Planejamento pessoal e da carreira profissional: você não pode deixar de fazer

Planejamento Pessoal e Profissional Planejamento Pessoal e Profissional – Importante para sua carreira

 

Onde você pretende estar daqui a 5, 10, 15, 20 anos? O que almeja alcançar em sua vida pessoal e carreira? Quais são seus sonhos pessoais e profissionais? O que você tem feito para estar a cada dia mais perto de cada um deles?

“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. A frase dita pelo coelho à Alice, no filme Alice no País das Maravilhas, é um exemplo claro da importância de ter objetivos bem definidos e delimitados. Fazer um planejamento pessoal e profissional é fundamental para quem quer ter uma caminhada plena e alcançar a felicidade e realização em todos os aspectos da vida.

Por isso, hoje vou falar um pouco mais sobre a importância da realização destes tipos de planejamentos e o passo a passo que você deve seguir para elaborar e colocá-los em prática. Acompanhe-me nesta leitura e confira!

Utilize o Coaching como ferramenta para potencializar seus objetivos!
Torne-se extraordinário na sua vida pessoal e profissional, leia “Leader Coach”!

A importância do planejamento profissional e pessoal para a sua vida

Ao longo de nossa jornada pela vida, são tantas coisas que acontecem, que muitas vezes temos a sensação de que estamos perdidos, sendo conduzidos e praticamente sem controle sobre os rumos que a nossa história está tomando. Isso já aconteceu comigo e tenho certeza que, pelo menos alguma vez, já aconteceu com você também. 

Por este e muitos outros motivos, é importante que tenhamos um planejamento, tanto pessoal quanto profissional, pois são eles que não darão a segurança de que estamos caminhando rumo ao nosso estado desejado. 

Confira, a seguir, as demais razões que tornam o planejamento profissional e pessoal verdadeiramente importantes:

Maior controle sobre a vida

Você pode estar pensando que não existe possibilidade de controlar a vida, já que ela é repleta de acontecimentos que nos surpreendem e têm o poder de mudar nossos rumos, sem que estejamos esperando. Até certo ponto eu concordo com você, já que realmente muitas mudanças acontecem e acabam por nos surpreender, positiva ou negativamente.

Entretanto, a partir do momento que contamos com um planejamento, ou seja, que sabemos o que queremos e que definimos os passos que devemos dar em direção estes sonhos e objetivos, fica muito mais fácil ter controle sobre as surpresas que surgem e sobre as mudanças, que, com certeza, são inevitáveis. 

Além disso, quando contamos com um planejamento, nós não nos deixamos simplesmente levar e ser conduzidos pela constante mudança de ventos que acontece durante a vida, já que sabemos exatamente os objetivos que desejamos alcançar e desenhamos os caminhos que precisamos percorrer para que isso aconteça. 

Rapidez e eficiência no alcance de objetivos

Outro ponto que torna importante e favorável a elaboração de um planejamento pessoal e profissional é o fato de que o alcance dos objetivos almejados tem a possibilidade de se tornar muito mais rápido e eficiente. 

Isso acontece, pois dentro do planejamento há também o plano de ação, ou seja, a definição dos passos que devem ser dados para que se chegue ao ou aos objetivos desejados. Sendo assim, a partir do momento que se tem essa noção, aumentam-se as chances de que os resultados sejam alcançados de forma mais acelerada e também eficiente. 

Maior assertividade na tomada de decisão

Ter um planejamento em mãos, tanto pessoal, quanto profissional, nós dá a possibilidade de tomar decisões mais assertivas, em nossa carreira e em nossa vida como um todo. Isso porque ele nos dá uma visão mais ampla e clara sobre onde queremos chegar e o que precisamos e vamos fazer para que isso aconteça. 

Assim, quando somos pegos de surpresa e precisamos tomar uma decisão com mais rapidez, os dados e as informações necessários para que reflitamos e saibamos qual o melhor passo a ser dado a seguir estão todos no planejamento, o que faz com que este processo de tomada de decisão seja mais consciente, seguro e assertivo. 

Aumenta o senso de organização e o foco

Planejar é ter os processo de vida, de carreira e até mesmo os empresariais sob controle e verdadeiramente organizados. Isso porque com o planejamento, você consegue organizar com muito mais eficácia e eficiência suas atividades, as demandas que precisa atender no trabalho e fora dele, as pequenas e as grandes tarefas, enfim, o seu tempo de uma forma geral. Você otimiza e aproveita o seu tempo melhor, o que te torna um indivíduo mais focado e também produtivo. 

Trabalha a nossa motivação 

Além destes motivos que citei até aqui, que mostram que você não pode deixar de fazer um planejamento pessoal e profissional, existe mais um, que acredito ser um dos mais fortes, para que você termine esta leitura e comece agora mesmo a elaborar o seu. 

Estou falando do fato de que ter um planejamento em mãos nos torna indivíduos muito mais motivados. Digo isso, pois quando sabemos o que precisamos fazer para tornar nossos sonhos reais, levantamos da cama mais animados e colocamos em prática as ações planejadas com entusiasmo, já que temos maior consciência de que são elas que vão nos deixar mais próximos da autorealização e da felicidade plena. 

Diante disso, não tem como não investir neste processo, uma vez que se trata basicamente do nosso projeto de vida, ou seja, daquilo que vai nos transformar em pessoas realmente e verdadeiramente realizadas e felizes. 

Como elaborar um planejamento pessoal e profissional?

Até aqui tivemos a oportunidade de entender os motivos que fazem com que a elaboração de um planejamento seja importante para a sua vida como um todo, não é mesmo?!

Agora, vou matar um pouco da sua curiosidade e te mostrar o que você deve fazer para realizar este planejamento, efetivamente e na prática. Continue a leitura e confira:

Defina seus objetivos

Quais são seus objetivos pessoais? Alterar emoções negativas? Alcançar a felicidade e realização plena, aumentar a autoestima? E seus objetivos profissionais, quais são? Mudar de carreira, conquistar um novo emprego, fazer um novo curso, montar seu próprio negócio?

Independentemente do que você pretende fazer, antes de montar o planejamento pessoal e profissional, é importante ter em mente todos os seus objetivos, além de traçar metas e estratégias para alcançá-los no menor tempo possível.

Mantenha o foco

Outro ponto importante ao se criar um planejamento é manter o foco sempre, mesmo se as coisas estiverem indo conforme o planejado ou não e, acima de tudo, jamais desistir.

Acreditar em você e em seus sonhos é, sem dúvida, o primeiro passo para ficar mais próximo de alcançar cada um dos objetivos propostos.

Utilize o Coaching como ferramenta para potencializar seus objetivos!
Descubra como isso é possível no meu eBook “Leader Coach”!

Mantenha os pés no chão

Outra dica valiosa é sempre manter os pés no chão, dando um passo de cada vez. Tenha paciência e lembre-se que os bons resultados serão consequência do seu esforço e perseverança.

Nem sempre as coisas acontecem do dia pra noite e, dependendo de quais são os seus objetivos pessoais e profissionais, eles podem chegar a curto ou longo prazo, portanto, suba um degrau de cada vez.

A seguir compartilho com você uma de minhas Sacadas, em que falo um pouco mais sobre o que você pode fazer para alcançar o seu estado desejado:


Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Você já tem um planejamento pessoal e profissional? Fale sobre a sua experiência com relação a este assunto nos comentários e lembre-se de compartilhar este material extraordinário com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também entendam a importância do planejamento na vida. 

Copyright: 625950947 – https://www.shutterstock.com/pt/g/apops

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010