O que fazer na quarentena? Dicas para aproveitar o tempo em casa de forma produtiva

o que fazer na quarentena

40 dicas para te ajudar na quarentena

 

O isolamento social, adotado como medida para combater a disseminação do coronavírus (COVID-19), tem feito com que milhões de pessoas em todo o mundo mudem totalmente suas rotinas e permaneçam em suas casas durante o dia todo. Algumas continuam trabalhando na modalidade home office, já outras receberam férias de seus empregadores. Independente de qual seja a sua situação, saiba que, por mais desafiador que tudo isso seja, é possível aproveitar esse tempo de forma produtiva.

Tenha em mente que o vírus existe e que, neste momento, profissionais altamente competentes estão trabalhando para resolver a questão. Desse modo, o melhor que pode fazer é cuidar de si e encontrar maneiras de aproveitar essa quarentena para se conhecer melhor, aprender coisas novas, rever suas prioridades, traçar metas, enfim, transformar o limão em uma saborosa limonada.

40 Atividades para fazer em casa durante a quarentena

Ficar em casa em quarentena não precisa ser sinônimo de ócio e tédio. Você pode, e deve, aproveitar esse tempo para realizar atividades interessantes e que agreguem, seja trazendo autoconhecimento, bem-estar, aprendizado, aquisição de novas habilidades e vários outros benefícios. Veja, a seguir, 40 sugestões de atividades para alcançar isso.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

1 – Determinar uma rotina para seguir

Antes de qualquer coisa, é de extrema importância que determine qual será sua rotina durante os dias em casa. Faça isso mesmo se não estiver trabalhando, pois essa é uma medida necessária para evitar o tédio e a irritação por não poder sair. Defina um horário para acordar, fazer suas refeições e realizar todas as atividades que pretender durante cada dia. Acredite, isso fará uma grande diferença no seu equilíbrio emocional e produtividade.

2 – Fazer uma lista com suas qualidades e pontos de melhoria

O autoconhecimento é, sem dúvida, o maior benefício que você pode ter com esses dias em casa. Aproveite para refletir sobre quem você é, o que deseja para sua vida, as suas prioridades. Para tornar o processo mais interessante, crie listas com aquelas que considera suas maiores qualidades e os pontos que acha que precisa desenvolver. A partir dessas informações poderá traçar estratégias para usá-las a seu favor.

3 – Escrever um diário

Escrever um diário é mais um exercício fantástico de autoconhecimento, pois é uma forma de obter clareza em relação ao que está pensando e sentindo. Além disso, por se tratar de uma situação que naturalmente gera incertezas e ansiedade, o ato de passar seus sentimentos para o papel fará com que se sinta melhor, como se estivesse mesmo desabafando com alguém.

4 – Fazer cursos online

Você já parou para pensar como seria viver uma quarentena sem acesso à tecnologia? Certamente as coisas seriam bem mais desafiadoras. Então, que tal aproveitar esses recursos para obter novos conhecimentos? Existe uma infinidade de cursos disponíveis na internet, sobre os mais diferentes temas, inclusive alguns até oferecidos gratuitamente. Escolha uma opção que julgar interessante e aproveite o tempo livre para se dedicar aos estudos.

5 – Aprender um novo idioma

Ainda em relação ao aprendizado, se tem um tipo de conhecimento que faz toda a diferença na carreira é ter um segundo idioma. Se você já tem alguma noção de inglês, espanhol ou outra língua do seu interesse, encontre formas de se aprofundar, se não tem essa base, comece a construí-la. Mais uma vez a internet se mostra como um grande meio para obter conhecimento e chegar cada vez mais longe.

6 – Assistir filmes com lição de vida

Assistir filmes é uma ótima opção de entretenimento para fazer em casa, ainda mais hoje em que temos acesso aos serviços de streaming. Contudo, em vez de escolher títulos apenas por sua popularidade, experimente optar por aqueles que tenham alguma lição de vida. Algumas produções que seguem essa linha são: A Cabana; Homens de Honra; Uma Lição de Vida, Click; Até o Limite da Honra, entre outros.

7 – Assistir documentários

Os documentários são mais uma opção de entretenimento que têm muito a agregar, pois mostram fatos e realidades que, muitas vezes, são desconhecidas para nós. Para assistir, basta fazer uma breve pesquisa nos catálogos de serviços de streaming, como Netflix e Amazon, e também no Youtube. Apenas tenha em mente que um documentário expressa, de alguma forma, a opinião de alguém, portanto, assista com pensamento crítico para tirar as suas próprias conclusões.

