Laços familiares – Como fortalecê-los cada vez mais

Laços Familiares

Entenda a importância de fortalecer os laços familiares

 

Somos seres que precisam criar laços e relacionamentos fortes ao longo de nossa jornada, para que nos sintamos cada vez mais seguros e sejamos indivíduos de sucesso, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Assim, os laços familiares, que são os primeiros vínculos emocionais que criamos em nossa existência, servem justamente para nos dar a força necessária para seguirmos em frente, não só diante dos desafios e adversidades, mas também diante de nossas maiores alegrias.

Sendo assim, hoje decidi abordar este assunto, pois acredito que um dos melhores caminhos para nos sentirmos indivíduos verdadeiramente realizados é por meio das conexões e dos relacionamentos saudáveis que construímos durante a vida, principalmente no que diz respeito aos laços familiares.

Acompanhe-me nesta leitura e veja quais ações você pode realizar em seu dia a dia para que os laços com a sua família sejam intensamente fortalecidos cada vez mais.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Laços familiares, por que são importantes?

Como já disse algumas vezes, em diversos artigos por aqui, somos seres que precisam se relacionar para que possamos sentir a plenitude em diversas áreas de nossa vida. Digo isso, pois precisamos da contribuição das pessoas que estão nosso redor, bem como de seu apoio, para que tenhamos força e entusiasmo para seguir adiante em prol da realização de nossos sonhos e objetivos de vida.

Diante disso, a partir do momento que temos relacionamentos saudáveis, que nos incentivem constantemente a sermos as melhores pessoas que podemos ser, temos ainda mais chances de conquistarmos grandes feitos em nossa existência. Quando este incentivo e apoio vêm de nossos próprios familiares, as chances aumentam ainda mais, de forma considerável, pois nos sentimos imensamente acolhidos, animados e com energia suficiente para fazer o que é necessário para que nossas metas sejam cumpridas diariamente.

É daí que vem a importância de fortalecermos as relações que temos com as pessoas de nossa família, uma vez que são estes mesmos indivíduos, que, provavelmente, nos acompanharão ao longo de toda a nossa existência. Ou seja, quanto mais realizarmos ações em prol dos relacionamentos que nos fazem bem, que exploram o melhor de nós, mais chances temos de sermos felizes e realizados.

Fortalecendo cada vez mais o laços familiares

Agora que já sabemos o significado e a importância dos laços familiares em nossa vida, vamos descobrir de maneira podemos fortalecer estas relações. Continue a leitura e confira:

Estar presente é importante

Quando falo sobre a importância de estar presente, estou falando da qualidade de tempo que é necessário investir entre os familiares. Acontece, que a vida moderna tem exigido cada vez mais de nós, nos deixando cansados e nos impedindo de estar realmente presentes na vida daqueles que amamos.

Sendo assim, sempre que possível, seja em um jantar em família, no churrasco de domingo, em um simples bate papo na varanda de casa, demonstre o seu afeto de maneira real e efetiva, ou seja, não deixe que distrações como celulares, televisão, trabalho, entre outras coisas surjam neste momento, pois assim você terá oportunidade de ouvir na essência seus pais, filhos, netos, esposo, esposa, mostrando o quão importantes eles são para você.

Procure resolver os conflitos com rapidez

Todos nós sabemos que quando o assunto é família existem grandes chances de, vez ou outra, acontecer um conflito, seja entre pais e filhos, entre sobrinhos e tios, cônjuges e por aí vai. Um desentendimento ou outro é até normal, já que estamos falando e indivíduos com personalidades diversas. Entretanto, é fundamental que estes conflitos sejam solucionados com rapidez, para que não haja lugar para mais brigas e também o ressentimento.

Assim, sempre que surgirem estes conflitos, procure resolver com o diálogo, principalmente, expondo, de forma respeitosa, seu ponto de vista e abrindo espaço para que a outra parte também exponha o dela. Fazendo isso, a probabilidade de que situações desagradáveis como estas aconteçam novamente diminuem bastante.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Coloque-se à disposição de seus familiares

Geralmente, quando estamos enfrentando algum tipo de desafio na vida ou quando precisamos tomar uma decisão que será determinante para o nosso futuro, a tendência é que as primeiras pessoas que procuremos para conversar são os nossos familiares.

Por isso, coloque-se à disposição de sua família, pois nunca se sabe a hora em que eles vão precisar de você para um momento de aconselhamento, para uma ajuda, até mesmo financeira, para emprestar o ombro e os ouvidos para ouvir os problemas do dia a dia e assim por diante.

Saiba que estes momentos são determinantes para que as relações sejam fortalecidas diariamente.

Evite todo e qualquer tipo de julgamento

Um dos princípios do Coaching aqui do IBC é evitar todo e qualquer tipo de julgamento. Incentivamos todos os nossos coaches formados no curso Professional & Self Coaching – PSC a acolherem as pessoas ao seu redor, evitando julgá-la.

Assim deve ser também nas relações familiares, uma vez que, como eu disse no item anterior, somos as primeiras pessoas a serem procuradas em um momento de angústia, de falhas e fracassos e, claro, também nos momentos de alegria e felicidade. Neste sentido, precisamos estar abertos a ouvir o que a nossa família tem a nos dizer, sem julgar, tendo em mente que cada um está sempre buscando fazer o seu melhor, com os recursos internos e externos que tem.

Dessa forma, é muito mais importante, e fortalece muito mais os seus laços com a sua família, se você os acolhe, os escuta na essência, sem nenhum tipo de julgamento em mente.

Celebrem juntos as conquistas

Por mais que a correria do dia a dia, por vezes, nos impeça de estar na presença das pessoas que amamos, é fundamental reservarmos e dedicarmos um tempo para cada uma delas, principalmente na hora de celebrar as conquistas.

Comemorar cada uma das vitórias que temos ao longo da vida, é fundamental. E esta celebração fica ainda melhor quando estamos ao lado daqueles que se importam verdadeiramente conosco e com os quais nos importamos igualmente. Sendo assim, independentemente do tamanho de sua o das conquistas de seus familiares, faça questão de celebrar, parabenizar, seja com uma ligação, uma mensagem de texto ou uma super festa, o essencial é que eles saibam que você está perto, sempre torcendo pelo bem de cada um deles.

Com as minha rotina de cursos, palestras, treinamentos, entre muitos outros compromissos que também envolvem a administração da maior escola de Coaching do país, em muitos momentos, o estar entre os familiares fica prejudicado. Porém, quando estou ao lado de minha esposa, com meus filhos, meus irmãos, minha mãe, quando estou entre os amigos que considero também de minha família, faço questão de me dedicar integralmente a eles, mostrando-lhes o quão verdadeiramente importantes são para a minha existência.

A minha dica é que, mesmo com uma vida atribulada, você faça o mesmo e dedique bastante amor a todos, fortalecendo cada vez as suas relações, não só com a sua família, mas também com aqueles amigos, que estão sempre ao seu lado nos momentos em que você mais precisa deles.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo e deixe o seu comentário, contando o que achou e compartilhando comigo o que você faz para fortalecer seus laços familiares. Compartilhe também o artigo com seus amigos em suas redes sociais, para que eles mantenham-se sempre bem informados.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 598188368 – https://www.shutterstock.com/pt/g/luckybusiness

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010