Qual o segredo para viver em harmonia?

Confira uma lista com 10 dicas incríveis que vão te ajudar a conviver em harmonia

Estamos o tempo todo nos relacionando, seja com pessoas da nossa família, com colegas de trabalho, vizinhos, com profissionais que nos atendem. Se as relações ocupam uma parte tão grande das nossas vidas, devemos buscar maneiras de torná-las positivas. Você já parou para se perguntar se as atitudes que tem hoje contribuem para uma convivência harmoniosa com as outras pessoas?

Neste artigo iremos compartilhar atitudes importantes a se ter para manter a harmonia com as pessoas ao redor, construindo relações positivas e baseadas em respeito, acompanhe!

10 Atitudes para viver em harmonia com os outros e consigo mesmo

A partir do momento em que adotar as atitudes a seguir, verá que não apenas as relações com as outras pessoas irão melhorar, como também consigo mesmo. Quando a convivência é pacífica, ganha-se em tranquilidade, paz de espírito, colaboração e felicidade.

1 – Comunicar-se com assertividade

A principal ferramenta que temos para nos entender e nos conectar com as outras pessoas é a comunicação. Se não expressamos claramente o que pensamos e sentimos, os outros não têm como saber o que se passa em nossa mente. Nesse sentido, procure sempre se comunicar de modo assertivo em vez de esperar que percebam que está triste ou chateado, por exemplo. Quanto mais claro for, mais facilmente poderá resolver problemas e até evitar conflitos.

2 – Ensinar as pessoas como tratá-lo

A forma como você se trata direciona o modo como as outras pessoas irão te tratar. Por isso, demonstre desde sempre que se respeita e que tem orgulho em ser quem é. Ao adotar essa postura, além de mostrar como deseja ser tratado, irá afastar pessoas desrespeitosas e que em nada agregam do seu círculo de convivência.

3 – Manter uma postura positiva

Tudo o que acontece na vida tem um lado positivo, se olhamos apenas o lado ruim, deixamos as coisas boas passarem. A partir do momento em que se escolhe ser positivo, isso impacta diretamente nos relacionamentos, que ganham em harmonia, compartilhamento de experiências e colaboração.

4 – Tratar as pessoas da forma como gostaria de ser tratado

Empatia é a chave dos relacionamentos harmoniosos, através dela temos como régua o autoquestionamento: eu gostaria que agissem comigo dessa mesma maneira? Então, através dessa resposta fica mais simples decidir como agir, de modo a manter o respeito, a lealdade e a gentileza.

Lembrando que, mesmo tendo esse cuidado, pode acontecer de magoar outra pessoa, afinal, cada indivíduo é único e tem sua própria forma de pensar e sentir o mundo. Entretanto, sendo empático estará reduzindo significativamente as chances de isso acontecer.

5 – Resolver desentendimentos através do diálogo

Ainda em referência ao tópico anterior, sempre que houver um desentendimento com outra pessoa, procure resolver na base do diálogo. Isso se aplica tanto a questões com familiares e amigos, quanto no dia a dia, com um desconhecido que esbarra no seu carro, por exemplo. Se exaltar não ajudará em nada a resolver, pelo contrário, portanto, mantenha a calma e converse, esse é sempre o melhor caminho.

6 – Demonstrar gratidão

A gratidão é um sentimento poderoso, que une as pessoas e as motiva a continuarem praticando boas ações. Cada vez que você se mostra grato por um gesto positivo realizado por uma pessoa, está estimulando-a a continuar e isso é maravilhoso! Portanto, demonstre isso sempre, das formas que achar melhor, seja retribuindo ou falando sobre o quanto aquilo fez a diferença em sua vida.

7 – Elogiar as pessoas

Quando foi a última vez que você fez um elogio a alguém? Se não consegue lembrar é sinal de que precisa elogiar mais, mas não para agradar ou obter algum tipo de vantagem e sim para transmitir algo de positivo para outra pessoa, incentivando-a a se desenvolver e evoluir cada vez mais.

Ao adotar a terceira atitude desta lista, de dar mais atenção para o lado bom das coisas, naturalmente começará a se atentar mais às ações positivas das pessoas com as quais convive. Então, ao notar isso, fale, conte a elas o quanto as acha inteligentes, prestativas, dedicadas e o que mais identificar.

8 – Oferecer, pedir e aceitar ajuda

Para viver em harmonia, principalmente com pessoas mais próximas, é preciso aprender a compartilhar, inclusive tarefas. Dessa maneira, procure sempre oferecer e pedir ajuda quando sentir que é necessário. Se não tem esse hábito, comece aos poucos a mudar sua postura, não há problema algum em pedir ajuda, não é sinal de fraqueza, simplesmente significa que é um ser humano e que não consegue dar conta de tudo.

Isso evita que você ou um familiar fiquem sobrecarregados e descontem as frustrações uns nos outros, gerando desentendimentos. Além do mais, compartilhar tarefas, sejam elas de qualquer tipo, cria conexão e estreita laços, o que é muito importante dentro de uma família e até entre amigos.

9 – Saber perdoar

Por mais harmonia que exista nos seus relacionamentos, provavelmente vai acontecer de alguém te magoar, afinal, seres humanos erram até mesmo quando se esforçam para acertar. É claro que é natural que se sinta desapontado e que leve um tempo para digerir o ocorrido, mas é importante que se esforce para perdoar.

Lembrando que apenas você sabe quais são os seus limites e poderá dizer se irá ou não aceitar a pessoa que te magoou em sua vida novamente. Mas o perdão não é sobre esquecer e continuar a relação do zero e sim sobre se libertar da mágoa e desejar o melhor para o outro, mesmo que seja longe de você.

10 – Ser você mesmo

Por fim, é importante que seja sempre você mesmo, porque é a sua essência que fará as pessoas gostarem de você e desejarem estar ao seu lado. Viver em harmonia não significa aceitar tudo, concordar sempre e não questionar nada e sim buscar respeitar e agregar à vida do outro, mas sem deixar de ser quem você é. Nenhuma relação que te obrigue a ser diferente e ir contra a sua essência vale a pena ser mantida.

Para finalizar, fique com uma citação do filósofo Marco Aurélio: “Quem vive em harmonia consigo mesmo vive em harmonia com o universo.”. Por isso, encontre a harmonia em seu interior e isso irá se refletir em todos os seus relacionamentos.

Se este artigo fez sentido para você, passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Rawpixel.com

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010