8 – Reorganizar os móveis da casa

Já que está passando o dia todo em casa, é importante que faça o possível para deixar o ambiente o mais confortável e agradável possível. Experimente mudar os móveis de lugar, às vezes, pequenas alterações são capazes de mudar totalmente o espaço. Essa é uma forma de aprender a olhar além, não apenas em relação à mobília e sim sobre a vida de modo geral.

9 – Separar coisas que não usa para doar

Além de organizar a parte visual do ambiente, lembre-se também dos itens que ficam dentro dos armários, como roupas, calçados, acessórios e utensílios em geral. Separe tudo aquilo que não usa mais e doe para quem precisa. Guardar coisas demais em casa faz com que desperdice seu tempo todos os dias procurando as peças que usa, portanto, desapegue dos excessos para ter uma vida mais prática.

10 – Testar novas receitas na cozinha

Mais uma boa pedida para a quarentena é rever os seus hábitos alimentares e testar novas receitas. Acredite, aprender a cozinhar ou aperfeiçoar as habilidades que já tem é uma forma de se tornar mais independente. Isso sem contar que saberá exatamente os ingredientes que irá utilizar, podendo dar preferência para ingredientes saudáveis.

11 – Dançar e exercitar o corpo

Poucas pessoas têm o hábito de se exercitarem em casa, a grande maioria prefere ir até uma academia ou fazer algo ao ar livre. Contudo, como a indicação dos especialistas em saúde é que todos fiquem em casa, é preciso encontrar alternativas de se manter em movimento sem precisar sair. Experimente dançar e praticar outros tipos de exercícios através de vídeos e aplicativos, assim, estará fazendo bem para o corpo e, também, para a mente.

12 – Fazer atividades que estimulem o cérebro

Ah, e não é apenas o corpo que precisa de exercícios, o cérebro também precisa de estímulos. Existem alguns passatempos que são ótimos para se distrair em casa e exercitar a mente, como: caça-palavras, palavras cruzadas, sudoku, xadrez (caso tenha companhia), entre outros. Essa é uma dica bastante interessante também para idosos, para manterem o cérebro em plena atividade.

13 – Montar um quebra-cabeças

Montar quebra-cabeças é uma atividade que estimula o cérebro e que também é muito divertida. Quanto maior for a figura a ser montada, mais desafiadora será a tarefa. Aproveite para reunir os familiares que estiverem em quarentena com você e passem o tempo de uma forma positiva. Depois, poderão enquadrar a imagem e guardar como lembrança do momento que viveram juntos.

14 – Assistir palestras inspiradoras

Outra forma de aproveitar os recursos oferecidos pela internet para realizar atividades produtivas em casa é assistindo palestras inspiradoras. Um projeto bastante interessante que realiza conferências com falas fantásticas é o TED Talks. Com uma breve pesquisa é possível encontrar palestras incríveis de nomes como Tony Robbins, Brené Brown, Daniel Kahneman, Graham Hill, entre outros.

15 – Visitar museus virtualmente

Você sabia que dá para visitar museus virtualmente? Isso mesmo, do conforto da sua casa é possível ver algumas das obras mais famosas do mundo e conhecer o acervo de locais como: o Louvre, que fica em Paris; o British Museum, de Londres; o MET, de Nova Iorque; o Museu do Prado, da Espanha, entre outros. Aproveite essa oportunidade gratuita de adquirir cultura!

16 – Cuidar das plantas

Se tem um jardim em casa ou alguns vasos pode aproveitar para cuidar das suas plantas. O contato com a natureza é muito benéfico, ajuda a melhorar o humor e controlar a ansiedade, o que é bastante positivo durante a quarentena. Se tiver uma horta, mesmo que pequena, poderá usar os alimentos cultivados para colocar o décimo item desta lista em prática.

17 – Treinar suas habilidades de escrita

A escrita é uma habilidade ignorada por muitos que erroneamente se baseiam no fato de que não são escritores profissionais. Entretanto, trata-se de uma atividade que faz parte da rotina da grande maioria das profissões, já que a comunicação nas empresas geralmente se dá por e-mails e mensagens de texto. Nesse sentido, aproveite para treinar a escrita, ler mais, ampliar seu vocabulário, essa também é uma forma de agregar à sua carreira.

18 – Conversar com familiares e amigos por chamadas de vídeo

Isolamento social não precisa ser sinônimo de isolamento afetivo. Mesmo que não possa estar fisicamente com os seus entes queridos pode manter contato com eles através de chamadas de vídeo. Independentemente de já se comuniquem através de mensagens escritas, poder ver e ouvir a voz das pessoas que ama certamente te dará mais forças para enfrentar este momento.

