Conheça as principais causas da ansiedade no ambiente profissional

Ansiedade no Trabalho

A Ansiedade, quando demasiada, pode ser bastante prejudicial para o nosso desenvolvimento no ambiente de trabalho.

A ansiedade é considerada por especialistas como o mal do século. Nunca se teve tantas pessoas sofrendo desse transtorno como na atualidade. Muito provavelmente isso é resultado da velocidade com que as coisas acontecem atualmente por conta dos avanços tecnológicos. No artigo de hoje falaremos sobre um capítulo bastante importante desse assunto, a ansiedade no ambiente profissional. Continue lendo e saiba mais.

O que causa a ansiedade no ambiente profissional?

Existem vários motivos que podem levar uma pessoa a desenvolver ansiedade em relação ao trabalho. Algumas das causas mais comuns são:

  • Excesso de trabalho e de responsabilidades;
  • Baixa autoestima e comparação com colegas;
  • Excesso de pressão por parte da gerência;
  • Falta de afinidade com a função;
  • Prazos curtos frequentes a cumprir.

Um indivíduo pode desenvolver ansiedade em relação ao trabalho por um desses fatores ou a junção de vários deles. No início, é comum sentir uma angústia, que, com o passar do tempo, pode se transformar em sintomas físicos (taquicardia, falta de ar, sudorese, entre outros) e resultar na queda da produtividade.

É como uma reação em cadeia, em que uma coisa leva à outra e todas intensificam a ansiedade. Por essa razão, esse é um assunto que precisa ser abordado nas empresas, tanto como forma de ajudar quem já está passando por isso quanto para prevenir e evitar novos casos. Embora tenhamos avançado bastante, saúde mental ainda é um tema cercado de muitos tabus, e a melhor maneira de quebrá-los é através do diálogo e da informação.

Se você está passando por essa situação, converse com alguém da empresa, como seu chefe ou o responsável pelos recursos humanos. Esse é o primeiro passo para evitar que a ansiedade tome cada vez mais conta de você e continue prejudicando seu bem-estar e sua satisfação profissional. Não se sinta acanhado, hoje, as organizações estão cada vez mais preparadas para lidar com essas questões.

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7 Atitudes para gerenciar a ansiedade no ambiente de trabalho

Como mencionado anteriormente, se você já está apresentando um quadro de ansiedade, procure ajuda. Se, por outro lado, tem apenas notado sensações isoladas, existem atitudes que pode tomar para evitar que isso se agrave. Veja, a seguir, algumas sugestões que podem ajudar.

1 – Construa relacionamentos positivos com os colegas

Estar em um ambiente positivo e acolhedor pode ajudar muito quando o assunto é controlar a ansiedade. Você não precisa se tornar amigo íntimo dos colegas de trabalho, basta que construa relacionamentos cordiais, em que o respeito e a colaboração estejam sempre presentes. Por mais que não seja possível controlar os outros, faça a sua parte, sendo gentil e solícito, isso irá aumentar as chances de que retribuam.

2 – Saiba pedir ajuda

Muitas vezes a ansiedade no ambiente profissional vem por conta da sobrecarga de obrigações. O indivíduo começa a receber demandas e não consegue dizer que não dará conta ou que precisa de ajuda. Se esse é o seu caso, comece a repensar este comportamento. Se calar será pior porque, além de não conseguir realizar todas as tarefas, ainda terá grandes prejuízos para sua saúde mental.

3 – Verifique antes de se comprometer com um prazo

Sempre que o seu chefe apresentar alguma demanda para você cumprir, verifique se pode mesmo se comprometer com o prazo proposto. Mais uma vez, não sinta medo, se permita dialogar e negociar se for necessário. Certamente, tudo o que o seu supervisor quer é que a tarefa seja concluída com sucesso e, para isso, você precisa ter tempo hábil.

4 – Evite se envolver em fofocas

As fofocas, comuns em muitos ambientes de trabalho, podem servir para gerar tensão e, consequentemente, intensificar a ansiedade. Desse modo, procure evitar se envolver nesse tipo de conversa. Se um colega começar a falar mal de outra pessoa ou do chefe, ouça sem fazer comentários e não passe adiante. Assim, irá se manter neutro e não precisará arcar com as consequências caso aconteça algum desentendimento gerado pela fofoca.

5 – Organize o seu dia

Por mais que, às vezes, o chefe possa chegar com uma demanda de última hora, geralmente os profissionais sabem mais ou menos as tarefas que precisam realizar a cada dia. Então, no início do dia, faça uma lista com todas as atividades que precisa cumprir. Ter esse planejamento registrado em um papel ou no computador irá te ajudar a se organizar melhor e se manter motivado até concluir tudo.

6 – Evite comparações

As comparações são uma grande armadilha na vida de maneira geral e podem ser bastante nocivas no ambiente de trabalho. Antes de se comparar, lembre-se que cada indivíduo tem a sua jornada, por isso, não dá para querer que a sua vida se encaminhe da mesma maneira que a dos outros.

Se um colega foi promovido e você não, em vez de se comparar e se colocar para baixo, prefira focar no seu desenvolvimento para ser o próximo a receber uma promoção. Substitua a comparação pela dedicação e foco no seu desenvolvimento, sem pensar em terceiros.

7 – Pratique atividades voltadas para o bem-estar

Além de todas as atitudes ligadas diretamente ao trabalho, existem aquelas voltadas para o bem-estar que irão impactar diretamente no seu desempenho e saúde mental. Atividades como exercícios físicos em geral, ioga e meditação podem trazer muitos benefícios para o controle e prevenção da ansiedade. Experimente várias opções, escolha as que mais gostar e encaixe-as na sua rotina.

Crise de ansiedade no ambiente de trabalho: o que fazer?

Caso comece a ter uma crise de ansiedade no ambiente de trabalho, existem algumas medidas que podem ajudar a controlar. A mais simples dela envolve fazer exercícios de respiração, que consistem em respirar de forma consciente por alguns minutos. Alongar o corpo, sair um pouco do espaço de trabalho e tomar uma água são outras ações capazes de ajudar.

Lembrando que são apenas medidas paliativas e que nada substitui um tratamento com um profissional. Se cuide! A ansiedade relacionada ao trabalho tem tratamento, se informe e procure ajuda.

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Imagem: Por fizkes

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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