Técnicas de dinâmica de grupo para integração de equipe

Dinâmicas de equipes

As dinâmicas de equipes trabalham o relacionamento interpessoal


Uma equipe de trabalho é composta por profissionais com competências complementares que contribuem para o desenvolvimento da empresa. Através da troca de conhecimento e ideias que todos os envolvidos desenvolvem habilidades importantes – tais como a proatividade, a colaboração, sinergia e a criatividade. Mas, tudo isso não é algo que se consegue do dia pra noite. É preciso investir em formas de entrosar os envolvidos da equipe para garantir a integração. 

A integração da equipe é resultado que pode ser alcançado com dinâmicas poderosas. E que dinâmicas podem contribuir com este processo? Continue a leitura e descubra! 

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Conheça 6 dinâmicas poderosas para integrar a sua equipe 

As dinâmicas de equipes são uma excelente forma para integrar times. Isso porque seu principal objetivo é trabalhar o relacionamento interpessoal por meio da compreensão dos diferentes perfis e o desenvolvimento da comunicação de qualidade entre os integrantes. Desse modo, é estimulada a criação de um ambiente de trabalho agradável, em que os profissionais estão mais motivados, unidos e engajados.

Além de integrar equipes, as dinâmicas têm o poder de quebrar o gelo durante treinamentos, fazer com que as pessoas se conheçam profundamente e até de criar amizades que vão além do trabalho. Com certeza suas relações interpessoais vão melhorar!

Confira a seguir 6 dinâmicas que são excelentes para criar uma equipe de alta performance, em que há estímulo de sinergia, construção de fluidez e maximização de resultados. 

1 – Características e manias

A dinâmica “características e manias” tem por objetivo fazer com que as pessoas conheçam umas às outras de maneira pessoal, promovendo o bom relacionamento por meio da identificação de traços de personalidades, preferências e assuntos.

  • Material: folhas e canetas
  • Procedimento: cada integrante da equipe deve escrever, sem que os outros vejam, duas características e duas manias que acredita ter. O condutor da dinâmica deve, então, recolher e redistribuir os papéis. Cada participante deverá fazer uma mímica das características descritas, enquanto o grupo tenta adivinhar quem é o dono do papel. Após todos concluírem suas apresentações, cada um deve esclarecer por que escolheu escrever aqueles pontos sobre si, fazendo com que seus colegas o conheçam de maneira mais profunda.

2 – Objeto pessoal

Essa brincadeira estimula a confiança, a motivação e o comprometimento.

  • Material: um objeto pessoal de cada participante
  • Procedimento: Solicitar antecipadamente que as pessoas levem qualquer objeto que tenha um grande valor emocional. Realizar um sorteio, simulando um amigo secreto, e fazer a troca desses objetos. O coordenador deve estabelecer um período (pode ser algumas horas ou até dias) para que cada um guarde o objeto do colega com muito zelo e troque bilhetes, motivando-os a descobrir segredos sobre o colega e o objeto. No momento agendado, os pertences serão devolvidos aos seus donos,  e cada um deve contar a seu colega o que descobriu do outro a partir do objeto, destacando o cuidado especial que teve com o bem.

3 – Em busca do olhar

A dinâmica “Em busca do olhar” tem como objetivo aprofundar a integração e a comunicação não verbal entre membros de uma equipe.

  • Material: som ambiente com música instrumental
  • Procedimento: O orientador da dinâmica aponta que os participantes fiquem de pé, formando um círculo. Em seguida, todos devem se concentrar e olhar nos olhos uns dos outros. Ao encontrar e fixar o olhar com alguém, os dois deverão se deslocar para o centro do círculo, se abraçar e se colocar um no lugar do outro. O exercício deve continuar até que todos tenham passado pelo processo, fazendo com que barreiras sejam derrubadas sem que ninguém precise dizer uma única palavra. Este exercício pode ser aplicado juntamente com outras dinâmicas, servindo de fechamento

4 – Vendedor de Sucesso

Essa brincadeira tem como objetivo fazer com que cada um destaque suas as características que julgar importantes ao mesmo tempo que faz com que os outros do grupo lhe conheçam ainda mais.

  • Material: aqui na verdade, o coordenador deve escrever 11 tipos 11 tipos psicológico em 11 papéis e os deixar em um saco para sorteio mais tarde.
  • Procedimento: cada integrante deverá tentar se vender em apenas 5 minutos. A ideia é que eles usem suas características e se transformem em um produto. Antes de começar a apresentação, o indivíduo deverá tirar 1 papel do saco e somente o abrir quando o coordenador pedir, o que acontecerá durante sua apresentação. Sem qualquer interrupção, a pessoa deve abrir o papel e incorporar o tipo psicológico do papel durante a apresentação. O que está escrito só deve ser revelado após a apresentação. Todos devem opinar sobre as coerências ou incoerências do que estava escrito no papel para o resto da apresentação dele.

5 – Comunicação sem Palavras

A ideia dessa dinâmica é mostrar aos participantes que é possível se comunicar além das palavras ditas ou escritas. Isso prova que os gestos e os comportamentos também são passíveis de elogios ou até de magoar alguém.

  • Material: não precisa
  • Procedimento: os participantes devem conversar sem escrever ou falar nada durante 15 minutos. Após o tempo, cada um deve contar o que achou da experiência e se entendeu o que realmente “conversou” com as outras pessoas.

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6 – Conselho Amigo

A intenção dessa brincadeira é mostrar aos integrantes que é natural pedir ajuda quando preciso e também ajudar aos outros, caso necessário.

  • Material: criação de fichas para todos os participantes com características de personalidade. Então, uma ficha pode estar escrito atencioso e prestativo e na outra pode estar escrito arrogante e desinteressado.
  • Procedimento: separe o grupo em 2 times. Os integrantes de um time serão os mentores e os outros serão os aconselhados. Cada um pega uma ficha e deve agir de acordo com a personalidade que está lá e com o cargo de dar ou de receber conselhos.

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