19 – Promover atividades que envolvam todos da casa

Essa dica é para aqueles que estão em casa com seus pais, filhos, cônjuge ou outras pessoas. Em vez de cada um ficar no seu canto, fazendo as suas coisas, é interessante que se reúnam em atividades de lazer, como jogos e brincadeiras. Essa pode ser uma grande oportunidade para conhecer melhor indivíduos que moram contigo, mas que, por conta da correria do dia a dia, muitas vezes não passam tempo de qualidade juntos.

Fique longe das FAKE NEWS, separamos um material especial sobre o COVID-19!
Clique aqui, baixe nosso infográfico e conheça ainda mais sobre esse vírus!

20 – Criar um clube do livro online

Ler é uma atividade muito positiva e que pode se tornar ainda mais proveitosa se você fizer parte de um clube do livro. Procure por algum que já exista em fóruns e redes sociais ou crie o seu, convidando seus amigos que também gostem de ler para participar. O grupo, então, deverá escolher uma obra e, ao final do período determinado, realizar uma videoconferência para que comentem a respeito.

21 – Produzir conteúdo para a internet

Se você é usuário de redes sociais, certamente acompanha o trabalho de várias pessoas. Já pensou em começar a produzir conteúdo também para compartilhar? Mesmo que não tenha a intenção de se tornar conhecido, poderá fazer isso com os seus amigos, publicando textos, imagens e vídeos passando adiante seus conhecimentos. Isso é ótimo para adquirir autoconfiança e fortalecer o senso de utilidade durante a quarentena.

22 – Rever seus filmes favoritos

Se tem algo reconfortante é estar em contato com nossa memória afetiva. E você pode fazer isso revendo filmes que trazem boas lembranças, seja por ter assistido com alguém especial, por remeter à sua infância, enfim, qualquer coisa que lhe faça bem. Se tem filhos, poderá apresentar essas produções do passado a eles, tornando a experiência ainda mais divertida.

23 – Cuidar da sua espiritualidade

Uma situação como a que estamos vivendo mexe com os ânimos de todos, por essa razão, é importante que cada um cuide da sua espiritualidade, que não precisa, necessariamente, estar ligada a uma religião. Trata-se de encontrar um significado para a vida, que pode ter relação com um ser superior, com a natureza, com os seus valores, enfim, com o que fizer sentido para você.

24 – Desenhar, pintar e criar

Fazer trabalhos manuais estimula a criatividade e faz muito bem para a mente. Mais uma vez, se tiver crianças em casa, realize essa atividade com elas. Se não tiver, faça mesmo assim, pois adultos também podem ser beneficiados com isso, para comprovar basta se lembrar do sucesso que os livros de colorir fizeram há alguns anos.

25 – Atualizar seu currículo e perfil do LinkedIn

Mesmo que não esteja em busca de uma nova oportunidade de trabalho, é importante manter o currículo e o perfil do LinkedIn sempre atualizados. Afinal de contas, nunca se sabe quando uma nova oportunidade pode surgir. Aproveite para interagir com pessoas através do LinkedIn, fazer novos contatos e fortalecer sua imagem profissional.

26 – Reavaliar seu orçamento financeiro

Há quanto tempo você não revisa as suas finanças? Saiba que organizar esse aspecto da sua vida é uma forma de valorizar o dinheiro que ganha através do seu trabalho. Portanto, repense certos custos, veja se realmente utiliza todos os serviços que contratou. Assim, poderá manter o foco nas suas prioridades e alcançar metas financeiras em menos tempo.

27 – Fazer parte de comunidades virtuais

O ser humano é um ser social que, no momento, está impedido de se relacionar com pessoas fisicamente. Uma forma de suprir essa necessidade é através de comunidades virtuais, como Reddit e grupos do Facebook. Faça buscas para encontrar comunidades com pessoas que tenham um interesse em comum com você, assim, poderão trocar informações e, quem sabe, fazer novas amizades.

28 – Observar a paisagem da sua janela

Você saberia descrever em detalhes a paisagem que pode ser vista através das janelas da sua casa? Se ficou em dúvida, pare um tempo para observar, concentrando-se totalmente nessa atividade. Se desejar, use o celular para fazer fotografias de tudo o que vê. Esse é um exercício bastante positivo de mindfulness que te ajudará a se concentrar no momento presente.

29 – Ler livros que estão parados na estante

Você já leu todos os livros que tem em casa? Mesmo os leitores mais vorazes costumam ter obras nunca lidas em suas estantes, seja por falta de tempo ou por colocarem outras na frente. Agora que o tempo está sobrando, aproveite para colocar essa leitura em dia. Pode ser que tenha publicações fantásticas guardadas sem ter se dado conta disso.

