QVT – Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de vida no trabalho Como está sua qualidade de vida no trabalho?

 

Se você tem o costume de acompanhar o nosso blog, vai perceber o quanto estamos sempre falando sobre a qualidade de vida no trabalho. Mesmo que não seja explicitamente desta forma. Isso porque é preciso entender que o mundo está mudando. Os profissionais de hoje já não são como os de dez ou vinte anos atrás. Tanto como funcionário quanto como empreendedor ou gestor, é necessário estar sempre atento.

O QVT – ou Qualidade de Vida no Trabalho – é, basicamente, o nível de satisfação de um funcionário em seu ambiente corporativo. Trata-se do prazer que uma pessoa sente ao ir ou estar em seu local de trabalho. A primeira vez que esse termo apareceu foi em meados da década de 1950. Ali próximo ao surgimento da abordagem sócio-técnica. Mas foi só pelos idos de 1960 que adquiriu mais força.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Acontecendo quando cientistas sociais, empresários e sindicatos perceberam que a qualidade de vida corporativa de seus funcionários influenciava diretamente em seu rendimento, saúde, bem-estar e eficácia. A partir daí é que foram capazes de começar a entender que um funcionário que trabalha em ambiente agradável, é feliz e motivado no trabalho e acaba produzindo mais e melhor.

Ainda seguindo a linha histórica, foi pelos anos 70, principalmente nos Estados Unidos, que o termo deixou de ser apenas uma expressão e começou a ser colocado em prática nas empresas.

Convido você a me acompanhar nesta leitura, para entender um pouco mais sobre a QVT e como desenvolvê-la no ambiente corporativo do qual você faz parte.

Mas o que é a Qualidade de Vida no Trabalho?

É muito comum que as pessoas passem a maior parte dos seus dias no ambiente de trabalho. Como consequência, se torna natural que grande parte do que acontece por lá influencie o comportamento do profissional, além de seu rendimento e, principalmente, sua saúde – física e mental. Dessa forma, um ambiente corporativo de qualidade proporciona segurança, motivação, além de desenvolvimento pessoal e profissional para o colaborador.

Sabendo disso fica mais fácil entender porque a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT é o nível de satisfação que o funcionário tem com o seu ambiente corporativo, em conjunto com as suas atividades exercidas. Se um colaborador está satisfeito com a empresa na qual trabalha, ele acaba se tornando mais motivado, produtivo, criativo, saudável e inovador. Ajudando a promover mais lucros e benefícios para a empresa, partindo da ideia de que se tornará mais energético e produtivo.

A Qualidade de Vida no Trabalho envolve todo um conjunto de ações que, quando implantadas, tornam o ambiente corporativo agradável e promove inovações e melhorias na empresa, que beneficiam, não só toda a equipe, mas também a empresa como um todo, visto que esta passa a alcançar cada vez mais resultados extraordinários no mercado em que atua.

Pense bem: a estimativa é de que boa parte do tempo que uma pessoa passa em seu ambiente de trabalho tende a ser improdutivo, deixando apenas 39% do expediente realmente aproveitado. A área de Recursos Humanos – RH tem vital importância nesse ponto.

Digo isso, pois eles são os responsáveis por escolher pessoas adequadas para cada função, acompanhar a evolução de seus funcionários, garantir que seus salários e benefícios sejam justos e suficientes para as funções exercidas, recompensá-los pelos resultados alcançados e principalmente por estar atenta às necessidades básicas de seus colaboradores. Além disso, é importante que o RH tome medidas para garantir que sua equipe esteja sempre motivada.

Como investir em QVT na sua empresa?

Conforme você pôde acompanhar até aqui, proporcionar qualidade de vida no trabalho para os colaboradores é uma forma extraordinária de garantir que resultados de excelência sejam alcançados em todas as esferas que envolvem a organização.

