Os benefícios do pensamento positivo

Foco no positivo. / Copyright: Andrei Mayatnik

Parece fácil exercitar o pensamento positivo no dia a dia, mas e quando as coisas não andam muito bem na vida de uma pessoa? Como lidar com essa prática se o momento não favorece? Muitas vezes, ela pode estar passando por um momento desafiador, e a última coisa que consegue pensar é em como as coisas podem começar a dar certo. 

A impressão que essa pessoa tem é de que somente os pensamentos negativos tomam conta da mente dela, sem dar lugar à esperança e às expectativas positivas. São nos momentos difíceis que as pessoas perdem a fé e acham que nada mais faz sentido. Que tudo continuará do mesmo jeito. É comum elas pensarem que não servem para mais nada na vida. Que são insuficientes e não darão conta dos demais desafios que a vida tem “reservado” para elas.

Mas, a realidade é que as pessoas passam por momentos difíceis sempre. Desde as coisas mais simples do dia a dia, como perder a única vaga no estacionamento coberto em um dia de chuva, até as coisas mais tristes, como perder um ente querido, ou acabar um relacionamento de anos.

Independentemente de qual seja o momento que a pessoa esteja vivendo, o pensamento positivo deve prevalecer em sua mente sempre que possível.  Diante disso, nos momentos mais difíceis, é preciso pensar em duas questões:

– Tudo é possível desde que existam motivação e força de vontade;

– Tudo pode mudar a qualquer momento.

O que é pensar positivo diante dos desafios e dificuldades?

Pensar positivo é acreditar que o ser humano precisa enfrentar algumas adversidades, alguns momentos difíceis para ter a oportunidade de conhecer e viver algo melhor. Pensar positivo é errar e ter a certeza de que aquilo serviu para o seu aprendizado e crescimento pessoal ou profissional. Ter esse tipo de pensamento vai auxiliar as pessoas a evitarem momentos parecidos no futuro. 

Agindo e pensando de forma positiva, a energia da pessoa muda. A perspectiva de vida que ela tinha se transforma e as atitudes mudam. Aquela pessoa que antes não tinha motivação para nada e já nem acreditava nela mesma, consegue enxergar o mundo com outros olhos. Consegue ver que ela pode ser e ter tudo que o deseja e depende apenas de si.

Pode-se dizer que o pensamento positivo auxilia as pessoas a conquistarem seus sonhos e objetivos. Mas, não se engane achando que ele oferece felicidade eterna. Pelo contrário, a pessoa que tem como valor pensar positivamente, acredita que em algum momento as coisas podem “sair da linha” e tornar a ser difícil.

Contudo, ela também acreditará que sempre haverá uma solução ou alguma explicação para aquilo que ela esteja passando. Basta pensar e acreditar que nada é em vão, tudo tem um propósito e um porquê. Enxergar o copo sempre meio cheio permite viver com mais leveza e entregando o seu melhor para o mundo. 

Conheça os benefícios do pensamento positivo

Você sabia que os seus pensamentos estão diretamente ligados com o seu bem-estar físico? É por isso que muitas pessoas dizem que ficam doentes quando estão passando por dificuldades pessoais ou no trabalho.

A forma como pensa e encara a vida pode ter grande impacto na sua saúde. Confira a seguir quais são os benefícios que o pensamento positivo oferece para você.

1. Mais qualidade do sono

Uma pessoa que encara a vida de forma positiva tem mais leveza para resolver suas questões. Dessa forma, quando chega a noite, tende a ter mais facilidade para simplesmente colocar a cabeça no travesseiro e dormir. Ter uma visão negativa pode te tornar estressado, isso contribui para que seu organismo tenha mais dificuldade para descansar.

2. Redução do risco de doenças cardiovasculares

O estresse é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Então, pensar positivamente ajuda a prevenir essas doenças, pelo menos no tocante à redução do estresse. Viver sem deixar que a pressão tome conta é determinante para a saúde do seu coração.

3. Aumento da imunidade

Quanto mais estressado e irritado você vive, mais suscetível a doenças estará. Isso acontece porque esse tipo de comportamento leva a uma série de ações que reduzem a imunidade. Indivíduos que pautam sua vida pelo estresse tendem a se cuidar menos. Já percebeu que as pessoas que estão sempre reclamando da vida ficam doentes com mais facilidade? 

4. Reduz os efeitos da ansiedade

A ansiedade é um sentimento natural do ser humano, contudo, quando passa a se manifestar em situações simples do dia a dia pode se tornar patológica. Uma pessoa que fica extremamente ansiosa e estressada diante de pequenos desafios provavelmente tem um quadro clínico de ansiedade.

Nesse caso, é fundamental procurar um especialista em saúde mental. O pensamento positivo pode ajudar a reduzir os episódios de ansiedade por deixar a pessoa mais tranquila. 

5. Amplia a conexão com as pessoas a sua volta

Ficar perto de uma pessoa que só reclama de tudo é muito chato. Com certeza você não gosta desse tipo de companhia. E quando você é a pessoa que reclama o tempo todo? Comece a pensar se não está cumprindo esse papel na vida daqueles que o rodeiam. Adotar o pensamento positivo como filosofia de vida melhora potencialmente suas relações. 

O exercício do pensamento positivo

Depois de perceber que o pensamento positivo pode fazer muito bem às pessoas, fica a pergunta: como colocar em prática o exercício do pensamento positivo? A seguir listamos algumas dicas para você praticar no seu dia a dia. 

1. Troque palavras negativas por palavras positivas

Comece trocando as palavras negativas por outras que tenham sentido mais leve e positivo. Essa é uma estratégia que permite melhorar a sua percepção dos seus dias e experiências vividas. Por exemplo, você pode trocar a palavra “problema” por “desafio”. Encare o desafio como uma oportunidade de melhorar. Viu, como já ficou automaticamente mais leve? 

2. Estimule seu pensamento positivo

Ler livros, frases, escutar músicas e ver filmes voltados ao pensamento positivo é uma excelente maneira de mudar seu ponto de vista. Se você recebe apenas estímulos negativos, tenderá a ter uma postura mais hostil para com a vida. Então, evite aquelas pessoas que só sabem ver o que está ruim e situações que te deixam desanimado. 

3. Processo de Coaching

O Coaching também pode auxiliar muito nesse processo de ressignificação. A metodologia ajuda as pessoas a identificar o momento, lugar e situação que estão vivendo para conseguir chegar até um momento que deseja chegar. O Coaching consegue mostrar para as pessoas uma visão otimista da vida. 

O coachee (cliente) é conduzido pelo Coach (profissional que aplica o Coaching) a encontrar as respostas dentro de si mesmo. É um processo de autoconhecimento bastante enriquecedor que contribui para a melhoria do indivíduo naquilo que é mais importante para ele. 

Comece agora mesmo a trabalhar o seu pensamento positivo. Como incentivo, fique com a seguinte frase: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”. Temos certeza que você perceberá uma grande mudança na forma como se sente diante das situações desafiadoras. 

Analisando todo o contexto do pensamento positivo, fica claro quais são os benefícios de exercer essa prática, não é mesmo? Use o espaço abaixo para deixar um comentário sobre o pensamento positivo. Aproveite para curtir e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds