Confiança – Por que ela é tão importante para os seus relacionamentos?

Entenda qual a verdadeira importância da confiança para os nossos relacionamentos.

Quando se fala em requisitos para relacionamentos saudáveis, a confiança costuma estar sempre no topo da lista. Praticamente todos dizem que precisam confiar em seus parceiros, amigos e familiares para manter laços positivos com eles. Você sabe qual é o motivo para que esse sentimento seja tão requisitado? Continue a leitura para entender melhor sobre confiança e por que precisamos tanto dela.

O que é confiança e qual sua importância?

A confiança é a base de todos os tipos de relacionamentos humanos, incluindo familiares, amorosos, de amizade, sociedade e, até mesmo, profissionais. Quando você se consulta com um médico, por exemplo, precisa confiar no que ele diz para seguir suas recomendações, assim como confia que o cozinheiro do restaurante que escolheu para fazer uma refeição preparou tudo seguindo as normas de higiene.

Em um casamento, que é um tipo de relação bastante próxima, e envolve compartilhar sentimentos, bens, filhos e o próprio lar, a confiança é imprescindível. É através desse laço que um acreditará nas intenções do outro e abrirá sua vida, suas alegrias, medos, vulnerabilidades. O mesmo se aplica a todos os outros tipos de relacionamentos, pessoais e profissionais.

Estamos o tempo todo confiando, seja em nossos entes queridos, nos profissionais que buscamos, em nossos colegas de trabalho. Sem confiança, todas as outras etapas dos relacionamentos se tornam prejudicadas, porque é ela que nos permite dar um passo em direção ao outro sem ter certeza de que ele agirá do modo como esperamos, mas acreditando e esperando que isso aconteça.

10 Dicas para fortalecer a confiança em seus relacionamentos

As dicas a seguir irão te ajudar a fortalecer a confiança em seus relacionamentos, de todos os tipos. São atitudes que irão estreitar os laços que tem com seus entes mais queridos e tornar a convivência em sociedade mais harmoniosa, acompanhe.

1 – Trabalhe constantemente para merecer a confiança das pessoas

Antes de querer que as pessoas honrem a confiança que depositou nelas, faça a sua parte! Tudo aquilo que envolve seres humanos deve ser constantemente trabalhado e aperfeiçoado, sendo assim, é preciso conquistar essa credibilidade todos os dias através de atitudes, que valem muito mais do que palavras. Quando você tem essa meta, acaba, também, influenciando os demais a seguirem seu exemplo.

2 – Cumpra suas promessas

Dificilmente as pessoas confiarão em alguém que não cumpre suas promessas. Indivíduos assim são vistos com descrença pelos demais, pois sabem que são grandes as chances de que o que eles prometem não se concretize. Portanto, pense muito bem antes de prometer qualquer coisa, jamais faça isso quando estiver sob o efeito de fortes emoções. Prefira refletir com calma para dizer palavras que possa sustentar.

3 – Guarde os segredos que lhe confiarem e evite manter segredos das pessoas próximas

Os segredos são um capítulo à parte quando se trata de confiança. Por um lado, é preciso saber guardá-los quando alguém lhe confiar algo íntimo, como um amigo que compartilha uma história pessoal. Por outro, é fundamental evitar mantê-los dos parentes mais próximos, como cônjuge, pais e irmãos. Guardar segredos de pessoas próximas pode ser sufocante, além de colocar em risco o laço de confiança entre vocês.

4 – Mantenha o diálogo aberto

O diálogo sincero é a chave para manter a confiança nos relacionamentos. Por isso, procure sempre falar sobre como está se sentindo, dizer quando o outro faz algo que lhe incomoda e se mostrar aberto a ouvir. Assim, conseguirão resolver problemas com muito mais tranquilidade, além de evitar uma série de desentendimentos causados pela falta de comunicação.

5 – Seja você mesmo sempre

A base para se tornar digno da confiança das outras pessoas é ser você mesmo. Jamais finja ser aquilo que não é por medo, acredite, aqueles que te amam verdadeiramente continuarão ao seu lado, mesmo que discorde deles. Os que se afastarem, por mais doloroso que isso possa ser, o farão porque não eram dignos da sua dedicação. Sendo assim, não lamente, valorize ainda mais os que permanecerem.

6 – Assuma as responsabilidades por suas ações

Cada um de nós é responsável pelas próprias ações, por esse motivo, jamais terceirize a responsabilidades por seus erros. Se uma pessoa teve uma ação e você reagiu com descontrole, não deve colocar a culpa sobre ela, já que a reação foi sua. Ao assumir essa postura, terá muito mais controle sobre o que faz, o que naturalmente passará mais confiança para as pessoas que lhe cercam.

