Qual deve ser a postura de um líder?

Postura de um Líder A liderança é um comportamento que, embora seja aprendido, pode se tornar inconsciente e automático ao longo do tempo.

 

Nem todas as pessoas que chegam a cargos de liderança sabem, de fato, o que é ser um líder. Isso porque a capacidade de liderar não está somente na posição, mas na conduta: o líder deve ser um exemplo e, por isso, deve apresentar a mesma postura que espera de seus liderados.

Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade. Pelo menos é isso o que acredita Warren Bennis, o conselheiro de quatro importantes presidentes estadunidenses. Além de ser uma das maneiras de conseguir explicar o que é ser um líder e qual o valor de seu papel, tanto no contexto das empresas como na sociedade, de forma geral.

Grande parte das pessoas têm um líder a quem admira, respeita e no qual espelha seu trabalho, carreira ou vida profissional. Você tem algum?

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Geralmente, lideranças bem-sucedidas são aquelas que constroem grandes resultados em suas organizações, as que trazem mudanças importantes para a vida das pessoas e para o mundo. Podemos citar como figuras de líderes de sucesso: Martin Luther King Jr.; Nelson Mandela; Barack Obama; Mahatma Gandhi; Oprah Winfrey; Bill Gates, entre muitos outros.

Os líderes são responsáveis por tomar decisões importantes para o futuro da organização e para manter a equipe sempre motivada. Trata-se de um trabalho muito importante e, por isso, é fundamental que ele esteja apto a desempenhar seu papel com segurança e eficiência.

Dicas para aperfeiçoar a competência de líder

Já ouvi muitas vezes que liderar é algo nato, que ou você tem esta capacidade ou simplesmente não tem. Acredito, verdadeiramente, que nada é impossível, que existem sim pessoas que possuem a postura de um líder, mesmo sem perceber, mas que também é totalmente possível desenvolver ainda mais a liderança que existe em cada um e apresentar todas as características que citei mais acima.

Veja, a seguir, como você e diversos outros tipos de profissionais podem se desenvolver neste sentido:

Leia bastante

A leitura enobrece o homem. É o que diz um velho ditado. Até mesmo porque não é sempre que você terá um mentor disponível para responder suas dúvidas e te aconselhar. Mas isso não irá impedir o seu desenvolvimento. Esteja sempre antenado, alerta e por dentro de tudo o que acontece à sua volta.

Não apenas, busque por conhecimentos específicos na sua área e a como se melhorar, tanto como profissional quanto como pessoa. Pesquise, leia, estude. Informações importantes podem ser encontradas em livros e artigos. Invista sempre no seu conhecimento.

Tenha amigos de confiança

Por mais que eles não entendam nada a respeito do seu trabalho, amigos e familiares podem dar conselhos muito válidos sobre como lidar com determinadas situações e pessoas. Por serem de sua inteira confiança, sempre levarão em conta o seu bem-estar na hora de propor soluções.

Além disso, compartilhar experiências e problemas alivia um pouco o estresse. Muitas vezes, essas pessoas que não entendem nada sobre o seu trabalho, ou mesmo em diversas situações, podem acabar dando a resposta – ou inspiração – que você tanto precisa para resolver um problema.

Seja persistente

Os desafios fazem parte de qualquer trajetória, e é normal sentir um pouco de medo de não conseguir alcançar os resultados esperados. Porém, é essencial persistir mesmo nas dificuldades e mostrar autoconfiança diante de seus liderados.

Nada nesse mundo pode tomar o lugar da persistência. Já o talento não. Não há nada mais comum do que homens malsucedidos com talento. Gênios não. Genialidade sem recompensa é quase um provérbio. Educação não. O mundo está cheio de pessoas educadas. Persistência e determinação sozinhas são onipotentes. – Calvin Collidge [30º presidente dos Estados Unidos].

Mantenha-se firme. Por mais difícil ou desastrosa que uma situação pareça ser, você vai aprender alguma importante lição. Esteja disposto a crescer. Você pode! Você consegue! Você merece!

Como ter a postura de um líder

Para ser um líder de sucesso é preciso aprimorar sua capacidade de liderança e assumir responsabilidades. Porém, também é importante ter em mente que o sucesso é fruto de um trabalho árduo e de muita dedicação. Além de foco nas pessoas e nos resultados.

