7 Passos para construir um relacionamento duradouro

Dicas Relacionamentos Duradouros

Manter um bom relacionamento por longos e longos anos é um verdadeiro desafio. Confira algumas dicas que podem te ajudar.

Ninguém começa uma relação com alguém pensando em terminar. Contudo, mais do que amor, é preciso considerar alguns pontos fundamentais para construir um relacionamento duradouro e saudável. Continue lendo e saiba quais são os sete passos mais importantes para manter fortes os laços que unem você e a pessoa amada.

Relacionamento duradouro: existe algum segredo?

É bastante comum vermos em entrevistas com casais famosos que estão juntos há muito tempo, perguntas sobre qual o segredo do relacionamento duradouro. Embora existam alguns aspectos importantes para manter a união por vários anos, nenhum deles pode ser chamado de segredo. São atitudes básicas que têm como objetivo manter o respeito, o entendimento e o sentimento fortalecido.

Por mais que seja desafiador que duas pessoas com hábitos e comportamentos diferentes se relacionem, se houver o desejo genuíno de ambas em estarem juntas, todos os obstáculos poderão ser superados. Por outro lado, se apenas uma se esforçar para isso, haverá um desequilíbrio que poderá comprometer a relação e colocar tudo a perder.

Mais um ponto a ser mencionado é que não existem pessoas que têm mais “sorte” no amor do que outras. São muitas as variáveis envolvidas e não se trata de ter ou não sorte. Além disso, o fato de alguém ter vivido uma desilusão no passado não determina que será sempre assim em suas relações e que ela tem “azar” no amor. É preciso manter a mente aberta e pensar de forma objetiva.

[php_everywhere instance=”2″]

7 Passos para um relacionamento duradouro e saudável

O fato de um casal estar junto há muitos anos não significa, necessariamente, que sejam felizes. Afinal, muitos permanecem por comodismo ou outros motivos. Dessa maneira, mais do que um relacionamento duradouro, é preciso prezar por uma relação saudável, em que o equilíbrio esteja sempre presente. A seguir você confere os sete passos para alcançar isso.

1. Respeitar as individualidades

O primeiro passo para construir um relacionamento duradouro é respeitar as individualidades. Ele está em primeiro lugar porque sabemos que é desafiador manter esse equilíbrio quando se está apaixonado, especialmente nos primeiros meses. Contudo, devemos lembrar que cada indivíduo tem as suas necessidades e já tinha uma vida antes de iniciar a relação.

As amizades, a família, os hobbies, o trabalho e outros projetos, tudo isso deve ser respeitado. Caso um se anule para viver a vida do outro, em pouco tempo começará a sentir falta das próprias coisas, o que poderá estremecer o relacionamento e comprometer sua longevidade.

2. Diálogo

Manter o diálogo é outro passo de extrema importância para um relacionamento saudável. Por mais que as duas pessoas busquem fazer o seu melhor e evitar magoar uma a outra, é natural que divergências aconteçam. Assim, através da conversa, uma pode explicar o seu ponto de vista para a outra, mostrando o que a incomodou.

Quando não há diálogo, os problemas são empurrados para debaixo do tapete, mas não deixam de existir. Então, um dia, um dos dois ou ambos podem não suportar mais a situação e a relação chegar ao fim. A única forma de evitar isso é resolvendo cada pequeno problema para evitar que se acumulem.

3. Ter afinidades

Existe uma citação famosa que diz que os opostos se atraem. Ela pode até ter certo fundamento em alguns casos e em certos aspectos, mas ter algumas afinidades é muito importante. As pessoas podem gostar de pratos, formas de se vestir, gêneros musicais e de filmes diferentes, mas certas afinidades precisam existir.

Já imaginou um casal em que um ama festa e o outro prefere ficar em casa? Ou um é aventureiro e deseja desbravar o mundo enquanto o outro sonha com estabilidade e formar uma família? A conta simplesmente não fecha, porque um dos dois irá se frustrar, o que poderá comprometer o equilíbrio da relação.

4. Cultivar o amor

O amor é um sentimento vivo e que, portanto, precisa ser cultivado diariamente. Não dá para pensar que, após a conquista, não se deve mais se preocupar em agradar e fazer o outro feliz. É essencial que ambos tenham o relacionamento como uma prioridade e busquem constantemente alimentar o sentimento que os une.

É válido destacar que cada indivíduo tem a sua própria forma de demonstrar o amor. Inclusive, existe um livro muito interessante, chamado “As 5 linguagens do amor”, do autor Gary Chapman, que explica todas elas. Conhecer a sua linguagem e do seu par poderá ajudar vocês a se entenderem melhor.

5. Planos para o futuro compatíveis

No terceiro passo, citamos a importância das afinidades e aqui elas retornam, mas em forma de planos para o futuro. Por mais que as individualidades precisem ser mantidas, é necessário haver compatibilidade nos planos do casal. Alguns aspectos que costumam pesar nesse contexto são filhos e carreira.

Existem pessoas que sonham em ter filhos, já outras não possuem esse mesmo desejo. Assim como há aquelas que têm planos bem traçados para a carreira, como fazer um curso no exterior ou, até mesmo, se mudar definitivamente para outro país. É preciso haver congruência entre os planos de um e outro para evitar desentendimentos futuros.

6. Finanças organizadas

Este é um passo válido para casais que vivem juntos e compartilham as contas. Falar sobre dinheiro é um tabu para muitas pessoas, mas é extremamente necessário para se ter um relacionamento duradouro. Cada casal deve definir suas próprias regras financeiras e segui-las corretamente.

O modelo mais indicado por especialistas em finanças é que se tenha três contas bancárias: uma para cada um e outra para o casal. Assim, na conta em comum poderão destinar os valores para a realização de metas que possuem juntos, como a compra de um bem, uma viagem ou para o futuro, por exemplo.

7. Admiração mútua

Por fim, é fundamental que ambos se admirem, como seres humanos, profissionais e todos os outros papéis que exerçam. A admiração é muito importante porque fortalecer o amor e dá sentido para ele. Através dela, você não ama simplesmente uma pessoa, mas também tudo o que ela representa.

E então, acha que já segue todos os passos para construir um relacionamento duradouro? Caso você e seu par estejam devendo em algum ponto, acalme-se, o importante é reconhecer e buscar evoluir.

Tem mais algum passo que julgue importante a acrescentar? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!

Imagem:

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010