Qual a importância da liderança compartilhada?

O método de liderança compartilhada pode auxiliar sua empresa a conquistar um espaço ainda maior no mercado.

Qual a primeira impressão que você tem ao chegar em uma empresa para fazer entrevista? Se ela fizer parte do grupo de empresas que possui hierarquias muito bem estabelecidas, a primeira coisa a ser percebida é que o entrevistador é alguém com muita importância lá dentro e com um cargo superior ao que você irá ocupar.

Parece meio óbvio, não é mesmo? Mas, normalmente, as empresas possuem esse sistema de gestão, que funciona à base de uma hierarquia. É através desse sistema que são determinados os departamentos, as equipes, os responsáveis por cada um deles e os líderes de equipe!

Mas isso só acontece em empresas que possuem a crença ou o costume de ter um gerente, gestor ou líder para comandar uma equipe. Organizações assim acreditam que sem essas pessoas fica impossível comandar uma empresa e obter resultados. Porém, há controversas. Veja como é possível mudar a forma de gestão e ainda estimular os colaboradores.

Cada dia mais empresas estão adaptando seus costumes e aprimorando o que era titulado como liderança para a chamada liderança compartilhada.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que significa?

Basta levar bem ao pé da letra. Na liderança compartilhada as empresas não precisam apenas de um líder para gerenciar toda uma equipe, mas uma equipe inteira de líderes para gerenciar a eles mesmos.

São pessoas comuns, que trabalhando juntas, terão a oportunidade de se tornar melhores, com experiências extraordinárias e uma bagagem poderosa.

A liderança compartilhada permitirá que esses colaboradores consigam coordenar e gerir muito bem suas atividades a ponto de não precisarem de uma pessoa específica como líder. A ideia é que não haja uma hierarquia, mas que tudo se torne colaborativo.

Mas você pode pensar… Como uma empresa consegue funcionar sem hierarquia? Será uma desordem!

Pelo contrário. Quando o sistema de liderança compartilhada é muito bem implantado em uma organização, as atividades começam a fluir sem que haja problemas ou situações constrangedoras.

Implantando o sistema

O diálogo sempre será a melhor forma de começar mudanças, seja em uma empresa, seja na vida pessoal.

Por isso, se você é um empreendedor e pretende investir e apostar na liderança compartilhada, comunique sua equipe sobre suas ideias, evite chegar e começar as mudanças sem que elas sejam explicadas. As chances da ‘novidade’ ser recebida de braços abertos serão maiores.

Para que a liderança compartilhada funcione, a equipe deve saber se comunicar, se relacionar e deixar que os acontecimentos fluam, mas para isso, é importante que o chefe seja uma pessoa mais branda.

Permitir que a liderança compartilhada faça parte do método de funcionamento de uma empresa requer algumas características como: flexibilidade, discernimento, transparência, comunicabilidade, espírito de equipe, compromisso, interesse e confiança.

Consequências de uma liderança compartilhada

Com o tempo, as mudanças serão visíveis. O fato de oferecer liberdade e voz ativa no processo de tarefas e atividades fará com que o ânimo, a alegria e o reconhecimento pela empresa sejam algumas das boas consequências dentro da empresa.

Outro ponto positivo da liderança compartilhada é que o comportamento de uma pessoa pode influenciar no comportamento das demais. Ao ver que um colaborador está se empenhando e levando resultados e benefícios maravilhosos para a equipe e para a empresa, outros também farão sua parte para ajudar no crescimento da empresa e, claro, ter o seu reconhecimento.

Isso é o que as pessoas buscam, um pouco de espaço e reconhecimento.

Porém, o que ainda falta para que isso aconteça é que gestores e líderes comecem a acreditar no poder da liderança compartilhada e passem a aceitar que esse pode ser um excelente modelo a ser implantado em suas empresas.

Conseguiu enxergar o quanto é importante instigar o trabalho em equipe e permitir que as pessoas tenham acesso a mais responsabilidades dentro de uma empresa? A liderança compartilhada permite que isso aconteça. Deixe seu comentário com suas experiências no espaço abaixo, conte-nos o que você pensa a respeito da liderança compartilhada.

Curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Olexander Zahozhyy / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010