Por isso, é preciso estar em constante busca por novas e efetivas estratégias, para alcançar metas, levando em consideração os desafios, bem como suas potencialidades, talentos, competências e os diferenciais que podem tornar seus planos uma realidade.

Confira algumas posturas essenciais para os líderes de sucesso:

Faça com que os outros se sintam seguros

Um líder sabe como desviar a atenção de si mesmo e incentivar os colaboradores a expressarem suas opiniões, criando um ambiente acessível e seguro. Também sabe a importância de transmitir confiança à sua equipe. Líderes inseguros podem comprometer totalmente o alcance de suas metas.

Quando um líder transmite confiança, permite que sua equipe possa contar verdadeiramente com ele. No dia a dia, essa segurança pode ser mostrada por meio de decisões firmes e consistentes, através do apoio à equipe em momentos de dificuldades ou desafios, pelas ações e palavras de incentivo, pela confiança do líder ao delegar uma tarefa importante a um liderado e pelo reconhecimento do trabalho bem feito.

Saiba tomar decisões

Um verdadeiro líder avalia todas possibilidades com cuidado, considerando as consequências e o bem-estar de seus liderados, para que assim possa tomar decisões importantes com maior assertividade e coerência também.

Comunique as expectativas

Líderes de sucesso são grandes comunicadores e estão sempre informando seus colaboradores sobre as expectativas e valores da organização. Por isso, a comunicação assertiva é um elemento-chave para o sucesso de qualquer líder.

Dessa forma a transmissão de informações, conhecimentos e experiências se torna viável, esclarecendo dúvidas, elucidando notícias desencontradas, evita a propagação de fofocas e boatos. Fazendo com que a interação entre gestor, empresa e profissionais, seja possível. Ou seja, quanto melhor a comunicação, melhor a gestão.

Desafie as pessoas a pensarem

Um bom líder entende a mentalidade de seus colaboradores e conhece a capacidade de cada um, usando esse conhecimento para desafiar a equipe e incentivar todos a crescerem cada vez mais. Sabe que sem a colaboração da equipe, suas ideias, conhecimentos, soluções, experiências, visões, opiniões e comprometimento, os resultados simplesmente não existem.

Um líder de sucesso respeita o papel de cada um dos seus profissionais, reconhece seu valor individual e coletivo, sempre fazendo questão de mostrar isso a todos.

Torne-se um líder que instigue respeito e admiração!
Siga os passos do meu livro “Leader Coach”, torne-se um líder extraordinário!

Seja responsável pela equipe

Demonstrar responsabilidade é sinal de que o líder está focado mais no sucesso do grupo do que no seu próprio. No cotidiano atitudes como essa fazem toda diferença na confiança e motivação dos colaboradores, estimulando, assim, o engajamento dos mesmos.

Além disso, vale a pena adotar comportamentos como:

– Dar o exemplo;

– Recompensar um bom desempenho;

– Fornecer feedback contínuo;

– Saber aproveitar os talentos;

– Fazer perguntas poderosas e pedir conselhos;

– Resolver problemas evitando a procrastinação;

– Ter uma atitude positiva;

– Ser um grande mestre para os seus colegas;

– Investir em relacionamento interpessoal;

– Gostar genuinamente das responsabilidades.

Quer saber mais como ser um líder de sucesso? Invista no seu conhecimento e faça o Leader Coach Training – LCT, uma capacitação em Coaching e o melhor Treinamento de Liderança da atualidade.

O LCT é um curso no qual você aprenderá a desenvolver e potencializar suas habilidades de liderança, assim como a eliminar os pontos que te atrapalham a ser um bom líder. O treinamento é realizado através de conhecimentos e técnicas avançadas. Com o objetivo de capacitar líderes para uma gestão assertiva e de alta performance. Além de maximizar os resultados da sua empresa e carreira!

Seja você também um Leader Coach e tenha resultados extraordinários em sua jornada!

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Que tal deixar o seu comentário, me dizendo o que achou? E se você gostou, lembre-se de compartilhá-lo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também desenvolvam com maestria a sua liderança.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Jirsak / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010