Existem várias formas de investir, porém é importante escolher o tipo de investimento indicado para cada caso. É necessário levar em conta a quantia que será aplicada e também se o valor será resgatado no curto ou longo prazo.
Caso sua intenção seja fazer um investimento a curto prazo, o ideal é optar pelas aplicações financeiras mais seguras e sem riscos de prejuízo. As opções mais arriscadas costumam render mais, porém, são mais indicadas para longo prazo, pois é possível recuperar o dinheiro perdido com o passar do tempo.
Também é importante estar atento à liquidez do investimento, ou seja: sua capacidade de rendimento. Os investimentos são considerados de alta liquidez quando são fáceis de serem vendidos ou podem ser resgatados a qualquer momento. São ótimos para perfis mais conservadores e que querem ter maior liberdade para ter acesso ao dinheiro quando precisarem.
[php_everywhere instance=”2″]
Melhores tipos de investimentos a curto prazo
Veja quais são os quatro tipos de investimento a curto prazo que mais trarão vantagens para a sua empresa:
LCI – Letras de Crédito Imobiliário
O LCI consiste em títulos bancários para geração de créditos imobiliários. É indicado para curto prazo porque os valores podem ser resgatados a partir de três meses após a data do investimento.
LFT – Letras Financeiras do Tesouro
As Letras Financeiras do Tesouro (LFT) fazem parte do Tesouro Direto. Sua remuneração varia de acordo com a taxa básica de juros, a Selic. É uma boa opção para quem pretende investir quantias mais altas no curto prazo de seis meses. Esta modalidade de investimento alia boa rentabilidade e segurança.
CDI – Certificados de Depósito Interbancário
Outra forma bastante segura de investir o dinheiro da sua empresa no curto prazo é o CDI, que é parecido com a poupança, mas com a vantagem de ter uma rentabilidade maior.
Os grandes bancos oferecem rentabilidade com mais de 100% do CDI apenas nos casos de investimentos com prazo mínimo de três anos. Então, como estamos falando sobre opções para curto prazo, é interessante que você busque bancos menores e menos conservadores, que ofereçam um rendimento mais alto.
Fundos de Renda Fixa
Os fundos de renda fixa também estão ligados à taxa Selic, possuem boa liquidez e são mais seguros, características importantes para investimentos de curto prazo. Se esse será seu primeiro investimento, essa é uma ótima opção para começar.
Gostou desse artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo. E, se fizer sentido para você, curta e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
[php_everywhere instance=”1″]
Imagem: Dim Tik / Shutterstock
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.