Dicas para alcançar uma vida equilibrada

Homem praticando ioga

Saiba como ter uma vida mais equilibrada.

Para você, o que é uma vida equilibrada? Essa é uma pergunta para a qual, com certeza, há muitas respostas. De forma geral, isso acontece porque todos nós somos diferentes em nossa essência. Também por isso, buscamos diferentes caminhos para alcançar o que alguns chamam de equilíbrio ou mesmo nos desviar completamente dele.

No artigo a seguir iremos explicar melhor essa ideia de equilíbrio e listar dicas para que você possa alcançar essa qualidade em sua vida. Então, vamos começar a pensar em como ter uma vida equilibrada? 

Movimento Slow Living

Esse movimento prega uma desaceleração no ritmo de vida. Assim, há mais tempo para dar atenção a outros aspectos da vida que não sejam estritamente os temas relacionados a trabalho e carreira. Ações como: descansar, estar com os amigos, família, nos relacionamentos, ter momentos de diversão, tranquilidade, alegria e paz interior.

Todos esses setores da vida devem receber atenção e estar equilibrados. Quando você entende que não pode viver apenas para o trabalho, enxerga as outras cores que os dias têm. Uma vida plena depende do equilíbrio e da existência de momentos para apenas cultivar aquilo que de melhor se tem dentro de si. 

Roda da vida e equilíbrio

A Roda da Vida é uma ferramenta muito utilizada no processo de Coaching para que o cliente identifique como está sua vida. Essa roleta tange a 12 aspectos diferentes, divididos em quatros grupos com três elementos cada. Estes, por sua vez, tangem aos âmbitos: relacionamentos, profissional, pessoal e qualidade de vida.

Dentro desses contextos, são realizadas perguntas para avaliar a dimensão do valor de cada item.

Âmbito Pessoal

  • Saúde e Disposição
  • Desenvolvimento Intelectual
  • Equilíbrio Emocional

Profissional

  • Realização e Propósito
  • Recursos Financeiros
  • Contribuição Social

Relacionamentos

  • Família
  • Desenvolvimento amoroso
  • Vida Social

Qualidade de Vida

  • Criatividade, Hobbies e Diversão
  • Plenitude e Felicidade
  • Espiritualidade

Dicas para ajudar a ter uma vida mais equilibrada

Abaixo listamos dicas para ter uma vida mais equilibrada nesses diferentes aspectos. 

1. Equilibre a vida pessoal e a profissional

Divida seu tempo entre seu trabalho e vida pessoal, de forma que nenhuma das partes fique negligenciada. Para conseguir esse equilíbrio, é essencial ser uma pessoa organizada.

Divida seu tempo de forma estratégica entre as tarefas que precisa realizar, tanto as profissionais quanto as pessoais. Aplicativos de gerenciamento do tempo podem te ajudar nessa tarefa. 

2. Seja focado

Quando estiver em seus momentos de lazer, aproveite-os completamente para relaxar e se divertir. Da mesma forma, quando estiver realizando uma atividade de trabalho, mantenha a sua concentração totalmente voltada para o que está fazendo. O foco total no que está sendo feito em cada momento te ajudará a aproveitar melhor seu tempo e ainda a realizar suas tarefas com mais eficiência. 

3. Desconecte-se 

Os aparelhos eletrônicos, ao mesmo tempo em que eliminam distâncias, criam barreiras na comunicação de pessoas que estão muito próximas. Desconecte-se e aproveite os momentos com seus amigos, cônjuges, namorados e família. Em um jantar de família, por exemplo, não leve o celular para a mesa. 

Quando sair com seus amigos, mantenha o celular no seu bolso ou na sua bolsa. Os aparelhos podem ser usados para registrar alguns momentos, mas evite ficar respondendo mensagens durante o período que é para interagir. Com o passar do tempo, você perceberá que ficar totalmente focado nas suas atividades sociais e desconectado é bom para seu relaxamento. 

4. Incentive a independência das pessoas à sua volta

Torne as pessoas à sua volta mais independentes de você, pois isso lhe confere mais tempo e liberdade e autonomia em relação a elas. Isso vale para seus filhos, outros familiares e até mesmo para os membros da sua equipe de trabalho.

Alguns líderes tendem a centralizar muito o trabalho e isso pode gerar grande insegurança em seus colaboradores. Delegar tarefas importantes para os profissionais é fundamental para que eles compreendam que estão sendo valorizados.

Além disso, como já citamos, a independência das pessoas que dependem de você te permite ter mais tempo livre para pensar em si mesmo. No contexto de trabalho isso significa mais tempo para realizar as suas tarefas. 

5. Aprenda a não fazer nada

Quando tiver tempo para descansar, descanse verdadeiramente, ouse não fazer nada. Pode parecer curioso, mas muitas pessoas não sabem simplesmente não fazer nada. Vivemos em um contexto em que ficar apenas descansando sem realizar nenhuma atividade pode parecer algo fora de propósito, tempo desperdiçado.

Contudo, ter um tempo para não fazer nada é essencial para liberar a mente do estresse do dia de trabalho. Tenha a certeza de que você precisa desse tempo para não fazer nada, além de não pensar em nada. Pare e pense, quando foi a última vez que você ficou sem fazer nada? Se faz tempo, é importante remediar essa situação. 

6. Tenha metas e objetivos 

Foque em realizar coisas de que você goste, seja uma viagem, empreender seu negócio ou outra atividade. Use sua energia em trabalhos que possibilitem a sua realização como um todo. Tenha em mente algo que goste e queira muito fazer, a partir desse pensamento você pode considerar quais são os passos necessários para realizar esse desejo.

Organize-se para realizar cada um dos passos rumo a concretizar o que irá te fazer feliz. O desejo grande é a sua meta e os passos necessários para realizá-lo são seus objetivos. Ter metas para concretizar é uma forma de se motivar constantemente. 

7. Doe seu tempo e energia

Doe-se a causas sociais, ajude o próximo, tenha compaixão e seja otimista. Quando você doa parte do seu tempo e energia, a tendência é se sentir mais leve. O equilíbrio depende de saber olhar para dentro de si, mas também para o seu entorno. Veja as outras pessoas e as suas necessidades. 

Considere de que maneira você pode contribuir para que outras pessoas também alcancem a felicidade. Fazer parte das realizações de terceiros é algo que faz com que você cresça e se torne alguém muito melhor. Como você vem ajudando outras pessoas?

Gostou de conferir dicas de como alcançar uma vida equilibrada? Aplique essas dicas e descubra como é possível ser mais feliz!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds