Qual a importância da visão sistêmica de uma empresa?

Visão Sistêmica

Saiba como a Visão Sistêmica pode ser desenvolvida

 

Uma empresa, assim como o corpo humano, é feita de diversas e distintas partes, que precisam trabalhar de forma coesa, para que, dessa maneira, a organização funcione bem e tenha a possibilidade de alcançar os resultados extraordinários que tanto que almeja. 

Para que isso aconteça, é fundamental contar com o bom desempenho e disposição de todos de atuar com excelência, no sentido de que colaboradores, gestores e empresários sejam plenamente beneficiados ao alcance de cada meta e objetivo. 

Diante disso, ter no time profissionais com visão sistêmica já é meio caminho andado para que empresa e colaboradores tenham a oportunidade de alcançar o sucesso em suas jornadas. 

Convido você a me acompanhar na leitura deste poderoso conteúdo, para entender melhor o que estou falando, o significado de visão sistêmica e a importância de seu desenvolvimento para uma organização. 

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

O que é visão sistêmica?

Provavelmente você já ouviu falar sobre visão sistêmica, mas você sabe exatamente o que significa? O conceito remete à habilidade de deliberar considerando toda uma conjuntura. Para ilustrar essa explicação, basta que você reflita sobre o trabalho de um gestor, que é responsável por tomar decisões considerando todos os fatores, que vão desde colaboradores até o orçamento e metas globais da empresa. Responsabilidade não falta!

Para exercer tal tarefa de tamanha grandiosidade, o profissional deve avaliar o cenário de maneira ampla e ponderando os diversos elementos que influenciam seu funcionamento, incluindo fatores internos e externos. A gestão ou liderança deve usar seus conhecimentos, habilidades técnicas, inteligência, comunicação e poder de negociação de maneira positiva. Ter a capacidade de desfrutar de todos os recursos de uma organização e os relacionar da melhor maneira é trabalhar sistemicamente.

O profissional que compreende a empresa em que atua a partir de uma visão sistêmica, atinge resultados acima da média. Isso porque ele é capaz de identificar seu papel com clareza e desempenha suas atividades com eficácia e eficiência, agindo assertivamente para o alcance das metas estabelecidas para si e para o negócio. 

A importância da visão sistêmica para uma empresa

Após termos entendido um pouco sobre o que de fato é visão sistêmica, vou falar mais com você sobre a importância de todos que fazem parte de uma desenvolverem diariamente este olhar sistêmico. Continue a leitura e confira:

Possibilita o amplo conhecimento

Um dos primeiros fatores que tornam a visão sistêmica algo de verdadeira importância para todo e qualquer tipo de negócio é a possibilidade que ela dá a todos que fazem parte da organização de conhecê-la com profundidade. 

Aqueles que desenvolvem este olhar sistêmico acabam conhecendo cada departamento, seu processos, bem como tudo o que envolve a organização, para que assim, munidos destas informações essenciais, tenham a oportunidade de melhorar a sua performance e contribuir cada vez mais em suas atividades diárias. 

Contribui para o processo de tomada de decisão

Acredito, verdadeiramente, que os profissionais que entendem o significado de visão sistêmica têm maior possibilidade de desenvolvê-la e, com isso, tomarem decisões de forma mais estratégica e assertiva.

Este é um ponto que vale principalmente para empresários, empreendedores e gestores, que têm cargos com maiores responsabilidades e lidam com decisões importantes constantemente, que afetam a vida profissional e empresarial de todos. 

Neste sentido, ao contarem com a visão sistêmica, que lhes permite ter um olhar atento sobre tudo o que envolve a empresa, eles conseguem tomar decisões importantes de forma mais consciente e racional, levando em consideração as informações mais relevantes relacionadas aos negócios. 

Corrige falhas e evita imprevistos

A partir do momento que as pessoas que compõem uma empresa desenvolvem, de forma sistemática, o seu olhar para a empresa como um todo, elas passam a observar e identificar melhor os erros e falhas que acontecem nos processos organizacionais e, com isso, têm a oportunidade de corrigir cada um deles, para que, dessa maneira, estes não prejudiquem o bom andamento dos negócios.

