Entenda a influência do hormônio cortisol no seu bem-estar

hormônio cortisol
O cortisol é o principal hormônio regulador do estresse e pode impactar seu bem-estar.

Ser de Luz, você tem parado para analisar como estão os seus dias? Como você tem se sentido diariamente? Se mais satisfeito e realizado com suas conquistas, ou mais estressado e cansado, semana após semana?

Situações como estas, entre muitas outras, merecem a nossa atenção constante, uma vez que elas envolvem a análise de nosso bem-estar, ou seja, se estamos bem física, espiritual, mental e emocionalmente. Precisamos ficar de olho em nós mesmos, para que assim, caso percebamos que algo não está muito bem, possamos tomar as providências para entender o que está ocorrendo e mudar o que for necessário, no sentido de melhorar, independentemente de quais aspectos forem.

Pensando nisso, hoje convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer um hormônio que tem grande atuação em nosso organismo e que, dependendo dos níveis, pode ter bastante influência sobre o nosso bem-estar. Estou falando do cortisol.

Cortisol: o que é?

Tenho certeza que nos últimos tempos você já ouviu falar bastante sobre diversos hormônios que o nosso corpo produz e que são responsáveis por reações que fazem com que nos sintamos bem ou um tanto quanto estressados, não é mesmo?!

O cortisol é um destes hormônios. Produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima de nossos rins, ele tem como principal função e responsabilidade ajudar no controle do estresse em nosso organismo, bem como na redução de inflamações, no bom funcionamento de nosso sistema imunológico, no controle dos níveis de açúcar no sangue e também de nossa pressão arterial.

O problema acontece quando é liberada uma grande quantidade de cortisol em nosso organismo. No momento em que isso ocorre, ele, que também é conhecido como hormônio do estresse, acaba trazendo uma infinidade de consequências indesejadas para o nosso dia a dia, impactando, diretamente em nosso bem-estar.

O impacto do cortisol em nosso bem-estar

Se você é uma pessoa verdadeiramente estressada, continue esta leitura, pois este artigo é justamente para você. Isso porque, como eu disse, o cortisol é considerado o hormônio do estresse, pois quando estamos estressados e nervosos, acabamos liberando uma alta quantidade dele em nosso organismo, o que traz grandes impactos e consequências negativas para a nossa saúde e bem-estar.

Saiba o que o excesso ou a falta do cortisol causa em nosso organismo, a seguir:

Dificuldades para perder peso

Entre os impactos negativos para o nosso bem-estar está a dificuldade que algumas pessoas que produzem cortisol em excesso têm de perder peso. Isso porque a glândula suprarrenal, responsável pela produção do hormônio, também está envolvida no processo de metabolismo da glicose e em nosso humor.

Assim, ao produzir uma grande quantidade de cortisol, o indivíduo acaba sentindo uma vontade insaciável de se alimentar de doces, o que, além de trazer dificuldades para a perda de peso também contribui para o acúmulo de gordura no corpo.

Dificuldades para dormir

Outro ponto em que o cortisol age em nosso organismo e em nossas noites de sono. Isso acontece, pois ele tem como uma de suas funções controlar a qualidade de nosso sono durante a noite. Sendo assim, quando não dormimos muitos bem, acabamos experimentando um dia ruim, com muito cansaço, indisposição e até mesmo mau-humor.

Cansaço prolongado

Nestes dois primeiros itens falei sobre como o excesso de cortisol age no organismo. Quando o contrário acontece, ou seja, quando há a pouca produção da substância, acabamos por nos sentirmos constantemente cansados, principalmente no período da manhã.

Isso acontece pelo fato do cortisol estar envolvido na produção de outras substâncias importantes para o bom funcionamento de nosso corpo. Sendo assim, o seu excesso ou a sua falta podem gerar consequências como fadiga e uma sensação de cansaço que se prolonga por dias.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Irritação constante

O cortisol é considerado o hormônio do estresse pelo seguinte fato: a medida que nos sentimos estressados em nosso dia a dia, menos serotonina o nosso organismo produz. Para quem não sabe, a serotonina é a substância responsável pela sensação de bem-estar e prazer que temos.

Sendo assim, ao produzirmos menos serotonina, a tendência é que fiquemos cada vez mais tristes, desanimados e mau-humorados por mais tempo, o que, consequentemente, causa uma irritabilidade constante.

Baixa imunidade

Uma das principais funções do cortisol é manter o nosso sistema imunológico funcionando normalmente. No entanto, quando há baixa ou alta produção da substância em nosso organismo, a nossa imunidade acaba sendo impactada, nos deixando cada vez mais susceptíveis aos mais diversos tipos de doenças, principalmente as infecções.

Como normalizar a produção de cortisol no organismo?

É importante estar atento a estes pontos que citei, para que assim, como eu disse no início do texto, você possa se precaver ou tomar as medidas necessárias para mudar alguns comportamentos no seu dia a dia.

Caso observe uma ou mais situações como estas em você mesmo, aqui vão algumas dicas do que você pode fazer para lidar com o problema e normalizar a produção de cortisol em seu organismo.

Trabalhe a sua inteligência emocional

Este fator é crucial neste processo. Isso porque a inteligência emocional ajuda no controle do estresse, que é uma das principais causas do aumento do cortisol no organismo. Sendo assim, quando temos maior inteligência emocional, mais controle temos sobre nossas emoções e sentimentos, o que, consequentemente, nos ajuda a evitar o estresse no dia a dia.

Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos é uma forma extraordinária de diminuir a produção do cortisol, caso suas taxas estejam elevadas. Isso acontece, pois, ao nos exercitarmos, produzimos uma outra substância chamada endorfina, que provoca a sensação de bem-estar e é capaz também de regular as emoções.

Cuide da sua alimentação

Uma alimentação saudável e bem balanceada, tem o poder de equilibrar corpo e mente, trazendo diversos benefícios. Neste sentido, o ideal é evitar alimentos gordurosos, bem como o excesso de açúcar, e dar prioridade àqueles ricos em nutrientes, como frutas, verduras, legumes, entre muitos outros.

Lembre-se sempre de se lembrar de consumir também bastante água, pois ela ajuda no processo de digestão e no bom funcionamento de nosso metabolismo.

Em todo este processo, o ideal é ficar atento a você mesmo, como eu disse nos primeiros parágrafos, para que assim você tenha a oportunidade de se cuidar e levar uma vida mais leve e tranquila, evitando qualquer tipo de estresse e lidando com os seus desafios do dia a dia da melhor maneira possível.

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Já conhecia os impactos do cortisol em nosso bem-estar? Deixe o seu comentário, dizendo o que achou e lembre-se de compartilhar nossos artigos, em suas redes sociais, para que seus amigos também possam expandir cada vez mais seus conhecimentos.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Créditos da Imagem: Por Kunst Bilder – ID da foto stock livre de direitos: 576447430



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010