Qual a importância da cordialidade no convívio social

profissionais cumprimentando-se

Cordialidade é uma manifestação de afeto e simpatia, sendo assim, ser cordial significa tratar as pessoas com gentileza.

Cordialidade é uma manifestação de afeto e simpatia, sendo assim, ser cordial significa tratar as pessoas com gentileza. Esse é um comportamento bastante importante no convívio social, seja em casa, no trabalho ou em sociedade. Quando as pessoas são cordiais no dia a dia geram uma corrente poderosa capaz de trazer muitos benefícios.

Siga a leitura para compreender por que a cordialidade é importante em nosso dia a dia.

Motivos pelos quais a cordialidade é importante

A cordialidade é importante por muitos motivos, que incluem tanto uma convivência harmoniosa e agradável quanto em situações pontuais. Observe alguns exemplos a seguir.

Pessoa em seu primeiro dia de trabalho: imagine um profissional de atendimento ao público em seu primeiro dia, ainda em dúvida sobre sua função. Se os clientes não forem cordiais irão tornar o desafio de começar em um trabalho novo ainda maior.

Dia a dia em uma empresa: sem cordialidade as chances de colegas de trabalho entrarem em atrito com frequência são muito grandes. Afinal, são pessoas diferentes passando um terço do dia juntos, compartilhando atividades, pensamentos e comportamentos.

União de uma família: não é porque há intimidade entre um grupo de pessoas, como a família, que a cordialidade deve ser esquecida. Sem ela, as discussões irão se tornar parte da rotina e, com o passar do tempo, pode-se perder o respeito um pelo outro.

Boa convivência em sociedade: na convivência em sociedade podemos encontrar de tudo, desde pessoas educadas até outras que demonstram não ter paciência. Isso vale para o trânsito, uma fila de atendimento, a relação entre vizinhos e assim por diante. Se todos fossem cordiais uns com os outros poderíamos conviver em harmonia, evitando uma série de problemas.

Através dos quatro tópicos apresentados já conseguimos ter uma boa ideia a respeito do quanto a cordialidade é importante. Seus benefícios impactam todo o tipo de relacionamento, desde os mais próximos, com familiares e amigos, até o contato com indivíduos que não conhecemos. Todos saem ganhando quando se tratam com respeito e gentileza.

[php_everywhere instance=”2″]

7 Dicas para manter a cordialidade no convívio social

Agora que já sabe a importância da cordialidade, confira dicas de como mantê-la no convívio social. São atitudes que irão te ajudar a manter a relação com pessoas, conhecidas e desconhecidas, muito mais positiva e livre de atritos desnecessários.

1. Trate as pessoas da forma como gostaria de ser tratado

A empatia é a chave para a cordialidade, pois ela nos direciona a agir com os outros considerando o que gostaríamos para nós mesmos. Então, sempre que pensar em agir de forma rude ou impaciente com alguém, se coloque naquele mesmo lugar. Será que não iria preferir um tratamento cordial e educado? Esse simples exercício de perspectiva te ajudará a fazer escolhas mais positivas.

2. Aprenda a reconhecer suas emoções e a controlá-las

Muitas situações de falta de cordialidade acontecem por conta de um descontrole emocional. Xingar alguém no trânsito, ser impaciente com um profissional que está lhe atendendo, se desentender com um vizinho, tudo isso acontece por conta das emoções.

Aprender a reconhecê-las é a forma mais eficaz de entender como controlá-las. É por isso que o autoconhecimento empodera, porque ele dá a você a possibilidade de escolher o que fazer em vez de apenas reagir ao que acontece.

Se perceber que está prestes a agir de forma intempestiva, pare, respire e volte à dica anterior. Colocar-se no lugar da outra pessoa fará com que repense e se controle antes de tomar qualquer atitude da qual venha a se arrepender.

3. Conheça os seus direitos e deveres

Um ponto bastante importante a ser considerado são os seus direitos e deveres dentro de cada contexto. Isso se aplica ao trabalho, à vida em família, à relação com a vizinhança e à convivência em sociedade. Estar consciente sobre aquilo que você tem direito e o que tem obrigação de fazer é muito importante para manter uma postura que, além de cordial, é correta.

4. Saiba ouvir as pessoas

Ser cordial envolve muito mais do que um sorriso e gestos de gentileza, inclui também saber ouvir as pessoas. Preste atenção ao seu comportamento quando está falando com alguém. Questione-se se usa o tempo de fala do outro para planejar o que irá dizer em seguida ou se realmente acolhe o que está sendo dito.

Caso perceba que não tem dado a devida atenção para as pessoas, saiba que sempre é tempo de evoluir. Citando mais uma vez a empatia, lembre-se de ouvir o outro, porque certamente gostaria de ser ouvido.

5. Faça o bem sempre que tiver a oportunidade

Ser cordial também envolve fazer o bem sempre que tiver oportunidade. Ao perceber que uma ação sua pode fazer a diferença para alguém, aja. Às vezes, através de um gesto simples é possível promover algo de positivo para outra pessoa.

Alguns exemplos envolvem: passar a sua vez em uma fila de atendimento para alguém que demonstra estar com pressa, oferecer uma carona a um colega de trabalho em um dia de chuva, ajudar uma pessoa com dificuldade de carregar uma sacola. Veja que são ações realmente simples, mas que já servirão para fazer o outro se sentir bem.

6. Atente-se à forma como se comunica

A forma como nos comunicamos também conta quando a intenção é manter a cordialidade. Afinal, mesmo sem intenção, é possível parecer rude por meio das palavras utilizadas e do tom de voz. Nesse sentido, procure se observar para verificar como você tem se comunicado com as pessoas, isso te ajudará a aperfeiçoar certos detalhes que julgar necessário.

7. Na dúvida, seja sempre gentil

Para finalizar, fique com esse conselho e leve-o para a vida: na dúvida, seja sempre gentil. Você nunca irá perder por tratar as pessoas bem, ser paciente, ajudar quando puder, pelo contrário. Irá ganhar muito sendo assim, pois irá atrair para perto de si coisas boas, relacionamentos harmoniosos e leveza.

E então, está pronto para buscar a cordialidade no convívio social? Saiba que através das suas atitudes pode até mesmo influenciar as pessoas ao seu redor, dando início a uma corrente poderosa.

Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar a reflexão adiante.

Imagem: Por G-Stock Studio

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010