Além disso, com a visão sistêmica, é possível também evitar e lidar com assertividade com as surpresas e imprevistos que venham a surgir no meio do caminho e possam atrapalhar a performance profissional e empresarial como um todo.

Ajuda no desenvolvimento da análise crítica 

Ao desenvolver a visão sistêmica, automaticamente o indivíduo desenvolve também a sua capacidade de análise crítica, uma vez que estes dois elementos andam lado a lado. Por meio dela os principais responsáveis pela empresa conseguem observar, de forma crítica, seus pontos de melhoria e, através disso, desenvolvem e implementam estratégias eficazes, capazes de transformar os processos que estavam prejudicando em algo que passe a verdadeiramente contribuir para a evolução organizacional. 

A análise crítica se faz essencial, para que assim, profissionais, líderes e empresários mantenham-se sempre vigilantes e tenham a oportunidade de melhorar continuamente os negócios que a empresa desenvolve no mercado em que atua. 

Contribui para a expansão dos negócios 

Por ter uma visão ampla da forma como a empresa atua, principalmente no que diz respeito aos acertos que esta vem tendo ao longo do tempo, os gestores conseguem ter maior clareza sobre os caminhos que devem seguir, para que, dessa maneira, tenham a oportunidade de expandir os negócios e a sua atuação no mercado. 

Assim, através da visão sistêmica, empresários conseguem ampliar os negócios e inovar constantemente, algo que o mercado tem exigido cada vez mais das empresas que dele fazem parte. 

Aumenta o engajamento e a motivação 

A partir do momento que os profissionais que trabalham na empresa desenvolvem, de maneira sistemática, um olhar sistêmico sobre os negócios, estes conseguem visualizar e entender que fazem parte de um todo, de algo maior, sendo que a sua atuação é de extrema importância para que toda essa engrenagem funcione com perfeição. 

Diante disso, ou seja, do desenvolvimento desta consciência, eles passam a compreender o quanto são importantes para os negócios e começam a se engajar e se sentir muito mais motivados, aumentando, com isso, sua performance profissional e contribuindo, com maestria, para o crescimento da empresa. 

Como desenvolver a visão sistêmica

Conforme você pôde acompanhar até aqui, contar com colaboradores que tenham a visão sistêmica bem desenvolvida é, com certeza, garantia de sucesso para todo e qualquer tipo de empresa que faça parte do mercado atual, que tem sido cada vez mais exigente e competitivo.

Neste sentido, é importante incentivar este processo dentro dos negócios, pois, a partir disso, aumentam, de forma significativa, as chances de sucesso e destaque perante às demais empresas. 

Veja abaixo algumas maneiras de desenvolver sua visão sistêmica para conquistar resultados extraordinários:

Conheça os departamentos

O primeiro passo para se desenvolver a visão sistêmica é conhecer a empresa em que você trabalha. Esse conhecimento não deve ficar restrito apenas ao produto ou serviço ofertado ou somente à uma área. É preciso ser curioso! Saber quais são os departamentos que formam a corporação, compreender suas principais tarefas e responsabilidades e os principais processos que os colaboradores desempenham são requisitos básicos para ter visão sistêmica.

Esse tipo de sabedoria amplia sua maneira de pensar a respeito de outro setor. A partir desse momento, você pensará duas vezes antes de simplesmente cobrar algo ou pedir tarefas com prazos curtos de entrega. Além disso, poderá entender como pode contribuir para o dia a dia de colaboradores de outras áreas e como eles podem ajudar também. Para completar, todo esse processo ainda fortalece seus relacionamentos interpessoais e o seu networking.

Identifique o estado desejado

Toda empresa possui metas e objetivos definidos, sejam específicos das áreas ou gerais. Para saber como você pode impactar positivamente para conseguir essas conquistas, é preciso estar por dentro de quais são os desafios enfrentados e saber como utilizar os recursos disponíveis para definir os melhores caminhos a serem tomados.