Sendo assim, compartilho aqui algumas dicas que podem ser colocadas em prática de imediato no ambiente corporativo. Confira quais são elas, a seguir:

Invista no colaborador

Cursos e treinamentos irão ajudar os colaboradores a terem mais conhecimento. Com isso, eles conseguirão concluir suas tarefas de uma maneira eficaz e sentirão que a empresa investe em seu aprendizado. Além disso, mostre reconhecimento pelos seus esforços através de bonificações e premiações. Isso os motivará a se empenharem ainda mais em suas funções, entregando um trabalho cada vez mais de excelência.

Dê Feedback

É importante que o colaborador saiba como o seu trabalho é visto e se está no caminho certo. Deixar claro qual o plano de carreira que a empresa tem para ele o deixa mais motivado a alcançar seus objetivos corporativos, além de passar segurança e confiança.

Disponibilize horários flexíveis

Cada pessoa tem sua necessidade e um horário em que produz melhor. Se possível, permita que os funcionários tenham um horário flexível, pois permitir que eles trabalharem durante um período que os tornem mais atentos e produtivos fará com que suas atividades sejam realizadas com sucesso e eficácia.

Garantir que os colaboradores tenham qualidade de vida no trabalho é vantajoso tanto para os funcionários, que estarão mais felizes e motivados, e para a empresa que terá uma equipe produtiva, eficaz e que fará a empresa crescer continuamente.

Implemente melhorias no clima organizacional

O clima organizacional representa a atmosfera psicológica da empresa. Ou seja, como os profissionais percebem o ambiente de trabalho e como são impactados por ele. Um clima pesado infere e gera muitos malefícios, tanto para empresa quanto para funcionários. Como, por exemplo, a falta de comunicação interpessoal e o pouco comprometimento com o trabalho.

Então, a qualidade de vida na organização permite que os funcionários se sintam bem, mais leves e, até, se divirtam com o papel que estão desempenhando. A ideia de trabalho como “um mal necessário” deve ser esquecida, eliminada, fazendo prevalecer um ambiente agradável e saudável.

Dê-lhes autonomia

Tudo o que cada um de nós quer é liberdade e uma oportunidade para demonstrarmos do que somos capazes, não é mesmo?! No ambiente de trabalho não é diferente. Assim, algo que é verdadeiramente eficiente e que garante ainda mais qualidade de vida aos colaboradores que fazem parte de sua empresa é dar-lhe autonomia para desempenharem suas funções com maestria.

Fazendo isso, você mostra que tem confiança em suas capacidades, habilidades e em seus talentos, deixando-os ainda mais satisfeitos com o trabalho e também motivados, já que se sentirão verdadeiramente responsáveis pelas suas demandas e, automaticamente, parte de algo maior dentro dos negócios.

Cuide da infraestrutura de sua empresa

Outro ponto que muitas vezes negligenciamos, pelo simples fato de passar despercebido aos nossos olhos, é o cuidado com a infraestrutura da empresa. A qualidade de vida no trabalho também leva este fator em consideração, isso porque através de um ambiente limpo, organizado e saudável, o profissional sente-se muito mais motivado a desempenhar suas atividades com maestria.

Além disso, é fundamental oferecer-lhes equipamentos, bem como os recursos que cada um deles precisa para trabalhar com excelência, já que, se algo neste sentido falta, eles sentem-se irritados, estressados e ansiosos, pois são obrigados a encontrarem outras maneiras de executar suas atividades, uma vez que a empresa não lhes oferece o mínimo necessário para isso.  

O que os funcionários podem fazer para garantirem a qualidade de vida no ambiente corporativo?

Apesar de a empresa ser a responsável por grande parte dos fatores que irão resultar na satisfação dos funcionários, existem certas medidas que podem partir dos colaboradores, para que assim, tenha-se a oportunidade de criar um ambiente propício à qualidade de vida. Confira alguns deles, a seguir:

Evite fofocas

É importante que todos no ambiente de trabalho entendam que não se pode confundir o local de trabalho com a escola. Todos são profissionais e devem tratarem-se como tal. Fofocas tornam o clima pesado e podem acabar criando rivalidade entre as equipes, dividindo assim a empresa.

