Conceito e definição de Recursos Humanos

Recursos Humanos Saiba mais sobre a área de Recursos Humanos de uma empresa

 

O mercado de trabalho oferece inúmeras opções de carreira e de funções. A escolha profissional não é uma escolha simples. Ela define os gostos e a personalidade dos indivíduos. Pessoas frustradas, que não apreciam suas funções e atividades, podem prejudicar o seu próprio rendimento, bem como o das empresas para as quais prestam serviços. 

O conceito e a definição de recursos humanos zelam pela administração responsável e pela expansão intelectual dos colaboradores de uma empresa. Assim, o crescimento e as oportunidades aparecem de forma natural para quem se esforça e se dedica. A leitura, a vivência acadêmica e a bagagem cultural fazem a diferença para quem deseja alcançar o topo de uma cadeia hierárquica.

Líderes conscientes sabem que os índices de satisfação de sua equipe impulsionam a produção e a qualidade do que é executado pela mesma. As diretrizes, culturas e valores de uma instituição de negócios são itens que devem estar fixados na mente dos colaboradores. Heads de células devem trabalhar com base nestas premissas. 

Além disso, ícones de comando devem promover o bem estar e o espírito de colaboração entre as diferentes áreas da empresa. Variáveis externas e problemas familiares ou amorosos também podem impactar a produtividade negativamente. Gestões conservadoras precisam ampliar seus horizontes. Plataformas modernas de negócios podem atrair mais prospecções e mais transações.

Marcas renomadas precisam elaborar planejamentos digitais robustos e bem estruturados. A internet e o meio on-line já fazem parte do cotidiano de equipes de vendas modernas e ativas. Consumidores em potencial estão nestes canais e participam de diálogos e de conversas sobre produtos que deixam a desejar. A insatisfação e as crises podem ser controladas se identificadas com rapidez e eficiência. Os departamentos de marketing e de comunicação precisam captar tudo o que estiver relacionado aos seus serviços.

O espírito de colaboração e a sinergia impulsionam o sucesso de todos os grupos interessados no crescimento. O sucesso só chega para aqueles que se esforçam e que demonstram interesse no processo todo. O fluxo de aprendizado demanda tempo, paciência e resignação. As melhores empresas são as que cuidam bem de seus colaboradores. Com humildade, transparência e alegria todos chegam onde querem chegar. Quando encontramos prazer no que fazemos, fazemos tudo muito bem. Este é o segredo.

Para que tudo isso seja alcançado e seja possível dentro de todo e qualquer tipo de negócio é preciso contar com a área de Recursos Humanos – RH, verdadeiramente importante para as empresas atuais. Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender um pouco mais sobre o seu conceito e definição. 

Recursos Humanos: conceito e definição

Como eu disse, a área de Recursos Humanos tem fundamental importância para as empresas, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas. Assim, entende-se como RH o departamento de uma organização responsável por realizar recrutamento e seleção de colaboradores, aplicar treinamentos e testes, oferecer feedbacks, definir política de cargos e salários, formar todos no que diz respeito à higiene e segurança do trabalho, além de ser um elo de comunicação a empresa e os profissionais que ali desempenham suas funções. 

As pessoas que trabalham em um departamento de RH estão incumbidas de gerir planos de carreira dos colaboradores da empresa, de definir políticas salariais, que contemplem remunerações, bem como incentivos e benefícios; analisar a necessidade de se contratar ou desligar funcionários, elaborar estratégias para recrutamento e para a realização de políticas de integração de novos colaboradores na organização, entre outras responsabilidades. 

Qual a origem dos Recursos Humanos?

Para entender com ainda mais profundidade o conceito de Recursos Humanos é preciso conhecer a sua origem, que vem das última décadas do século XIX, no momento em que Revolução Industrial já estava com seus processos acelerados, aumentando ainda mais a produção em massa.  

De forma simples, como eu disse nos parágrafos anteriores, o departamento de RH foi criado com o objetivo de fazer uma intermediação entre os interesses da organização e os dos colaboradores que dela fazem parte. Este intuito ainda se mantém até os dias de hoje. Entretanto, conforme os anos foram passando e as evoluções no mercado de trabalho foram acontecendo, diversas transformações no setor também ocorreram. 

Isso porque com a elaboração e popularização da Teoria das Relações Humanas, em meados da década de 1930, foi possível observar que os resultados de uma empresa estão intrinsecamente vinculados aos fatores psicológicos de seus colaboradores. 

Assim, o que se descobriu é que, muito mais do que cobrar por uma alta produtividade de suas equipes de trabalho, era preciso que as empresas também se preocupassem em lhes oferecer um bem-estar mínimo para que desempenhassem bem suas funções, tendo este fator ganhado ainda mais força no período pós-guerra, mais especificamente entre as décadas de 1940 e 50, que foi exatamente quando houve o surgimento das outras teorias da Administração, como a da Pirâmide de Maslow, que trouxe novas perspectivas e formas de se enxergar a relação empresa/colaborador. 

Neste sentido, passou a definir e conceituar o Recursos Humanos como uma área que visa contribuir com a empresa para o alcance de seus resultados, sem perder de vista o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores em todo este processo. 

A relação entre Coaching e Recursos Humanos

A relação existente entre o Coaching e a área de Recursos Humanos é íntima. Isso porque os profissionais de RH têm o seu desempenho e a sua atuação verdadeiramente transformados pelos aprendizados que obtêm com um curso como o Professional & Self Coaching – PSC, por exemplo. 

Digo isso, pois trata-se de uma formação e de uma metodologia que potencializa as melhores competências e habilidades do profissional, para que ele capacite-se ainda mais, no sentido de elaborar estratégias eficientes, tanto para preparar os colaboradores, com treinamentos e desenvolvimento de pessoas, quanto para ajudar as empresas a alcançarem suas metas e objetivos em um curto espaço de tempo. 

Assim, é possível sensibilizar o profissional de RH para que ele consiga compreender os anseios destes mesmos colaboradores, assim como os da empresa, determinando, dessa maneira, formas eficientes de atender a ambos, para que haja um alto índice de satisfação e de alcance de resultados extraordinários para todos, que foi exatamente o que aconteceu com a Edjaine Martin:

Ficou interessado em aumentar ainda mais a sua performance pessoal e profissional?

O que você achou deste artigo, Ser de Luz? Gostou de entender um pouco mais sobre o conceito e definição de Recursos Humanos? Deixe a sua opinião e sugestões sobre o assunto nos comentários e lembre-se sempre de se lembrar de continuar nos acompanhando, por todos os dias trazemos novos conteúdos, que vão contribuir de forma significativa para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. 

Copyright: 584118919 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tulpahn

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010