Mais do que simplesmente saber quais são as metas é essencial compreendê-las em um grau em que você consiga refletir sobre elas e buscar por soluções mais práticas ou criativas. Ser parte do negócio como um todo é vestir a camisa!

Utilize o Coaching

O método é um poderoso processo de aceleração de resultados e aumento de performance profissional, buscado pelas maiores referências organizacionais do mundo. É um processo empoderador!

Entenda como o Coaching ajuda a desenvolver a visão sistêmica 

O Coaching oferece técnicas e ferramentas voltadas para a gestão empresarial. Pautando-se nos mais modernos conceitos e práticas de estratégias organizacionais, o método potencializa as habilidades e capacidades de profissionais e empresas, promovendo mudanças significativas, positivas e duradouras.

Para os gestores, a metodologia traz conhecimentos necessários para conduzir a equipe com assertividade, desenvolvendo capacidade analítica e estimulando o espírito empreendedor, para a busca de ideias e soluções criativas.

A formação Leader Coach Training – LCT do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC é uma excelente maneira de formar líderes e gestores de alto desempenho e com visão sistêmica. Com uma programação de 20 horas e atividades pós treinamento, o curso leva os profissionais que participam dele para um nível mais alto de inteligência emocional; capacidade de gerenciar pessoas, atividades e tempo; habilidade em extrair mais produtividade da equipe; reter talentos; aumentar e sustentar bons índices de clima organizacional; dar e receber feedbacks; aperfeiçoar os canais de comunicação; entre outros conteúdos exclusivos e muito bem construídos. E ao final da formação, você terá dois prestigiosos certificados com reconhecimentos internacionais: o Behavioral Coaching Institute – BCI e o Global Coaching Community – GCC.

Segundo José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC e Master Coach Senior, “é o líder que incentiva, engaja e prepara a equipe para evoluir continuamente e ir sempre além, na busca de resultados efetivos e extraordinários para a organização.”.

No vídeo abaixo você consegue entender com ainda mais profundidade o que é, como funciona e de que maneira o LCT pode te transformar em um líder de sucesso:

Outra formação muito interessante é o Professional & Self Coaching – PSC, que é considerada a mais completa e moderna no País sobre o assunto. Com ela, você aprenderá as técnicas e as ferramentas mais inovadoras, para se tornar um profissional de alta performance e até mesmo um coach, se desejar.

A base desse curso é a metodologia Self Coaching, desenvolvida por José Roberto Marques, e contempla 6 titulações: professional, leader, self coach, life coach, extensão universitária e analista comportamental.

Os conteúdos e as atividades práticas e teóricas são divididas em 180 horas, que ensinam sobre a história do Coaching; processos evolutivos e de identidade; princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística; código de ética; entre outros. 

As principais ferramentas da formação variam entre o teste de perfil comportamental, roda vida, rapport, campo relacional, patrocínio positivo; autofeedback, tríade do tempo, teste do perfil de personalidade, rota de ação, análise do campo de força, roda da inteligência emocional, auxiliares linguísticos e mais. Além de você exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, o método será um benefício também para quem vive com você, afinal, você se tornará uma pessoa ainda mais empoderada.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como PSC te ajuda a pensar de forma sistêmica em sua vida de uma forma geral:

Só de conhecer essas duas formações do IBC já é possível perceber a força que o Coaching tem, não é mesmo? É uma forma de transformar sua vida positivamente em todos os âmbitos. Além disso, as mudanças poderão ser vistas em curto, médio e longo prazo. Com certeza, você sentirá os benefícios de investir na própria carreira e vida pessoal ao participar de um processo de Coaching.

Invista nisso, permita-se ir além, alcançando o tão merecido sucesso!

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o conhecimento com os seus amigos nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 551887831 – https://www.shutterstock.com/pt/g/elnur

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010