Sendo assim, enquanto colaborador e profissional que você é, sempre que alguém se aproximar de você, com a intenção de fofocar, peça-lhe licença e, educadamente, diga-lhe que precisa realizar uma tarefa, ou qualquer outro tipo de atividade. Assim você evitar ouvir, participar e até mesmo cair na tentação de passar a fofoca adiante.

Seja pontual e cumpra seus prazos

Cumprir sua jornada diária dentro dos horários estabelecidos e cumprir seus prazos evitarão que suas atividades se acumulem e que você acabe sendo visto como irresponsável pelos seus superiores. Ao demonstrar responsabilidade e compromisso, maiores serão as chances de você ser reconhecido e, consequentemente, se sentir motivado.

Além disso, ao estar em dia com as suas atividades, você garante a sua própria qualidade de vida no trabalho, pois, assim, evita ficar estressado e ansioso em decorrência das demandas atrasadas que precisa entregar.

Preze pelo trabalho em equipe

Contar com o apoio dos seus colegas durante a realização das atividades torna o trabalho ainda mais produtivo, isso sem contar que é benéfico para o clima corporativo, pois você criará laços e confiança entre os membros da equipe da qual você faz parte.

Invista em sua automotivação

É papel de todo e qualquer tipo de organização desenvolver mecanismos que ofereçam a seus colaboradores a motivação de que precisam para realizarem um trabalho de excelência. Entretanto, de nada adianta a empresa fazer todo um esforço neste sentido, se o próprio colaborador não investe em sua automotivação.

Sendo assim, para garantir um ambiente corporativo com qualidade de vida para ele mesmo trabalhar, é fundamental que o indivíduo desenvolva o seu processo de autoconhecimento, no sentido de compreender o que lhe motiva profissionalmente. Fazendo esta análise, ele tem maiores possibilidades e se sentir feliz e satisfeito em seu trabalho, pois além da empresa investir em sua motivação, ele também se empenha para se automotivar, o que, com o passar do tempo, só tende a gerar resultados positivos para ele e também para os negócios da organização.

Através dos processos aplicados no Coaching você vai aprimorar suas habilidades de liderança no âmbito pessoal e profissional. Baixe meu Ebook e saiba mais!

Coaching e Qualidade de Vida no Trabalho

Além das formas que citei até aqui, como mecanismos para investir em qualidade de vida no trabalho para os colaboradores de uma empresa, existe também uma com a qual organização e profissionais podem se beneficiar. Estou falando do Coaching, que é a metodologia de desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial que mais tem ajudado empresas e indivíduos a crescerem em todos os aspectos.

Através de soluções oferecidas pelo IBC Corporativo, a área de negócios aqui do IBC, voltada para atender os mais diversos tipos de necessidades das empresas, estas conseguem torna-se ainda mais efetivas em sua atuação no mercado, pois passam a contar com conhecimentos, técnicas e ferramentas, comprovadamente eficazes, capazes de deixá-las cada vez mais próximas de seus objetivos e dos resultados extraordinários que almejam alcançar.

Por meio de um diagnóstico preciso, são implementados novos processos, bem como melhorias significativas no ambiente organizacional, que oferecem aos colaboradores maior bem-estar, oportunidades de crescimento e desenvolvimento, autonomia para realizarem suas atividades com confiança, liberdade e responsabilidade, além de feedbacks assertivos, para que assim estes sintam cada vez mais valorizados, motivados e satisfeitos de uma forma geral.

O IBC Corporativo dá às empresas a chance de oferecerem a seus colaboradores ainda mais qualidade de vida no trabalho e, com isso, de ganharem no quesito alcance de resultados extraordinários.

Aproveite esta MEGA POWER oportunidade e transforme seus resultados organizacionais, através do IBC Corporativo.

Gostou deste artigo, querida pessoa? Já conhecia o conceito de QVT? Deixe o seu comentário, me falando sobre as suas impressões acerca do assunto e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas rede sociais, para que eles também conheçam mais sobre qualidade de vida no trabalho.

Copyright: 423576316 – https://www.shutterstock.com/pt/g/noipornpan

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010