10 Hábitos de pessoas saudáveis para você levar como exemplo para a sua vida

saúde e hábitos de pessoas saudáveis

Hábitos de pessoas saudáveis nos inspiram a sermos mais cuidadosos com nossa saúde

 

Quando começa janeiro, o que mais se vê nas redes sociais e nos grupos de amigos ou familiares são pessoas que desejam emagrecer, fazer dietas, dar início ao famoso “Projeto Verão”, dar mais atenção à saúde, promessas para se cuidarem mais. Começar o ano cuidando de si mesmo é realmente importante e necessário. Mas o que se nota é que este cuidado todo não se torna um hábito. Ser uma pessoa saudável requer disciplina, comprometimento e principalmente, informações sobre você e seu organismo.

Se você deseja fazer parte do time das pessoas saudáveis, e não estou falando apenas de pessoas que desejam emagrecer, eu quero compartilhar com você alguns hábitos adotados e praticados por pessoas que fizeram da vontade de mudar um novo estilo de vida. As dicas que compartilharei aqui são para que você mantenha o seu olhar para além dos quilos perdidos e das medidas do corpo reduzidas. Neste artigo, quero que você descubra que cuidar de si mesmo envolve novas formas de pensar e agir.

Vou te ajudar agora a adquirir hábitos mais saudáveis e mudar de vida!

Acesse este link e aumente sua qualidade de vida.

1 – Beba água!

Nosso organismo é composto por água. 70% do corpo humano é composto por esse importante líquido. Além de manter nosso corpo hidratado, a água garante o bom funcionamento dos rins e intestino, previne cãibras e garante que todo o seu corpo receba os nutrientes necessários para se manter disposto. O ideal é ingerir 2 litros de água por dia. E se você se deixa levar pela rotina agitada a ponto de não lembrar de tomar água, existem vários aplicativos – disponíveis na Apple Store e Google Play – que podem te ajudar a tomar água regularmente. Assim, paulatinamente, tomar a quantidade de água necessária se tornará um hábito saudável.

2 – Procure uma atividade física que combine com você

Manter o corpo em exercício é importante para que você tenha uma vida mais saudável. Aí, você deve estar se questionando: “Zé, eu não gosto de musculação, ir para a academia”. E é aí que entra a segunda parte da dica: busque algo que combina com você. Tem pessoas que não gostam de estar em academias, mas isso não significa que é somente neste ambiente que você terá meios para se exercitar. Que tal começar a dançar? Ou fazer alguma luta de arte marcial? Pedalar pela sua cidade? Fazer Yoga? Pilates? Existem várias possibilidades e formas para que você exercite seu corpo de maneira agradável. Quando você encontra uma atividade física que te agrada, a hora de se exercitar se torna um momento bastante prazeroso.

3 – Reserve um tempo para ler

Se o corpo necessita de exercícios constantes, a mente não é diferente. Uma boa forma de manter a sua mente ativa é ler frequentemente. Ter o hábito de ler – seja obras literárias, científicas, revistas, histórias em quadrinhos, por exemplo – será muito importante para que você curtir um momento só seu, aliviar o estresse e estimular a sua criatividade. Dê prioridade para estilos literários que te agradam mais, escolha um local da sua casa e faça dele o seu canto para leitura.

4 – Tenha um sono tranquilo

Nosso corpo é capaz de muitas coisas, mas ele não é uma máquina que não precise de descanso. Portanto, respeite a necessidade de descansar que o seu corpo tem. Durma. Curta uma boa noite de sono. Se possível, desligue os celulares antes de dormir, para garantir que o seu sono não seja interrompido. Evite ingerir alimentos estimulantes (como cafeína e chocolates) antes de dormir. Uma boa noite de sono permitirá que você tenha mais disposição para o dia seguinte.

5 – Alongamentos ao longo do dia

Durante a jornada de trabalho, é importante fazer pequenas pausas para alongar o corpo. Portanto, se movimente durante o seu expediente. Tire uns minutos para alongar o seu corpo, se levante da sua cadeira e caminhe. Isso evitará que você se canse facilmente.

