Benefícios da gestão da qualidade às empresas

Gestão de Qualidade Gestão de Qualidade nas empresas – Conheça os benefícios

 

A atual conjuntura dos mercados de distintos segmentos faz com que as empresas busquem cada vez mais um padrão de qualidade em seus processos e também em desenvolvimento de habilidades que possam prover resultados positivos. Com isso, as empresas conseguem se destacar em meio a alta competitividade existente e ser bem sucedida. Mas, por onde começar? E porque é tão importante investir na gestão de qualidade? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura. 

O que é a Gestão de Qualidade?  

Este conceito é fruto das preocupações de gestores e líderes que sabem o quão importante é estar atento de forma constante com a qualidade do que se entrega aos consumidores finais. A preocupação com a gestão da qualidade é algo que tem acompanhado a evolução e transformação dos negócios das organizações empresariais. 

É muito recorrente a gestão de qualidade começar mais direcionada aos produtos e processos e, posteriormente, esta gestão se volta para outras questões como o atendimento aos clientes, processos internos, entre outros pontos da empresa. 

Diante da necessidade de observar de maneira eficaz os diversos aspectos para o controle da gestão, foi criado o conceito de um sistema de gestão da qualidade, ou SGQ. O Sistema de Gestão de Qualidade é um conjunto sistêmico de fatores ligados a empresa que abrange todas as questões do cotidiano organizacional, planifica e executa as ações necessárias à consecução dos padrões de qualidade.

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Como funciona o SGQ? 

Este instrumento de gestão visa propiciar à organização o controle de todos os seus processos, de forma que um padrão de excelência seja concebido e que as ações dos colaboradores no desempenho de suas atividades não saiam do pré-estabelecido, evitando a queda da qualidade dos produtos ou serviços, possibilitando uma melhoria contínua e um subsídio de informações à tomada de decisão.

Uma ótima referência de padrões de excelências de qualidade que as empresas buscam alcançar é a NBR ISO 9001. Tal normativa orienta as empresas a estabelecer seus processos de forma bem definida, podendo acompanhá-los de perto e aprimorá-los constantemente. Através dos indicadores de cada processo, e também dos objetivos, informações preciosas à tomada de decisões são geradas e vão auxiliar os gestores nas ações corretivas, preventivas e de melhorias.

A definição das responsabilidades nos processos, dos indicadores e sua forma de acompanhamento permite à empresa um salto na sua produtividade: produtos concebidos com o menor custo e no menor tempo possível, evitando-se o retrabalho e alcançando algo de qualidade que promova a satisfação do cliente.

O sistema de gestão da qualidade aliado à gestão de pessoas vai garantir que a implementação da norma abranja todos os níveis hierárquicos da empresa, de forma que todos adiram ao novo padrão de qualidade e se comprometam com a melhoria contínua no desempenho. É essencial, também, que a alta administração e os líderes desempenhem o papel de difundir os valores, estimular a mudança e assegurar o cumprimento dos novos padrões de forma satisfatória e permanente na empresa.

Benefícios de um sistema de gestão da qualidade às empresas

Implementar o sistema de gestão da qualidade em sua empresa traz inúmeros benefícios que refletirão de maneira positiva nos resultados que serão alcançados. E que benefícios são esses? Confira a seguir: 

  • Maior rentabilidade
  • Maior satisfação dos clientes
  • Redução de turnover
  • Maior comprometimento por parte dos colaboradores
  • Maior competitividade da organização
  • Ambiente de trabalho mais saudável 
  • Equipes com maior sinergia
  • Processos mais fluidos
  • Diminuição do retrabalho – menos custos e mais celeridade
  • Maior auto estima e motivação da equipe
  • Incrementos no desenvolvimento de competências e compartilhamento de conhecimentos inerentes às atividades da organização, visto que são implementadas as melhores práticas de gestão.

Coaching e Sistema de Gestão da Qualidade

Implementar o SGQ em sua empresa pode exigir um certo preparo, especialmente para líderes e gestores – pessoas que serão responsáveis por conduzir este processo. Neste sentido, uma boa alternativa é investir em Coaching para que a implementação do sistema de gestão de qualidade atinja os objetivos esperados.

Através das formações em Coaching é possível desenvolver inúmeras habilidades que farão a diferença neste importante processo, tais como: 

  • Comunicação eficaz
    Empatia
  • Ouvir na essência
  • Visão sistêmica
  • Rapport
  • Liderança
  • Negociação
  • Proatividade
  • Disciplina
  • Foco
  • Gestão de tempo
  • Melhores relacionamentos interpessoais
  • Planejamento estratégico

Estas são algumas das inúmeras habilidades necessárias para implementar o sistema de gestão da qualidade em sua empresa. Para conhecer os demais benefícios do Coaching, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino.

Agora, conte pra gente: a sua empresa tem sistema de gestão de qualidade? Como foi a implementação e os resultados alcançados? Você acredita que chegou a hora de implementar o SGQ em sua empresa? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

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