Os benefícios do pensamento positivo

Foco no positivo. / Copyright: Andrei Mayatnik

Parece fácil exercitar o pensamento positivo no dia a dia, mas e quando as coisas não andam muito bem na vida de uma pessoa? Como lidar com essa prática se o momento não favorece?

Muitas vezes uma pessoa pode estar passando por um momento desafiador, e a última coisa que ela consegue pensar é em como as coisas podem começar a dar certo. A impressão que essa pessoa tem é de que somente os pensamentos negativos tomam conta da mente dela, sem dar lugar a esperança e as expectativas positivas.

São nos momentos difíceis que as pessoas perdem a fé e acham que nada mais faz sentido e que tudo continuará do mesmo jeito. É comum as pessoas pensarem que não servem para mais nada na vida, que são insuficientes e não darão conta dos demais desafios que a vida tem “reservado” para eles.

Mas a realidade é que as pessoas passam por momentos difíceis a todo o momento, desde as coisas mais simples do dia a dia, como perder a única vaga no estacionamento coberto em um dia de chuva, por exemplo, até as coisas mais tristes, como perder um ente querido, ou acabar um relacionamento de anos.

Independente de qual seja o momento que a pessoa está vivendo, o pensamento positivo deve prevalecer em suas mentes sempre que possível.  Diante disso, nos momentos mais difíceis, as pessoas devem pensar em duas questões:

  • Tudo é possível desde que existam motivação e força de vontade;
  • Tudo pode mudar a qualquer momento.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

Mas o que é pensar positivo diante dos desafios e dificuldades?

Pensar positivo é acreditar que o ser humano precisa enfrentar algumas adversidades, alguns momentos difíceis para ter a oportunidade de conhecer e viver algo melhor. Pensar positivo é errar e ter a certeza de que aquilo serviu para o seu aprendizado e crescimento pessoal ou profissional, ter esse tipo de pensamento vai auxiliar as pessoas a evitarem momentos parecidos.

Agindo e pensando de forma positiva a energia da pessoa muda, a perspectiva de vida que ela tinha se transforma, as atitudes mudam e aquela pessoa que antes não tinha motivação para nada e já nem acreditava nela mesma, consegue enxergar o mundo com outros olhos, consegue ver que ela pode ter e consegue ter tudo que deseja.

Pode-se dizer que o pensamento positivo auxilia as pessoas a conquistarem seus sonhos e objetivos. Mas não se engane achando que o “pensamento positivo” oferece felicidade eterna.

Pelo contrário, a pessoa que tem como valor pensar positivamente, acredita que em algum momento as coisas podem “sair da linha” e tornar a ser difícil, mas ela também acreditará que sempre haverá uma solução ou alguma explicação para aquilo que ela esteja passando. Basta pensar e acreditar que nada é em vão, tudo tem um propósito e um por que.

O exercício do pensamento positivo

Depois de perceber que o pensamento positivo pode fazer muito bem as pessoas, fica a pergunta: como colocar em prática o exercício do pensamento positivo?

Começar trocando as palavras negativas por outras que tenham sentido mais leve e positivo é uma estratégia, como por exemplo, a palavra problema, tente trocar por desafio, oportunidade de melhoria e assim por diante.

Ler livros, frases, escutar músicas e ver filmes voltados ao pensamento positivo é uma excelente maneira de exercer o pensamento positivo.

O Coaching também pode auxiliar muito nesse processo de ressignificação, ajudando as pessoas a identificarem o momento, lugar e situação que estão vivendo para conseguirem chegar até um momento que deseja chegar. O Coaching consegue mostrar para as pessoas uma visão otimista da vida.

Comece agora mesmo a trabalhar o seu pensamento positivo, e como incentivo, fique com uma das frases que eu sempre digo: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Analisando todo o contexto do pensamento positivo, fica claro quais são os benefícios de exercer essa prática, não é mesmo? Use o espaço abaixo para deixar um comentário sobre o pensamento positivo. Aproveite para curtir e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010