Saúde, bem-estar e qualidade de vida – Quais suas respectivas importâncias?

Entenda qual é a importância da saúde e bem estar para o seu desenvolvimento pessoal

Aqui blog do IBC você encontra diversos conteúdos sobre carreira, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Existe um assunto que tem toda relação com esses temas e que acaba ficando nos bastidores, mas que precisa ser falado, que é a saúde, que está totalmente ligada ao bem-estar e à qualidade de vida.

Uma pessoa que não está se sentindo bem física e emocionalmente, possivelmente não conseguirá se desenvolver e desempenhar todo o potencial que possui. Por isso, precisamos falar sobre esses assuntos, porque apenas com a base sólida é possível construir uma edificação imponente e resistente.

Continue a leitura para saber mais a respeito da importância de cuidar da sua saúde e prezar pelo seu bem-estar e qualidade de vida para se desenvolver e realizar todos os seus objetivos, pessoais e profissionais.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

Importância da saúde, bem-estar e qualidade de vida

Apesar de serem termos bastante próximos, cada um deles representa algo de importante. Veja, a seguir, uma explicação mais detalhada de cada um desses pilares da plenitude e da felicidade.

Saúde

De acordo com uma definição da OMS (Organização Mundial da Saúde), é considerado saúde o estado de completo bem-estar físico mental e social. Sendo assim, para ser saudável não basta não ter nenhum tipo de doença, é preciso se sentir plenamente bem.

Bem-estar

Bem-estar é o estado de satisfação plena que não envolve apenas o corpo, mas também o espírito, que é a parte imaterial do ser humano. É marcado por uma sensação de tranquilidade, conforto e segurança.

Qualidade de vida

Por último, o conceito de qualidade de vida, que engloba o bem-estar físico, mental, psicológico, emocional, os relacionamentos sociais, a educação, as oportunidades, o poder de compra, enfim, tudo o que pode contribuir para a satisfação das pessoas.

Agora, pense por alguns instantes em como seria a sua vida sem um desses três pilares. Consegue se imaginar sem um deles? Acha que é possível se desenvolver, construir uma carreira e ser feliz sem saúde, bem-estar e qualidade de vida? Certamente que não, porque precisamos estar bem em primeiro lugar para depois buscarmos nossa realização.

Cuidar de si mesmo e prezar por saúde, qualidade de vida e bem-estar é um investimento que todos devem fazer e você pode começar hoje mesmo, mudando seus hábitos e se colocando como prioridade.

7 Dicas para promover sua saúde, bem-estar e qualidade de vida

Agora que já sabe qual é a importância desses três pilares para uma vida plena, confira algumas dicas que te ajudarão a viver de forma que as suas necessidades como ser humano sejam supridas e, assim, possa se dedicar com afinco aos seus objetivos. Vamos lá?

1 – Fique atento aos sinais do seu corpo

O nosso corpo (o que inclui, também, a mente) envia sinais o tempo todo, mostrando que estamos ansiosos, cansados, felizes, doentes. Manter atenção a esses sinais é fundamental para identificar eventuais problemas e resolvê-los logo no início. Nunca ignore um alerta do seu corpo porque está sem tempo, pois isso pode fazer com que precise de mais tempo ainda para apagar os incêndios gerados pela negligência consigo mesmo.

2 – Cuide da sua autoestima

Muitos falam de autoestima associando apenas à aparência física, mas a verdade é que se trata de algo muito mais grandioso do que isso. Autoestima significa a estima que tem por si mesmo e o quanto se aprecia como indivíduo, o que envolve suas habilidades, seu jeito de ser, enfim, toda a sua essência. Cuide sempre para que esse relacionamento interno seja positivo e gentil, porque é através dele que irá se manter motivado para se desenvolver e buscar os seus objetivos.

3 – Faça um planejamento das atividades que precisa realizar

Para evitar se sentir sobrecarregado com tantas coisas para resolver em um mesmo dia, adote o hábito de se planejar. Por mais que essa medida não vá reduzir a quantidade de obrigações que tem a cumprir, o fato de organizá-las fará com que o tempo seja otimizado e consiga cuidar de si.

4 – Mantenha suas finanças organizadas

Como pode ver nas definições de saúde, bem-estar e qualidade de vida, são conceitos que envolvem a satisfação de uma pessoa como um todo. E devemos reconhecer que os aspectos têm relação com as finanças, afinal, precisamos de dinheiro para nos sustentar e viver com conforto.

Sendo assim, é preciso que dedique um pouco do seu tempo para manter suas finanças organizadas. Uma forma simples de começar é usar um aplicativo, criar uma planilha ou mesmo uma agenda, se assim desejar, para registrar todos os seus gastos. Isso permitirá que repense cada um deles e consiga se planejar para realizar seus objetivos.

5 – Adote hábitos saudáveis

Para se manter saudável, é necessário adotar certos hábitos fundamentais, dentre os quais podemos destacar três, que são:

  • Alimentar-se bem, evitar pular refeições e dar preferência para alimentos naturais;
  • Prezar pela qualidade do seu sono e, a qualquer sinal de problema, procurar ajuda especializada;
  • Praticar atividades físicas regularmente e, assim, obter benefícios para o corpo e a mente.

6 – Passe tempo de qualidade com seus entes queridos

Os relacionamentos são uma parte importante dos conceitos de bem-estar e qualidade de vida. Dessa maneira, lembre-se de passar tempo de qualidade com os seus entes queridos, deixando de lado o celular, os e-mails de trabalho e as preocupações. Concentre-se totalmente ao momento, converse, ouça, se divirta, isso irá estreitar os laços entre vocês e trazer benefícios para todos.

7 – Encontre prazer em tudo o que fizer

Por fim, procure encontrar o prazer em tudo o que fizer, até mesmo nas atividades consideradas mais cansativas. Tudo pode ter um significado, basta que você atribua. Acordar cedo todos os dias para trabalhar pode ser visto como um esforço para alcançar seus sonhos, as obrigações domésticas como um cuidado para deixar o seu lar mais agradável para você e sua família e assim por diante. Enxergue além e conseguirá dar sentido para tudo, tornando a execução das tarefas muito mais agradável.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto já se preocupa com a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida? Independentemente da sua resposta, saiba que sempre é tempo de melhorar e se cuidar mais.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010