10 Dicas essenciais para desenvolver bons relacionamentos

Grupo de amigos se divertindo

Confira a importância de desenvolver bons relacionamentos.

O ser humano é um ser social, precisamos uns dos outros para nos mantermos bem e equilibrados. Em se tratando do âmbito pessoal, é importante buscarmos ter relações positivas com amigos, familiares e a pessoa amada. Pensando nisso, iremos compartilhar algumas dicas essenciais para desenvolver bons relacionamentos.

Continue lendo para entender os tipos de comportamento que deve ter e evitar para fortalecer os laços que possui com as pessoas mais importantes da sua vida.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Qual a importância de desenvolver bons relacionamentos?

Desenvolver e manter bons relacionamentos é um dos pilares de uma vida plena. Ter relações maduras e equilibradas é muito importante para o nosso bem-estar, pois nos fornece suporte emocional, além de senso de utilidade e pertencimento.

Existe uma linha tênue que separa a importância de nos bastarmos e a necessidade que temos de ser parte de um grupo. É a partir do equilíbrio entre esses dois lados que conseguimos viver plenamente e em equilíbrio.

Ter com quem contar em momentos desafiadores, compartilhar as dores e delícias da vida, oferecer e receber afeto, aprender, ensinar. Todas essas ações fazem com que os relacionamentos ocupem uma parte fundamental em nossas vidas.

Dicas para desenvolver bons relacionamentos

Depois de entender a importância de desenvolver bons relacionamentos, confira ações que te ajudarão a cumprir essa missão com maestria.

1. O diálogo é a base de qualquer relacionamento

Independentemente do tipo de relacionamento, se é familiar, amoroso ou de amizade, o diálogo é fundamental. É falando e ouvindo que conhecemos melhor um ao outro, ensinamos, aprendemos e compartilhamos a vida!

É através do diálogo que conseguirá expressar o que está sentindo e saber como as outras pessoas se sentem. Por isso, é muito importante que converse com o outro sempre que algo lhe incomodar e o incentive a fazer o mesmo. Assim, conseguirão resolver problemas em vez de deixá-los se acumularem e comprometerem a relação.

2. Evite criar expectativas que envolvam o comportamento alheio

Criar expectativas é algo natural do ser humano, entretanto, precisamos nos manter atentos para evitar que elas comprometam nossos relacionamentos. Sempre que se pegar idealizando o comportamento alheio, volte a si e entenda que isso apenas fará com que se frustre. Deseje o melhor, mas entenda que não pode controlar tudo e que precisa esperar que as coisas aconteçam.

3. Saiba ceder e se adaptar quando necessário

Relacionamentos são formados por pessoas diferentes, o que se aplica até mesmo a uma família. Nesse sentido, é natural que um queira X enquanto o outro queira Y e é aí que entra a maturidade. Saiba diferenciar pelo que vale a pena insistir em situações em que o melhor a fazer é ceder e se adaptar. Apenas tome cuidado para evitar se anular, porque a ideia não é essa.

4. Cuide dos outros, mas lembre-se de cuidar de si

É natural desejarmos cuidar das pessoas que amamos e podemos fazer isso de diferentes formas. Fazer o que estiver ao nosso alcance para vê-las bem é importante e ajuda a fortalecer os relacionamentos.

Entretanto, é preciso tomar cuidado para evitar cuidar demais dos outros e esquecer de si mesmo. Lembre-se que, para estar bem para oferecer o seu melhor às pessoas que ama, precisa estar bem, tanto física quanto mentalmente.

5. Evite aceitar coisas que não gostaria apenas para agradar

Existem pessoas que confundem o amor que sentem por seus entes queridos com a necessidade de agradá-los o tempo todo. E a verdade é que o que sustenta os nossos relacionamentos é a nossa essência, é através da nossa verdade que nos conectamos uns aos outros.

Desejar ver aqueles que amamos felizes é mesmo muito especial, porém, não devemos deixar que isso nos faça anular quem somos. Jamais valerá apenas fazer algo para deixar o outro feliz se, para isso, precisará se anular e se sentir infeliz.

6. Demonstre interesse e tenha admiração pelo outro

Você se interessa verdadeiramente pelas pessoas? Saberia explicar, mesmo que superficialmente, o trabalho dos seus entes mais queridos e seus hobbies preferidos? Saiba que o interesse genuíno e a admiração são elementos de grande importância para desenvolver bons relacionamentos.

7. Desfrute de tempo de qualidade com as pessoas que ama

Quando foi a última vez que passou tempo de qualidade com sua família, seus amigos e a pessoa amada? Atente-se bem à palavra qualidade, porque não basta estar ao lado, é preciso estar totalmente presente, falar, ouvir, compartilhar, é isso que une as pessoas.

Quando estiverem conversando, fazendo uma refeição ou realizando qualquer outra atividade juntos, deixe o celular de lado. As mensagens e postagens dos amigos nas redes sociais podem esperar, já esses momentos são únicos.

8. Assuma os erros que cometer

Por mais que se esforce para ser bom para seus entes queridos, é natural que cometa erros. Afinal, somos todos seres humanos e as falhas são a nossa principal fonte de aprendizado. Contudo, para que realmente aprenda, é preciso assumir que falhou e fazer o possível para consertar a situação.

Peça desculpas às pessoas que, de alguma forma, impactou e dê tempo para que elas assimilem o ocorrido. Esse espaço é fundamental para demonstrar seu arrependimento e seu respeito.

9. Seja sempre honesto com seus sentimentos e com as pessoas

A honestidade é mais um elemento essencial para desenvolver bons relacionamentos. Por isso, seja sempre honesto com aqueles que ama e deixe claro que espera o mesmo deles. Afinal, é através de posturas pautadas na verdade que nasce a confiança.

10. Respeite as diferenças

Por fim, lembre-se sempre de respeitar as diferenças e entender que, por mais que possa ter afinidades com as pessoas, sempre haverá pontos em que irão se diferenciar. E é exatamente aí que está a riqueza dos relacionamentos, porque é isso que nos permite aprender uns com os outros.

E então, você já pratica algumas dessas dicas essenciais para desenvolver bons relacionamentos? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para enviar este conteúdo para seus entes queridos. Assim, poderão seguir juntos as dicas e fortalecer cada vez mais os laços que os unem. 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010