Como conseguir um bom relacionamento no ambiente de trabalho

Bom relacionamento Saiba como conseguir um bom relacionamento entre colegas de trabalho

 

Em geral, as pessoas passam mais tempo nas empresas em que trabalham do que em suas casas, com a família ou com os amigos. Justamente por isso, é essencial estabelecer um bom relacionamento com os colegas de trabalho, impedindo que a convivência se torne desgastante e mantendo o ambiente sempre profissional e positivo.

Pensando nisso, hoje resolvi compartilhar com você algumas dicas que considero verdadeiramente importantes, para que você tenha um bom relacionamento interpessoal em seu ambiente de trabalho e, a partir disso, consiga alcançar o seu potencial infinito.

Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira!

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Dicas para um bom relacionamento no trabalho

Algumas atitudes simples são capazes de transformar positivamente o ambiente de trabalho, tornando-o muito mais produtivo, positivo e harmonioso. Saiba quais são estas atitudes a seguir:

Seja cordial

Todas as pessoas gostam de ser recebidas com um sorriso e um “bom dia”. Entretanto, é comum que a rotina ou o cansaço façam com que os colaboradores esqueçam de cumprimentar seus colegas de trabalho. Este é um tipo de atitude rude que pode passar uma impressão negativa.

Faça o possível para sempre tratar a todos com educação e igualdade. Cumprimentar os colegas é um sinal de respeito, e demonstra que você mantém o caminho aberto para que haja contato.

Aceite as diferenças

As diferenças podem ser um grande problema para os relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais. Isso porque é muito difícil ter sabedoria e maturidade para aceitar pessoas que pensam e se comportam de forma diferente da que estamos acostumados.

Porém, é importante aceitar que cada pessoa possui suas verdades e peculiaridades, uma vez que carregam diferentes histórias, valores e culturas. Aprenda a se colocar no lugar do outro, e tente compreender os diferentes pontos de vista. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer: nem sempre o que você acredita é a verdade única e absoluta no mundo tão diverso como é o que vivemos.

Tenha iniciativa

Caso perceba que um colega está com alguma dificuldade, não hesite em oferecer ajuda. Aja com os outros da mesma forma como você gostaria que os outros agissem com você. É importante construir um ambiente de trabalho colaborativo, em que as pessoas possam contar umas com as outras. E isso, com certeza, pode começar por você!

Evite fofocas

Falar mal de outro colega de trabalho é uma das formas mais fáceis de estragar o clima no ambiente corporativo. Caso façam alguma fofoca com você, pense: “Se eu passar essa informação adiante, as consequências serão positivas ou negativas?”, “Isso pode melhorar ou piorar o ambiente de trabalho?”. Caso a resposta seja negativa, deixe que a informação morra em você e não passe adiante.

Tenha maturidade

Não se faça de vítima e não se magoe facilmente. Caso precise enfrentar algum problema, faça-o de forma madura, sem lamentações, evitando colocar a culpa nos outros. Baseie-se na realidade, sem criar situações na sua cabeça. Foque apenas na resolução dos problemas e não em apontar o dedo para acusar quem quer que os tenha causado.

Saiba dar e receber feedbacks

Para construir um bom relacionamento, é preciso sempre fazer alguns acertos. Por este motivo, receber e dar feedback é fundamental. Recebê-los pode ser muito mais difícil, já que somos muito resistentes às críticas.

Sempre que receber um feedback negativo, pense que ele serve para melhorar seu rendimento dentro da empresa. Por isso, é importante reconhecer com humildade que existem alguns pontos para melhoria. Em contrapartida, é preciso ter tato para dar um feedback: é preciso ser assertivo e objetivo, de modo a promover o crescimento e não criar mágoas.

Resolva os conflitos

Como eu disse no início do artigo, passando grande parte de nosso dia dentro da empresa, convivendo com os mais diversos tipos de pessoas, formas de pensar e levar a vida, sendo assim, é mais do que normal que conflitos aconteçam.

Neste sentido, se algo parecido acontecer com você, ou seja, se por acaso você entrar em conflito com um colega de trabalho, procure sempre resolvê-lo de imediato, da melhor maneira possível. Convide o seu colega para uma conversa franca e aberta, para que ambos procurem entender o que aconteceu e juntos encontrem uma solução para seguirem adiante e continuarem trabalhando em harmonia, evitando, assim, prejudicarem o bom andamento dos processos dentro da empresa.

Desenvolva a sua inteligência emocional

Para ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho é preciso ter também controle sobre suas próprias emoções e sentimentos. Neste sentido, o ideal é que você desenvolva a sua inteligência emocional constantemente.

O que quero dizer é que a partir do momento que desenvolvemos a nossa inteligência emocional, nós passamos a compreender melhor nossas emoções e sentimentos, de onde eles surgem, porque surgem, permitindo-nos, assim, ter um controle maior sobre eles, evitando estresses e conflitos desnecessários com os colegas ao nosso redor.

Outro benefício da inteligência emocional é que ela também nos ajuda a expandir a nossa consciência, efetivamente e na prática, o que nos ajuda não só a nos entendermos mais e melhor, emocionalmente falando, como também as pessoas ao nosso redor, ou seja, nossos colegas de trabalho.

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O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano e profissional que mais cresce no Brasil e que tem ajudado diversas pessoas e empresas ao redor do mundo a alcançarem seu potencial pleno e atingirem resultados extraordinários em suas trajetórias.

Através de formações como o Professional & Self Coaching – PSC, você aprende e tem a oportunidade de desenvolver todas estas habilidades que compartilhei com você ao longo deste conteúdo, podendo, assim, potencializar a sua performance e também seus relacionamentos no ambiente de trabalho.

Além disso, durante todo o curso, você também conhecerá técnicas e ferramentas essenciais e que vão te ajudar a desenvolver o seu autoconhecimento, a sua inteligência emocional, a sua capacidade de liderança, de resolução de conflitos, entre muitos outros elementos fundamentais para que você se torne um indivíduo e um profissional cada vez mais maduro e preparado para lidar com os desafios do dia a dia em seu trabalho e em sua carreira como um todo.

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Este artigo foi útil pra você? O que você achou das dicas que acabei de compartilhar? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou, bem como suas experiências para ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também possam ampliar seus conhecimentos sobre este poderoso assunto.

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