Como Construir Relações Significativas

Grupo de amigos na praia

Entenda a importância dos relacionamentos na vida do individuo.

A todo o momento estamos trocando informações, histórias e experiências uns com os outros. Relacionar-se é uma necessidade básica do ser humano. Algumas pessoas têm mais facilidade para se relacionar do que outras. Geralmente, as características mais pronunciadas nesse caso são boa comunicação, capacidade de persuasão, influência e carisma.

As chamadas habilidades sociais são cada vez mais fundamentais e determinantes para se tornar bem sucedido na vida pessoal e profissional. Sucesso este, advindo do equilíbrio e bem-estar mental, físico e psicológico promovido por relacionamentos verdadeiros, construtivos, agregadores e duradouros.

Estudiosos do comportamento humano buscam compreender os fatores necessários para que um indivíduo desenvolva relacionamentos significativos. Um dos principais nomes que contribuíram nesse setor é o psicólogo Daniel Goleman, autor do extraordinário best-seller Inteligência Emocional.

Nessa obra, Goleman aborda com maestria as habilidades relacionais dos indivíduos para consigo e com a sociedade. Continue lendo para saber mais sobre essa construção de relações. 

Qual é a importância dos relacionamentos? 

Pesquisas científicas comprovaram que a capacidade de se relacionar está interligada ao cérebro humano. Sob o viés da evolução, se identifica a relevância de emoções como amor, culpa e vergonha para o estabelecimento de conexões com nossos grupos sociais. Tais sentimentos impulsionam a criação de relacionamentos, de laços que nos levam a agir num esforço cooperativo.

Certamente, as relações estão entre as partes mais complexas da vida do ser humano. Relacionar-se demanda atenção, tempo e energia sem uma garantia de retorno. Quantas vezes sentimos que as relações mais importantes de nossas vidas estão desgastadas? Na verdade, as relações são orgânicas e, portanto, não são estáticas. Conforme os ventos da vida mudam, as relações se movem em um ou noutro sentido.

É natural procurar manter as relações que estão indo bem, pois elas nos proporcionam bons sentimentos. Porém, a essência de uma relação vai bem além, compreendendo material de maior resistência. Em uma relação verdadeira e significativa, buscamos compreender as nossas vulnerabilidades e as do outro, ainda que isso seja desconfortável.

Ao fazer todo esse movimento de construção de relacionamentos, estamos trabalhando em prol do nosso próprio crescimento. Logo, a importância de construir relações sólidas está em conseguir se aprofundar em si mesmo. Estabelecer pontes entre si e o outro é crucial para entender seus próprios sentimentos. 

Como são as relações significativas e positivas?

Para ter uma vida plena e feliz, é essencial contar com relações significativas e positivas. O ser humano é um ser sociável, então precisa dessas conexões com o outro para se sentir completo.

Para algumas pessoas, parece difícil se cercar de tais relações pelo simples fato de não entender o que elas significam. Pensando nisso, vamos explicar quais são as principais características de relações impulsionadoras.

Respeito mútuo

Embora pareça óbvio que uma relação deve ser pautada pelo respeito mútuo, nem sempre é isso que acontece na vida. É importante conseguir identificar situações que não são boas para você e tirá-las do seu dia a dia.

Igualdade de direitos e deveres

As relações também se baseiam no entendimento de que há direitos e deveres entre as partes. Tais contrapartidas devem ser iguais para ambos. Relações em que existe descompasso entre os envolvidos gera conflitos e reduz a plenitude.

Aceitação

As relações positivas e significativas se caracterizam pela aceitação e acolhimento das limitações de cada um. Relacionar-se com o outro significa se relacionar com seus defeitos também. Conseguir manter uma relação harmoniosa é crucial para se sentir realizado com essa troca.

Relacionamento saudável

Quando se tem uma relação significativa e positiva, se cria um relacionamento saudável. Isso quer dizer que há mais interações positivas do que negativas. 

Capacidade de resolução de problemas

Em uma relação profunda, as partes conseguem resolver problemas com efetividade e rapidez. A construção de relações leva a uma maior potencialidade de sucesso entre as interações.

Comprometimento

Comprometer-se com o outro é um sinal importante de que se está em uma relação significativa. Contudo, observe que o outro também deve se comprometer com você para que essa relação seja realmente uma troca.

Mantém seus valores

Uma relação significativa e positiva não exige de você que aja de forma contrária aos seus valores. 

Dicas poderosas para construir relacionamentos significativos

Para lidar com o ser humano não existem regras nem fórmulas, na verdade, consiste na simplicidade. SER humano talvez seja a melhor definição para preencher sua vida com ótimas conexões. Pratique sua humanidade! Confira abaixo dicas poderosas fundamentadas no Coaching:

Autoconhecimento

O primeiro passo para construir relações significativas é o autoconhecimento. Antes de poder agregar a outras pessoas é preciso ser habilidoso consigo mesmo. Quanto mais você se conhece, mais você conhece o próximo. Portanto, seu domínio na arte de se relacionar e lidar com o outro se tornará um processo natural.

Passar por um processo de Coaching ajuda consideravelmente no processo de autoconhecimento. Essa metodologia consiste em perguntas poderosas que instigam o coachee a se entender e chegar ao cerne das questões da sua vida. 

Ouvir na essência

O simples fato de pausar o que estiver fazendo e realmente prestar atenção no que o outro está dizendo gera enorme impacto positivo. Contribui para estabelecer relações consistentes. Ouvir na essência significa compreender além das palavras. Diz respeito também a saber interpretar o silêncio. 

Consiste em entender a linguagem verbal e não verbal, entonação da voz, volume, velocidade e variações corporais, gestos, olhar, respiração. Se interesse verdadeiramente pelas pessoas! Quem passa por um processo de Coaching desenvolve essas percepções por ser guiado através delas. 

Suspender o julgamento

Cada pessoa possui uma visão de mundo, opiniões, gostos, preferências e formas de agir perante as situações da vida. E isso é ótimo, pois as diferenças nos proporcionam crescimento e expansão de nosso repertório.  A diversidade nos enriquece e engrandece!

Para manter relações saudáveis, é preciso se colocar no lugar do outro, isso te ajudará a compreendê-lo mesmo que suas posições sejam contrárias. Honrar e respeitar a história do outro, esse é um princípio básico. Ser empático é determinante para se relacionar melhor com as pessoas do seu entorno. 

Construir relações significativas é imprescindível para uma vida plena! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63