6 – Sorria, querida pessoa!

Já dizia o ditado “rir é o melhor remédio”. E isso não é nenhum exagero. Estudos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia descobriram em testes realizados ao longo dos últimos 7 anos que o sorriso, aliado ao bom humor, reduzia possíveis riscos de morte das pessoas pertencentes ao grupo de amostra – cerca de 53 mil, no total. Portanto, não deixe seu sorriso guardado só pra você! Sorria, querida pessoa. Sorria!

7 – Faça uma playlist para animar o seu dia

Qual é o estilo musical que melhor combina com a sua rotina? Muito mais que nos entreter, a música nos envolve e nos enche de energias que podem contribuir com o nosso ânimo, com o nosso astral. A música é uma forte aliada para estimular nosso cérebro, sobretudo, pela manhã. Então, a minha dica é: escolhas as músicas que te deixam com o astral lá em cima e… solte o som!

8 – Declare seu amor e expresse sua gratidão

É muito fácil se deixar levar pela rotina e pelo cansaço. Procrastinar não é difícil. Muitas vezes, nos esforçamos para evitar a procrastinação das atividades, mas procrastinamos nos sentimentos e demonstrações de afeto. Deixamos para depois o abraço no filho, o beijo apaixonado no cônjuge, o “eu te amo” para os familiares e amigos. Expressar sentimentos é um hábito saudável não só para quem os declara como também para quem os recebe. Demonstre sua gratidão às pessoas que te cercam. Demonstre sentimentos! Dia eu te amo sempre!

9 – Faça refeições balanceadas

Nosso corpo precisa de energia. Manter nosso corpo abastecido e bem nutrido é fundamental para que tenhamos a disposição necessária para cumprir as nossas atividades. Porém, é fundamental investir em refeições saudáveis e balanceadas. Não basta apenas comer, é importante comer bem. Então, dê prioridade para alimentos que farão bem a sua saúde. Outra dica importante: não pule refeições. Chegou a hora de comer, coma. Caso tenha dúvidas sobre quais alimentos ingerir, procure um profissional de nutrição.

10 – Se conheça e se respeite

Este hábito é de extrema importância. Afinal, como tomar as melhores decisões para si mesmo se você não se conhece? Como escolher a melhor atividade física? Como educar a sua alimentação se você não sabe o porquê de tais hábitos? Conecte-se a si mesmo e se conheça. Isso te ajudará a adotar hábitos que farão mais sentido a sua vida. O autoconhecimento será importante para conhecer e entender os seus limites. Respeitar os próprios limites é fundamental para que você alcance o seu equilíbrio e crie hábitos verdadeiramente saudáveis.

11 – Cuide da sua postura

Para não lesionar o corpo e causar dores, toda pessoa teria que prestar atenção em todas as atividades que desenvolvem durante o dia todo como: sentar, andar, ficar de pé e até o simples ato de atender um telefone. Tenha cuidado em fazer esses movimentos, que parecem simples mas podem causar muitos danos à sua saúde.

12 – Organize sua vida pessoal e profissional

Qualidade de vida também é cuidar para que a vida profissional e pessoal estejam organizadas. Coloque em prática algumas iniciativas do tipo: Não centralizar todos as decisões em você; organizar seu tempo priorizando atividades; colocar as finanças em ordem.

13 – Projeto de vida e Aposentadoria


Planejar o futuro e começar a pensar na aposentadoria, o que pretende fazer e qual a reserva que destinará para isso. Defina uma data para começar a colocar tudo em prática. Faça planejamentos para isso.

14 – Ande com pessoas saudáveis

Existe uma máxima: “Diga-me com quem andas que eu direi que tu és”. As pessoas saudáveis tendem a rodear-se de gente que possui um estilo de vida e objetivos parecidos. Procure andar com pessoas que se tornaram o que mais desejavam ser, e escute seus conselhos.

