Fatores que definem o aumento da produtividade nas empresas

Produtividade Conheça alguns fatores que definem o Aumento da Produtividade nas empresas

Um dos fatores mais desejados pelas empresas do mundo todo é a produtividade. Trata-se de uma competência almejada por praticamente todas as pessoas e que nos leva a alcançar grandes resultados em qualquer âmbito de nossas vidas, seja ele pessoal ou profissional.

No contexto organizacional, a produtividade é fundamental para executarmos nossas atividades com excelência e melhorar o desempenho, além de ser uma qualidade bastante valorizada por gestores e líderes. Conquistar a habilidade necessária para ser bem sucedido profissionalmente, porém, não é uma tarefa simples e precisa ser desenvolvida continuamente para evitar acabar caindo na famosa zona de conforto.

Existem alguns fatores que podem contribuir para o aumento da produtividade de profissionais, equipes e organizações. Siga a leitura e saiba quais são eles.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Aumento da produtividade: quais são os fatores determinantes?

Existe um conjunto de fatores que são determinantes para o aumento da produtividade em uma empresa. Veja a seguir, quais são eles e verifique se a sua companhia cumpre os requisitos.

1. Paixão pelo que se faz

Este, sem dúvida, é um dos principais fatores que aumentam a produtividade. Ter prazer no trabalho aumenta a produtividade e, consequentemente, os bons resultados. Como se trata de algo pessoal, cabe à empresa verificar esse quesito nos processos seletivos para contratar novos funcionários. Às vezes, um candidato com menos qualificação, mas paixão pela profissão, terá um desempenho melhor do que outro que tem um excelente currículo, mas que não ama o que faz.

2. Reconhecimento

Outro fator que afeta e muito a produtividade da equipe é o reconhecimento, tanto pessoal quanto financeiro. Quem não gosta de ser reconhecido por um trabalho bem feito ou saber que contribuiu positivamente para o alcance de bons resultados? O reconhecimento é fundamental para que os funcionários saibam que estão no caminho certo, gerando a vontade de produzirem resultados cada vez melhores.

3. Motivação

A motivação é o combustível impulsionador da produtividade. Sem ela é impossível trabalhar feliz e com foco em resultados. É função da organização implementar ações que propiciem o aumento da motivação dos colaboradores, já que toda empresa é constituída por pessoas e seus resultados dependem delas. Isso pode ser feito de diferentes formas, mas a mais importante delas vem do líder, que deve ser uma figura que estimula a equipe a dar o seu melhor.

4. Ambiente de trabalho harmonioso

Um ambiente de trabalho tranquilo e bons relacionamentos interpessoais fazem toda a diferença quando se trata de produtividade. A atmosfera do local influencia muito no comportamento profissional. Se o meio em que o colaborador está inserido for estável e aberto à criatividade e cocriação, os resultados possivelmente também serão melhores.

5. Boa gestão do tempo

O tempo é um recurso de grande valor e que deve ser usado com responsabilidade. Afinal de contas, uma vez perdido não pode ser recuperado. Nesse sentido, é importante que os líderes de equipe orientem os funcionários para que aproveitem bem as horas do expediente. Ferramentas de gestão de tempo e plataformas de gerenciamento de projetos são recursos que podem ajudar.

6. Trabalho em equipe

Como diz o ditado, várias cabeças pensam melhor do que uma, por isso o trabalho em equipe é tão valorizado, porque realmente se converte em mais produtividade. Empresas que estimulam a atuação conjunta dos seus funcionários certamente têm resultados mais satisfatórios do que aquelas que incentivam a competição interna.

7. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Por fim, é fundamental que as empresas tenham a consciência de que seus colaboradores são seres humanos que possuem necessidades como todos. Dessa maneira, manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é indispensável para um bom desempenho profissional. A organização pode contribuir com isso evitando horas-extras em excesso e estimulando o lazer e outras práticas saudáveis.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida

Se você trabalha em uma empresa e deseja se tornar mais produtivo, vai gostar das dicas que iremos compartilhar a seguir. Inclusive, ao colocá-las em prática irá alcançar benefícios também no âmbito pessoal e utilizar seu tempo com muito mais inteligência.

Evite fazer várias tarefas de uma vez só

Existe uma ideia equivocada de que as pessoas mais produtivas são aquelas que realizam várias tarefas de uma vez só. Entretanto, isso não é verdade, porque ser multitarefa apenas passa uma sensação irreal de produtividade. Você acha que é produtivo porque está fazendo várias coisas ao mesmo tempo, mas poderia obter melhores resultados se fizesse uma de cada vez, dedicando toda a sua atenção.

Devemos nos lembrar, também, que a quantidade não é o mais importante e que a qualidade conta muito. Quando você muda o foco de uma atividade a outra muito rapidamente, o cérebro não consegue acompanhar a velocidade, sofrendo uma perda no desempenho.

Elimine as distrações

Se deseja cumprir todas as tarefas que precisa com foco total, analise o ambiente e elimine todas as possíveis distrações. Retire objetos que atraiam a sua atenção, desabilite as notificações sonoras do celular, use fones de ouvido com músicas de concentração para isolar o barulho. Através dessas e outras medidas conseguirá se manter focado, garantindo agilidade sem perder a qualidade.

Defina metas diárias a cumprir

Consegue imaginar um jogo de futebol sem o objetivo do gol? Os jogadores possivelmente ficariam correndo de um lado a outro tocando a bola sem saber o que fazer em seguida. E a origem da palavra gol é exatamente meta, do inglês goal.

Ter metas traçadas para cada dia te ajudará a agir de forma mais criteriosa, usando seu tempo com sabedoria. Assim, terá direcionamento para fazer escolhas, priorizando os compromissos mais importantes e deixando de lado aquilo que não agrega.

Faça pequenas pausas ao longo do dia

Assim como ser multitarefa não ajuda a aumentar a produtividade, o mesmo vale para trabalhar por longas horas a fio sem fazer pausas. O cérebro precisa de alguns momentos de descanso para recuperar a energia. Portanto, programe-se para fazer pausas de cinco ou dez minutos a cada duas horas de foco. Isso fará uma grande diferença no seu desempenho ao longo do dia.

Realize as tarefas mais trabalhosas primeiro

A ordem com a qual realiza suas tarefas também influencia o nível de produtividade. Se for fazendo as atividades sem critério, poderá levar mais tempo do que se as ordenasse seguindo uma lógica. O ideal é começar por aquelas que são mais trabalhosas e demoram mais para serem concluídas. Assim, ao final do dia, quando tiver menos energia, terá que lidar com tarefas mais simples.

O Coaching é uma excelente metodologia para aqueles que buscam uma maior produtividade e não sabem o que devem trabalhar para melhorá-la. Por meio de técnicas poderosas, o profissional terá suas habilidades e competências melhor definidas e reconhecidas por ele mesmo. Assim, realizará planos estratégicos para alcançar seus objetivos, tornando-se mais motivado, produtivo e conquistando seus resultados, tanto na vida profissional como pessoal.

Viu só como o aumento da produtividade depende de uma série de aspectos? Aproveite para deixar sua opinião no espaço para comentários abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais!

Copyright:268397873 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jirsak

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010