Conheça os benefícios de acordar cedo

Acordar Cedo Veja as vantagens de Acordar Cedo

 

Acordar cedo pode ser quase como um sacrifício para uns ou uma forma de ser mais produtivo durante o dia para outros. Você prefere acordar cedo ou dormir até mais tarde? No texto de hoje, vamos falar sobre os benefícios de acordar cedo e de ter um sono de qualidade. Acompanhe! 

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

O que importa é a qualidade 

É provável que você tenha ouvido ou lido em algum lugar que a privação de sono pode ter consequências como a falta de concentração, cansaço e o aumento das chances de ter obesidade, diabetes e outros problemas de saúde. Apesar disso, não ser mentira é importante lembrar que o outro lado da verdade também é verdade: dormir muito pode ser prejudicial para a nossa vida.  

De acordo com um estudo do Centro de Cirurgias Cardíacas Onassis, na Grécia, a falta ou o excesso de sono pode ter impacto na saúde do coração. Basicamente, a pesquisa mostrou que quem dorme pouco ou demais, tem mais risco de desenvolver ou até morrer por conta de uma doença arterial ou derrame. 

Antes de você começar a se preocupar com a sua privação ou excesso de sono, é importante entender que o problema é mais profundo do que isso. Isso significa que dormir menos uma vez ou outra, ou ficar mais tempo na cama de vez em quando, não é um problema. Porém, quando o 8 ou 80 se torna um hábito, é hora de tomar cuidado, pois a qualidade do sono começa a cair. 

O caminho é acordar cedo demais ou só dormir pouco?

A resposta para a pergunta acima é simples: não, o caminho é dormir o suficiente para o seu corpo descansar sem escassez ou exagero.  

Você já pensou em acordar às 4 horas da manhã para ler emails do trabalho e, depois de 1 hora fazendo isso, ir à academia para fazer exercícios físicos para aliviar o estresse? Pois, o Tim Cook, CEO da Apple, não só pensou como segue essa rotina. Apesar de ser um profissional bem-sucedido, os hábitos dele não devem ser considerados como verdades absolutas para qualquer pessoa.   

Esse é o momento em que é preciso entender que nem todo mundo é fã de acordar cedo. Mesmo com a sabedoria popular “Deus ajuda quem cedo madruga” como referência, existem pessoas que preferem acordar mais tarde e fazer as atividades até mais tarde.  

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da revista científica “Nature Communications”, mostra que existem de 350 fatores genéticos capazes de ter impacto na preferência que algumas pessoas têm pelo período da matutino ou noturno. 

Então, não existe certo ou errado, só existe o que você se sentir mais confortável e o que a sua rotina permitir. Por exemplo, se o local em que você trabalha permite que você chegue mais tarde e vá embora mais tarde e você gosta dessa rotina, por que não cumprir com ela, não é mesmo?

3 grandes benefícios de acordar cedo 

Você não está sozinho se o seu dia fica mais produtivo quando acordar cedo, mas tem dificuldade de sair da cama. Por isso, separamos 5 benefícios de levantar-se cedo da cama para começar a curtir o dia. Veja abaixo: 

  1. Crescimento da produtividade: um estudo da revista Sleep, da Oxford University Press (OUP), feito com um grupo de pessoas mostra que o grupo que acordou mais cedo estava com mais disposição para realizar testes no período matutino. Como eu já disse antes e, apesar dessa pesquisa, acordar cedo pode não significar produtividade para muitas pessoas. Porém, existem pessoas que se sentem mais animadas para executar tarefas pela manhã. Experimente e descubra em qual perfil você se encaixa.
  2. Construção de uma rotina: acordar, aproximadamente, no mesmo horário todos os dias ajuda a criar uma rotina, essencial para estabelecer um nível de qualidade no seu sono.
  3. Aproveitar melhor o dia: ao seguir o hábito de acordar cedo, o seu relógio biológico se acostuma com a ideia e acaba seguindo o horário no fim de semana também. Com isso, você ganha mais horas para aproveitar o seu tempo livre. Imagine ter mais tempo para se divertir, estar com a família e amigos ou simplesmente descansar vendo um filme!

Mas como acordar cedo? Continue lendo para ler ótimas recomendações!

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

4 dicas para levantar da cama assim que o sol nasce

Para te ajudar a se livrar da preguiça matinal, selecionamos algumas dicas que podem ser bem úteis. Confira: 

  1. Tenha uma rotina ao dormir: definir os hábitos noturnos é um passo essencial para passar a dormir mais cedo e conseguir acordar mais cedo no dia seguinte. Portanto, estabeleça um horário para dormir e uma hora antes, comece com uma pequena rotina do sono. Por exemplo: evite alimentos mais pesados a noite, tomar um banho, escovar os dentes, desligar a TV e o celular, ler um pouco, colocar o relógio para despertar e finalmente dormir. 
  2. Tenha uma rotina ao acordar: assim, como no item acima, é interessante estabelecer novos hábitos para esse período. Já começar o dia já com a agenda programada! Veja um exemplo: acordar às 5 horas, tomar café da manhã, fazer exercícios físicos e começar a trabalhar. Caso você trabalhe em casa (home office), é ideal que você tenha um lugar específico para realizar suas atividades e se dirija diretamente a ele, após os exercícios. Nem pense em voltar para a cama!
  3. Pratique exercícios físicos: não gosta da ideia de fazer atividades físicas logo pela manhã? Não tem problema! Descubra qual é o seu melhor horário e invista nessa ideia. A prática regular de exercícios físicos ajuda a evitar distúrbios do sono, tais como a insônia e a síndrome das pernas inquietas. Assim como um período de sono de 7 a 8 horas pode contribuir com os efeitos das atividades, pois o metabolismo funciona melhor.
  4. Cuide da alimentação durante todo o dia: além de evitar alimentos pesados antes de dormir, como dissemos acima, é importante ficar atento a tudo que se ingere ao longo do dia. Por exemplo, se a cafeína ajuda a deixar você mais desperto, não é recomendado tomar qualquer líquido com esse componente depois das 15 horas.

Agora que você já sabe dos benefícios de se acordar cedo e até conferiu dicas de como iniciar essa rotina, é hora de começar a agir! 

Se você tem mais alguma dica interessante é só escrever nos comentários abaixo. 

   

Copyright: 1385318660 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ake+ngiamsanguan

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010