15 – Cuidado com dietas loucas

Não confie em dietas que apresentem soluções rápidas do tipo: perca 10 kilos em 15 dias. Você pode seguir esse tipo de regime por um período curto de tempo, mas não poderá permanecer de dieta durante um grande período de tempo. Procure se alimentar saudavelmente, praticar exercícios físicos e fazer um acompanhamento alimentar.

16 – Namorar!

Nada melhor para uma saúde física, mental e espiritual. Mantenha um bom relacionamento com seu parceiro. Elogie, amem, se enamorem!

17 – Procure se movimentar durante o dia

Algumas pessoas passam o dia todo sentado, as vezes o trabalho pede isso. Mas mesmo que sua função seja a de ficar atrás de um computador em tempo integral, faça algumas pausas e procure movimentar as pernas, fazer alongamentos, exercícios laborais.

18 – Se descubra

O legal da vida é se redescobrir. Procure sempre despertar algo dentro de você. Adquira sempre novos conhecimentos, novos projetos. Se inove! Tenha sempre esse desejo de mudanças plantado em você.

19 – Priorize sua saúde

Procure sempre estar com suas revisões médicas em dia. O melhor remédio para uma saúde equilibrada é a prevenção. Não deixe que o sedentarismo tome conta de você. Vá ao médico periodicamente.

20 – Exercícios de relaxamento

Cuide para que o estresse não tome conta de você. Ele destrói nosso sistema emocional e imunológico. Adoecem mais, as pessoas com nível de estresse alto. Para evitar existem várias práticas: Yoga, massagem, acupuntura… Faça uso de uma dessas modalidades. Seu corpo e mente irão agradecer.

21 – Tome banhos frios

Banhos frios são ótimos para ativar as células que destroem as bactérias, vírus e outros nocivos. A água fria ajuda a revigorar o sistema imunológico.

22 – Tenha atitudes positivas

Veja sempre o lado bom da vida. Pesquisas comprovaram que pessoas otimistas tem um aumento da imunidade nas células. Outra vantagem é estar sempre rodeados de pessoas positivas. Quem não quer estar perto de pessoas com pensamentos e atitudes positivas? O ambiente fica muito mais atraente e alegre.

23 – Controle os nervos

Ao contrário do positivo, ninguém gosta de estar com pessoas estressadas. Imagine você ficar o dia todo ao lado de alguém que só reclama. Além do mais, o estresse é fator de risco para várias doenças, como os cardiovasculares. Ou seja, quem se estressa demais pode morrer mais cedo.

24 – Respire fundo

Hoje fala-se muito em “mindfullness” que trabalha muito o aqui e o agora, a importância de estar atento na sua respiração. Respirar bem é tudo. Trabalha a insônia, os desgastes mentais, equilibra, aumenta seu bem estar e aumenta sua qualidade de vida. Respire!!!

25 – Pare de fumar

O Cigarro, além de causar vários males ao seu organismo, prejudica todas as pessoas que estão próximas a você no momento que está fumando. Nem precisamos citar quantos problemas de saúde o cigarro pode causar portanto, dê qualidade em sua vida e na de outras pessoas: elimine esse hábito de sua vida.

Vou te ajudar agora a adquirir hábitos mais saudáveis e mudar de vida!

Acesse este link e aumente sua qualidade de vida.

 

Como o Coaching pode contribuir com a busca de hábitos saudáveis?

As ferramentas e técnicas de Coaching podem contribuir de maneira positiva para que você tenha hábitos saudáveis. Atualmente, existem vários profissionais de coach voltados para o emagrecimento e vida saudável no mercado brasileiro, como a Coach Ana Cruz.

 

É importante salientar que todos estes cuidados precisam ter o acompanhamento médico necessário e que tais cuidados não estão atrelados a busca de um corpo que se enquadre em padrões de beleza. O ideal é que você tenha uma boa saúde e seja feliz como você é. Se ame, querida pessoa!

Me conte aqui nos comentários quais são os hábitos saudáveis que você tem e quais gostaria de desenvolver. Se este conteúdo te ajudou de maneira positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 249506584 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jack%20frog

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010