7 – Aceite que todos têm pontos a melhorar

Todo ser humano tem pontos a melhorar, por isso, é natural que as pessoas te decepcionem algumas vezes, inclusive as mais próximas. Evite ver seus entes queridos como seres perfeitos e infalíveis, simplesmente porque eles não são, ninguém é. Estamos todos em processo de evolução e são as experiências que nos permitem aprender lições e dar mais um passo em direção ao crescimento.

8 – Aprenda a perdoar

Ao colocar a dica anterior em prática, acabará chegando nesta, que envolve aprender a perdoar. Quando entender que todos podem errar, inclusive você, se tornará mais flexível, o que permitirá que perdoe com mais tranquilidade. Lembrando que existem situações de quebra de confiança que são realmente graves e ninguém é obrigado a manter em sua vida alguém que lhe causou dor. Por outro lado, guardar mágoas apenas lhe fará mal, deixe-as ir e se liberte.

9 – Passe tempo de qualidade com as pessoas que ama

Para fortalecer os laços de confiança é importante passar tempo de qualidade com as pessoas que ama. Afinal, para confiar é preciso conhecer profundamente alguém, manter bons sentimentos, compartilhar momentos. Quando estiver com os entes queridos, deixe o celular e as preocupações de lado, desfrute desses instantes em plenitude.

10 – Seja honesto em qualquer situação

Por fim, procure ser honesto sempre, em qualquer situação. Quando você adota a verdade como um valor em sua vida a atrai cada vez mais. Contudo, é preciso tomar cuidado para evitar confundir honestidade com grosseria. Use seu bem senso para saber que tipo de opinião deve ou não compartilhar, basicamente, depende se o assunto lhe diz ou não respeito. Além disso, dá para ser honesto mantendo a cordialidade, exatamente porque a verdade já é forte por si só e não precisa vir acompanhada de voz alterada e palavras duras.

7 Frases sobre confiança e sua importância

Reflita sobre esse importante sentimento que é a confiança através das frases que selecionamos.

1 – “A melhor maneira de descobrir se você pode confiar em uma pessoa é confiando nela.” – Ernest Hemingway.

Nós só saberemos se uma pessoa é digna de nossa confiança se confiamos nela. O valor desse sentimento está exatamente nisso, em começar a subir a escada mesmo sem saber se haverá mais um degrau.

2 – “Confie, mas verifique.” – Ronald Reagan.

Confiar envolve acreditar nas boas intenções de alguém, entretanto, isso não precisa ser feito cegamente, sem ter qualquer indício de que um indivíduo é digno desse gesto. Observe o comportamento, a fala, as atitudes, esses aspectos costumam mostrar muito da essência de uma pessoa. Ainda assim, não há como ter garantias, mas é uma forma de se proteger e reduzir as chances de se decepcionar.

3 – “Tenha coragem suficiente para confiar no amor sempre e mais uma vez.” – Maya Angelou.

Pessoas que sofrem decepções e têm a confiança depositada em alguém quebrada, tendem a sentir medo de que isso aconteça novamente. Por mais que seja importante respeitar o luto, é preciso se permitir confiar novamente e experimentar mais uma vez esse sentimento puro e poderoso, o amor.

4 – “Mantenha suas promessas e seja consistente. Seja o tipo de pessoa em quem os outros possam confiar.” – Roy T. Bennett.

Além da confiança em relação aos outros, é necessário pensar, também, sobre a que depositam em você. Se quer ter ao seu lado pessoas confiáveis, comece você assumindo essa postura e mostrando que carrega esse valor tão importante consigo.

5 – “Neste mundo, não há nada mais assustador do que confiar em alguém. Mas também não há nada mais gratificante.” – Brad Meltzer.

É natural sentir certo receio ao confiar muito em uma pessoa, medo de que ela não honre o sentimento depositado. Entretanto, tudo isso é recompensado porque a confiança é poderosa, une as pessoas e se fortalece ao longo do tempo.

6 – “A confiança é a cola da vida, o ingrediente mais importante para a comunicação eficaz. É o princípio fundamental que mantém todos os relacionamentos.” – Stephen R. Covey.

Pessoas apenas conseguem se manter unidas quando confiam umas nas outras. Sem confiança não há proximidade, entrega e amor.

7 – “Você pode ser enganado se confiar demais, mas viverá atormentado a menos que confie o suficiente.” – Frank Crane.

Um indivíduo que não confia em ninguém leva uma vida vazia, sem amizades verdadeiras, pessoas com quem compartilhar seus medos, angústias e, até mesmo, as alegrias. Só recebemos aquilo que oferecemos aos outros, portanto, se deseja confiança, a ofereça.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto acha que a confiança está presente em seus relacionamentos? Compartilhe sua resposta nos comentários abaixo e aproveite para enviar este artigo para as pessoas nas quais mais confia!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010