisões

Tomar decisões, independentemente dos impactos delas, é muito difícil quando se está com a cabeça cheia de problemas. As pausas podem ajudar a clarear a mente por proporcionar um descanso do fluxo de pensamentos constantes. Assim você conseguirá ver diante de si um panorama mais completo, encontrando a melhor forma de agir.

Com o passar do tempo, você perceberá que consegue enxergar as questões com mais facilidade, simplesmente porque está dando um tempo para sua mente. A qualidade das suas decisões também aumenta, ou seja, você consegue chegar a respostas mais eficientes.

Pausas: fazendo do jeito certo funciona muito bem

Ao longo do artigo explicamos quais são os principais benefícios de fazer pausas ao longo das suas atividades profissionais. Porém, devemos ressaltar que é essencial saber como instituir esse tempo e principalmente como usá-lo. Para que as pausas funcionem como um refresco, devem ser usadas para relaxar sua mente.

Entrar nas redes sociais, por exemplo, pode acabar desvirtuando a sua atenção, tornando difícil retomar suas tarefas. O ideal é que durante as pausas você se dedique a deixar sua mente livre. 

Nesse tempo você pode meditar, aproveitar para andar um pouco esticando as pernas e até mesmo para conversar algo agradável com um colega. Só evite aquilo que te agita e estressa. Pode ser um momento interessante também para ler artigos a respeito de melhorias pessoais e profissionais. 

Viu como fazer pausas é importante para a qualidade do trabalho? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para passar as dicas adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds