Como combater o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho

© Depositphotos.com / sjenner13 Para evitar que o estresse seja prejudicial para a saúde e para a vida profissional, levante-se, reflita sobre o que está acontecendo e busque atividades relaxantes.

O ambiente de trabalho pode ser um lugar com uma atmosfera negativa, em alguns casos. Profissionais podem começar a se sentir desconfortáveis com o dia-a-dia, e isso só prejudica todos os que estão ali. Você já passou por alguma situação do tipo?

Tudo isso pode ser reflexo de um mercado que, a cada década, se torna mais complexo e competitivo. Justamente pela falta de um código de conduta, muitos profissionais podem acabar extrapolando e criando situações inadequadas. Porém, você pode fugir disso tudo e aprender a combater o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho.

Pare tudo e aproveite para refletir

Quando alguém está estressado, em um elevado nível de aborrecimento, é comum que tome certas atitudes que podem se causar arrependimento no futuro. Para evitar que isso aconteça, pare por 15 minutos, levante-se, tente caminhar um pouco e refleta sobre o que está acontecendo.

Será que você está feliz por trabalhar em seu emprego atual? Suas atividades o satisfazem? Será que você está chegando mais perto do seu objetivo? Você, de fato, tem um objetivo?

Estas são algumas questões que precisam ser respondidas ou, pelo menos, devem surgir para reflexão. É preciso conhecer a si mesmo para ir em busca daquilo que lhe satisfaz. Isso gera entusiasmo, alegria, disposição e afasta as condições de ansiedade e estresse.

Colocando em prática métodos antiestresse e ansiedade

A ansiedade pode ser a maior causa para o estresse. É comum pessoas ansiosas esperarem respostas rápidas e favoráveis de tudo o que fazem, além de não lidarem bem com o fracasso, serem pessimistas demais ou esbanjar confiança em situações que pedem cautela. O ansioso é precipitado por natureza.

Veja abaixo algumas dicas para combater a ansiedade e o estresse.

Comece a adotar práticas que deem uma pausa na ansiedade

Comer mais devagar, fazer seu trabalho de forma calma e paciente, mesmo que esteja com o dia cheio de atividades. Ter foco é mais importante do que realizar as tarefas rapidamente e sem a qualidade de vida.

Tente compreender o mundo de outras pessoas

Os ansiosos costumam enxergar as situações apenas pela sua perspectiva. Tente imaginar como é o ponto de vista da outra pessoa! Se coloque no lugar dela e contribua para o bem-estar de todos. Ao aumentar o seu nível de compreensão, você estará se tornando uma pessoa mais paciente e comedida, entendendo que há no mundo mais coisas acontecendo do que apenas o seu problema.

Recorra a algumas alternativas mais diferentes

Nos momentos de estresse, busque atividades relaxantes. Se o ambiente de trabalho permitir, coloque o seu fone de ouvido e ouça uma música divertida. Na hora do almoço, experimente ler um livro que te envolva e faça aquela realidade problemática ser esquecida, nem que por apenas 20 minutos. Tente ter conversas bem humoradas. Às vezes, um pouco de risada é tudo o que precisamos para o nosso dia ficar melhor.

E lembre-se: estresse no trabalho não se combate com raiva e desânimo. Isso só alimenta a sua ansiedade.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010