Rotatividade de funcionários – Entenda as causas

Rotatividade

A rotatividade de funcionários é a frequência com que os colaboradores entram e saem de uma empresa por diversas razões.

 

A rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, é a frequência com que colaboradores entram e saem de uma empresa. O que mais preocupa as organizações empresariais é quando essa rotatividade se torna alta. Quando a rotatividade se torna alta e frequente deixa os gestores em estado de alerta pois além de gerar custos de demissões e novas contratações, o trabalho dentro da empresa acaba estagnado. Isso porque diversos profissionais passam pelo mesmo cargo sem que haja um progresso significativo para a organização.

Existem diversos fatores que contribuem para essa alta rotatividade e, saber como trabalhar em cima deles irá ajudar a sua empresa a reter talentos e manter a equipe produtiva e motivada. Mas que fatores são estes? Como reverter este quadro? As respostas para estas e outras questões estão neste conteúdo preparado especialmente para você, querida pessoa! Confira.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Motivos que levam à alta rotatividade de funcionários

Antes de prosseguir com o tema é importante salientar que não há nenhum problema quando os colaboradores pedem demissão. Em sua empresa pode haver casos de colaboradores que pedem demissão por razões diversas, como motivos pessoais –  como doenças, mudanças ou viagens. Estes casos se diferem dos casos de rotatividade, pois as causas da rotatividade não são as causas mencionadas acima. O que mais causa a rotatividade de funcionários são problemas internos, que fazem com eles se sintam desmotivados e procurem por outros lugares para trabalhar. Mas, quais são as causas da rotatividade? Listei aqui as causas mais comuns encontradas nas empresas do país todo.

1 – Ambiente hostil

Para uma pessoa produzir bem é preciso que ela se sinta segura e acolhida dentro de seu ambiente de trabalho. Estar em um local em que ela se sinta acuada, reprimida e humilhada fará com que, além de diminuir sua produtividade, ela busque formas de se livrar desta situação. A hostilidade é um dos fatores que mais contribuem para o crescimento da rotatividade. Imagine estar em um local a maior parte do dia e ter pessoas hostis por todos os lados. Não é algo agradável de imaginar, não é mesmo? Pior ainda é ter essa realidade todos os dias. Pensar em formas de entender o que sustenta esta hostilidade no ambiente de trabalho é o primeiro passo para traçar estratégias que tornem o ambiente mais amigável e receptivo.

2 – Baixa remuneração e falta de benefícios

Um dos principais motivos pelo qual as pessoas têm empregos é justamente para pagarem suas contas e manterem um estilo de vida confortável. Ao receberem menos do que elas precisam, com certeza irão procurar por lugares que lhe ofereçam uma renda maior e mais justa, de acordo com suas funções. A falta de investimento em benefícios básicos também faz com que os funcionários busquem por outras empresas que ofereçam condições melhores. Converse com os seus colaboradores e veja quais são os benefícios que atenderão os anseios de cada um para implementá-los dentro da organização. Promova reajustes salariais e reconheça os talentos que os profissionais de sua empresa possui.

3 – Liderança ruim

A função de um líder é manter sua equipe motivada e ajudar a atingirem seu potencial. Estar em um lugar onde a liderança é falha pode desmotivar os funcionários. Não adianta ser expert em negócios se não há uma administração adequada de pessoas. Chefes autoritários, explosivos e que não tratam com respeito seus colaboradores causam uma alta rotatividade dentro da empresa, uma vez que seus colaboradores se sentem desvalorizados e agredidos. O ideal é ter lideranças que entendam os processos da organização e tenha habilidade em criar relações interpessoais saudáveis. Um líder, antes de mais nada, precisa ser alguém admirável e inspirador para os liderados.

4 -Falta de plano de carreira

Ao fazer parte do quadro de colaboradores de uma empresa, os profissionais procuram um lugar que proporcione crescimento conforme elas apresentem progresso em suas tarefas e funções. A falta de perspectiva de crescimento na organização empresarial causa uma imensa desmotivação. Esta desmotivação somada a outros fatores – como a hostilidade e os baixos salários, mencionados nos tópicos anteriores – fará com que o colaborador não se sinta valorizado e procure por uma empresa que proporcione um plano de carreira eficaz e chances reais de crescimento profissional. Se a sua empresa não possui um plano de carreira, reúna seus gestores e líderes para analisar qual a melhor forma e momento para implementá-lo.

5 – Rotina

Executar a mesma função todos os dias faz com que a rotina de trabalho se torne maçante e improdutiva. Some uma rotina improdutiva e pedante ao fato de não haver perspectiva de crescimento profissional, variedade de trabalho e aprendizado dentro da organização empresarial. O resultado?A alta rotatividade de funcionários cheios de talentos e sedentos por novas possibilidades de trabalho.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Como diminuir a rotatividade de funcionários em sua empresa

Se você não quer perder seus bons funcionários, é importante identificar se acontece alguma das situações citadas acima. Cabe aos gestores e líderes das organizações identificar quais são as principais causas da rotatividade. Reverter a alta de rotatividade requer escuta. Então, o primeiro passo para mudar essa situação é ouvir os colaboradores. Não tenha receio em fazer reuniões para entender o que tem feito os colaboradores pedir demissão.

Outra atitude imprescindível em situações como esta é investir em ações que realmente mudarão os rumos da organização. Esse momento é o que eu chamo de TBC – tira a bunda da cadeira. É hora de agir. Então, se existem falhas, procure formas de resolvê-las. Busque informações, faça cursos e formações, veja quais são as melhores formas para fazer com que seus colaboradores sintam que fazem parte de uma empresa realmente próspera. Uma empresa que reconhece os talentos que possui.

Além das atitudes citadas acima, é importante oferecer um ambiente produtivo onde haja respeito, companheirismo e cumplicidade. Isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras em seus empregos. Valorizar seus funcionários também é um ponto importante. Retenha seus melhores talentos dando oportunidades de crescimento e uma remuneração que seja justa às suas funções. Dessa maneira, eles se sentirão motivados e manterão um nível de produção alto e qualificado, pois saberão que estão em um lugar que reconhece seu esforço e acredita em seu potencial. Outra forma de promover mudanças no ambiente de trabalho é comemorações de aniversários e demais datas importantes para a organização. Celebrar metas alcançadas também uma boa forma de transformar um ambiente hostil em um ambiente amigável e alegre.

Perceba, querida pessoa, que a rotatividade cresce pela ausência de pequenos gestos e cuidados. Se a sua empresa ainda não se encontra com um quadro alto de rotatividade, talvez seja o caso de implementar estas dicas e assim, evitar um transtorno maior em um futuro próximo. Aproveite para ler mais sobre liderança e motivação de funcionários.

Assista meu vídeo e conheça mais algumas dicas que vão te ajudar a reduzir a rotativade de funcionários.

Espero que este conteúdo contribua de maneira significativa e poderosa com o sucesso da sua empresa, querida pessoa! Agora, me conte: o que tem sido feito em sua empresa para reverter a rotatividade de seus colaboradores? Já passou por algum momento de alta rotatividade? Como enfrentou essa situação? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas,curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: 321792839 – https://www.shutterstock.com/pt/g/shock

 

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010