30 – Ligar para amigos e familiares que não fala há tempos

Além de manter contato com as pessoas que fazem parte do seu círculo de convivência, lembre-se, também, de ligar para amigos e familiares que não vê há algum tempo. Mesmo que sempre veja suas postagens nas redes sociais, o fato de parar para fazer uma ligação para saber se o outro está bem pode transformar o dia dele e o seu também.

31 – Aprender novas habilidades

O conhecimento teórico é muito importante, contudo, é bom se lembrar também de aprender novas habilidades. Aqui, entram as mais variadas atividades, como mexer em algum software que não domina, tocar um instrumento que tem em casa, fazer crochê, pintar quadros, opções não faltam. Mais uma vez a internet pode ser sua grande aliada.

32 – Ouvir música e cantar junto

Como diz o ditado, quem canta seus males espanta! Sempre que quiser se sentir mais animado durante a quarentena, coloque suas músicas preferidas para tocar e solte a voz. Se tiver um videokê em casa poderá se divertir ainda mais. Certamente irá se sentir mais leve depois de algum tempo de cantoria.

33 – Realizar pequenos consertos em casa

Sua casa é o seu lar, o seu abrigo, assim, cuidar dela com carinho é uma forma de fazer bem a si mesmo. Portanto, aproveite o tempo livre para realizar pequenos consertos que vem adiando há tempos por causa da correria. Mas, claro, faça coisas que forem seguras e que sabe que pode consertar sozinho.

34 – Ver fotos antigas e lembrar de momentos especiais

Hoje em dia, raramente alguém revela fotografias, já que ficam todas armazenadas virtualmente. Contudo, toda casa tem pelo menos um álbum com fotos antigas no armário, da época das câmeras analógicas. Aproveite para rever essas imagens e relembrar de momentos que fazem parte da sua história.

35 – Fazer uma lista de gratidão

Por mais que a realidade esteja desafiadora por conta da pandemia, é importante lembrar que ainda assim você tem muitos motivos para agradecer. É preciso forçar a mente em relação a essas coisas para evitar que ela entre no modo automático e mantenha o foco apenas nos problemas. Para isso, escreva uma lista com todos os motivos pelos quais é grato e vá completando-a todos os dias.

36 – Escrever cartas para os entes queridos

Estamos o tempo todo nos comunicando através de mensagens escritas, mas elas são curtas e em nada se parecem com as cartas que eram enviadas no passado. Uma atividade muito interessante a se fazer envolve escrever cartas para quem você ama e que, por conta da quarentena, não vê há algum tempo. Escreva à mão, fotografe a folha de papel e envie ao destinatário, que certamente irá se surpreender com seu gesto.

37 – Ouvir podcasts

Os podcasts estão se tornando cada vez mais populares no Brasil e são ótimos para se informar e aprender coisas novas sem ter que parar e assistir um vídeo, por exemplo. A grande maioria deles pode ser encontrada em aplicativos de streaming de música, como o Spotify. Ouça enquanto se exercita, realiza tarefas domésticas ou quando preferir.

38 – Pesquisar sobre temas do seu interesse

Como dito em vários tópicos deste artigo, a internet é uma ferramenta maravilhosa que, se bem usada, pode nos proporcionar benefícios fantásticos. Em vez de ficar apenas nas redes sociais, comece a usar os sites de busca para fazer pesquisas de temas do seu interesse e que não precisam, necessariamente, ter relação com o seu trabalho. Amplie seus horizontes, ouse ir além!

39 – Crie um projeto

Sabe aquela ideia que está na sua cabeça há tempos? Pare de continuar adiando e comece a se planejar para colocá-la em prática. Mesmo que ela dependa de as coisas terem voltado ao normal na sua cidade e no nosso país, certamente existem medidas que pode começar agora e realizar em casa. Use seu tempo de forma útil, no futuro irá agradecer por ter tomado essa atitude.

40 – Fazer planos para quando a quarentena acabar

Se concentrar no momento presente para evitar pensamentos ansiosos é fundamental, mas isso não significa que não possa fazer planos para o futuro. Por mais que não tenhamos respostas claras sobre quando a quarentena irá acabar, você pode pensar no que fará quando acontecer. Considere tanto planos profissionais quanto pessoais, analise os passos que precisa dar e se organize para chegar lá!

Roberto Shinyashiki, autor de livro de grandes sucessos, tem uma citação que nos ensina muito sobre a fase que estamos vivendo. Ele disse que na vida temos três grandes professores, que são: o momento feliz, o momento triste e o momento difícil. O primeiro, mostra tudo aquilo que não precisamos mudar; o segundo, o que precisamos mudar; já o terceiro, mostra tudo aquilo que somos capazes de suportar. Pense nisso!

Aproveite para enviar este artigo para os seus amigos e incentivá-los a aproveitarem a quarentena para realizar atividades produtivas e edificantes!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010