O Que é Aprendizagem Organizacional

Aprendizagem organizacional Conheça os Benefícios da aprendizagem organizacional

 

A nossa vida é um constante processo de aprendizado. Em todos os ambientes pelos quais transitamos temos a oportunidade de obter novos conhecimentos, bem como de aprimorar aqueles que já possuímos, para que assim melhoremos, efetivamente e na prática, a nossa performance, tanto pessoal quanto profissional. 

No ambiente corporativo não é diferente. A todo momento passamos por novas experiências e trocamos diversas informações com nossos colegas, pois tudo isso nos permite implementar melhorias nas habilidades e competências que já possuímos e de adquirir novas, que vão contribuir, assim, para que alcancemos resultados extraordinários para nós mesmos, para as pessoas ao nosso redor e também para a empresa de uma forma geral. 

Para entendermos com ainda mais profundidade como este processo funciona dentro do meio corporativo, hoje vou falar um pouco sobre aprendizagem organizacional, suas caracteristicas e beneficios para os mais diversos tipos de negocios. Acompanhe-me nesta leitura e confira!

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Entendendo o que é aprendizagem organizacional

Aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa. Entretanto, embora busque uma formalização do conhecimento, 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos dos líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências.

Isso, porém, não significa que aquilo que aprendemos em cursos e treinamentos não possa ser aplicado efetivamente em nosso trabalho na empresa. A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados extraordinários que almeja no mercado em que atua.

Como se dá a Aprendizagem Organizacional

Assim como foi dito anteriormente, muito do que sabemos vem de momentos informais e contribuem positivamente com nosso desempenho não só nas organizações empresariais, como em outros campos da nossa vida. 

A seguir, listo para você algumas formas em que a aprendizagem organizacional acontece em nosso cotidiano profissional. Continue a leitura e confira: 

Experiências do Profissional

A partir das experiências positivas e negativas, o profissional pode compreender seus erros e acertos, balizar melhor suas próximas ações e criar estratégias para evitar que estes erros persistam no futuro.

Aprendizagem Cultural

Aprendida através da cultura organizacional, da missão e dos valores estabelecidos pelos líderes e seguidos por todos aqueles que estão ligados à empresa – sejam eles gestores, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, entre outros. 

Aprendizagem com o Líder

É realizada através das atitudes e exemplos dados pelos líderes para seus liderados. Além dos exemplos, o líder pode criar oportunidade de aprendizagem organizacional através da partilha de conhecimento com sua equipe. Incentivar a leitura, compartilhar notícias relevantes ou promover treinamentos são as formas mais comuns de um líder contribuir com a aprendizagem organizacional. 

Aprendizagem Prática/Ativa

Aqui, a aquisição de conhecimentos se dá através da prática efetiva das tarefas e do seu desenvolvimento contínuo. Essa aprendizagem acontece após a aquisição do conhecimento teórico e permite que este conhecimento seja assimilado com maior eficácia. 

Aprendizagem Sistêmica

Entendimento ampliado de toda empresa e seus processos, para desta maneira oferecer soluções não apenas ao departamento envolvido, mas para a organização como um todo.

Compartilhamento de Informações

Quanto melhor forem distribuídas as informações, maiores serão os conhecimentos sobre os processos internos da empresa, o que tornará mais assertiva as ações.

Benchmarking

Observar outras empresas e buscar suas boas práticas para aplicar em sua organização.

Estes elementos que compõem a aprendizagem organizacional são extremamente importantes, uma vez que, esta mistura de conhecimentos é o que possibilita que os profissionais consigam desenvolver-se efetivamente. Para isso, a gestão destes recursos é essencial para que as informações não se percam e, este capital riquíssimo de conhecimentos, seja utilizado de maneira assertiva e adequada às necessidades dos profissionais, líderes e é claro, de toda empresa.

Benefícios da aprendizagem organizacional

Como você pode acompanhar até aqui, a aprendizagem organizacional é uma forma MA-RA-VI-LHO-SA de contribuir com o crescimento e o sucesso das empresas, bem como dos colaboradores que dela fazem parte. Trata-se de um processo verdadeiramente eficiente e importante, com o qual todo e qualquer tipo de negócio deve contar, para que assim haja a oportunidade de todos alcançarem resultados extraordinários com isso. 

Entre os seus benefícios é possível observar:

Atividades cada vez mais eficazes

O primeiro benefício que podemos perceber com a implementação da política de aprendizagem organizacional é que ela permite que as atividades desempenhadas dentro da empresa se tornem cada vez mais eficazes. Isso quer dizer que a partir do conhecimento adquirido, bem como de toda a troca de informações e experiências que acontecem a performance de todos é potencializada, o que torna a execução das demandas ainda mais eficientes e a organização competitiva em seu mercado de atuação. 

Ambiente propício à inovação

Com a implementação da cultura de aprendizagem organizacional, os colaboradores da empresa têm a oportunidade de se tornarem cada vez mais criativos, algo que só traz benefícios para os negócios como um todo. 

O que quero dizer é que quando se pode contar com profissionais criativos, a possibilidade de que estes encontrem soluções inovadoras para oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes com assertividade aumentam de forma significativa, algo que também tem o poder de tornar os negócios ainda mais competitivos. 

Conhecimentos compartilhados

Outro benefício que a aprendizagem organizacional traz às empresas é que ela torna o ambiente corporativo verdadeiramente propício ao compartilhamento de conhecimentos. Isso porque cada experiência pela qual um profissional passa traz um aprendizado, que ao ser absorvido, pode ser automaticamente ser disseminado entre os demais. 

Com isso, todos têm a oportunidade de aprender algo novo constantemente, transmitindo conhecimentos de pessoa para pessoa, algo que traz vantagens competitivas para os negócios de uma forma geral.

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Aumento da satisfação dos clientes

Como eu disse anteriormente, o ambiente em que a aprendizagem organizacional é constantemente estimulada, é uma ambiente também voltado para atender, efetivamente e na prática, as necessidades dos clientes. 

O resultado disso é que ao perceberem que estão recebendo a devida atenção que realmente desejam e merecem, estes mesmos clientes passam a ser fidelizados, fazendo negócios apenas com a empresa que verdadeiramente cuida deles com carinho. 

E você, o que pensa a respeito da aprendizagem organizacional? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também adquiram novos conhecimentos e potencializem a sua performance pessoal, profissional e organizacional. 

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