Valores pessoais x Relações interpessoais – Como esses conceitos interagem entre si

O relacionamento interpessoal é fundamental para o convivio pessoal e profissional. Entenda como nossos valores pessoais influenciam esses relacionamentos.

O ser humano é naturalmente um ser sociável, no entanto, há que se reconhecer a complexidade envolvida em relacionamentos. Independentemente da natureza da relação, as diferenças entre os envolvidos podem gerar conflitos. Quando as pessoas em questão têm valores pessoais muito diferentes entre si podem não conseguir manter a relação positiva.

No ambiente corporativo as relações interpessoais adquirem uma importância ainda maior. Quando os colaboradores têm uma boa troca pessoal se cria um ambiente de trabalho mais agradável, algo que se reflete em maior produtividade. Por sua vez, se os colaboradores não conseguem se entender é criado um clima organizacional pesado. A seguir vamos falar um pouco mais sobre relações interpessoais no ambiente corporativo.

O que é relacionamento interpessoal?

Relação interpessoal refere-se ao relacionamento entre duas ou mais pessoas. Esse é um termo usado pela sociologia e psicologia para se referir a esse tipo de relação. Estão no grupo de relações interpessoais as relações familiares, pessoais e profissionais. A interação entre os membros de um grupo é resultado das regras estabelecidas em cada contexto.

Uma escola, uma igreja, uma empresa, cada um desses lugares tem suas próprias regras de convivência e interação. Todo espaço em que se prevê interação entre pessoas há regras que direcionam a condução do relacionamento. Além das regras que cada contexto social possui, há outro fator determinante para um bom ou mau relacionamento, que são os valores pessoais.

Baixe aqui o nosso manual completo sobre

Dinâmicas

Iamgem ebook

Valores pessoais x Relações interpessoais: qual a interação?

Cada indivíduo carrega em si suas crenças, sua personalidade e sua cultura. Esse conjunto de características influencia o meio da mesma forma que o indivíduo é influenciado pelo contexto. O comportamento humano no viés individual e coletivo tem grande impacto sobre a forma como os relacionamentos irão se desenvolver.

Dependendo da forma como as pessoas se portam, irão influenciar em maior ou menor grau o contexto em que estão inseridas. A interação entre as pessoas em um mesmo contexto contribui para amplificar os efeitos construtivos e destrutivos. Os especialistas chamam essa capacidade de realimentação de auto reforço.

Relacionamentos interpessoais no contexto corporativo

O termo relacionamento interpessoal não é tão usado para o viés de relacionamentos pessoais e familiares. Contudo, no contexto corporativo é amplamente utilizado e estudado desde a década de 1970. Foi nesse período que os especialistas perceberam que a qualidade das relações entre os colaboradores influenciava significativamente na produtividade das empresas.

Companhias em que os colaboradores tinham uma boa relação interpessoal se mostravam mais produtivas e lucrativas. Já as empresas em que o clima organizacional não era tão positivo se mostravam mais retraídas em termos de crescimento. Inclusive, foi a partir desse entendimento que se estabeleceu a valorização do capital humano. Se antes apenas ativos tangíveis, como máquinas e produtos, eram considerados, depois desses estudos os olhares se voltaram para os colaboradores.

Valores pessoais devem ser levados em conta

A partir da compreensão de que os valores pessoais dos colaboradores ajudavam a construir o ambiente corporativo e influenciavam nos relacionamentos, eles ganharam mais destaque. Comportamentos, valores e virtudes funcionam como alavancas determinantes do sucesso ou fracasso de uma companhia.

Hoje em dia, é comum que as empresas direcionem em parte os processos seletivos para uma avaliação de valores pessoais dos candidatos. É importante formar equipes com indivíduos que tenham valores parecidos, evitando, assim, conflitos. O ideal é que os colaboradores tenham conjuntos de valores alinhados com os da própria companhia.

Qual é a importância das relações interpessoais?

Deve ficar claro que relações interpessoais no ambiente de trabalho vão muito além de simples relações entre colegas. Relacionamento interpessoal refere-se à interação entre seres emocionais e instáveis. A todo momento as pessoas passam por transformações decorrentes de acontecimentos em suas vidas. Aí está grande parte da complexidade desse tipo de relacionamento, não há estabilidade e previsibilidade.

No âmbito profissional, os relacionamentos interpessoais têm um papel bastante relevante em cenários de crise. Como os profissionais irão se portar entre si diante de um problema? Como irão superar obstáculos? Como será a interação entre perfis diferentes? As respostas para essas questões se refletem em bons ou maus resultados para a companhia.

Se os relacionamentos interpessoais dentro de uma empresa enfraquecem, tendem a criar um ambiente organizacional desgastado. Trabalhar com um clima ruim é bem mais difícil do que trabalhar em uma situação agradável, concorda? Com o passar do tempo, essa negatividade do ambiente pode levar a queda de produtividade e aumento de conflitos. Não demora para que os colaboradores se tornem mais competitivos entre si e acabem perdendo o foco dos resultados.

Um ambiente corporativo em que um bom clima organizacional é cultivado apresenta maior produtividade decorrente da colaboração. As pessoas se sentem mais felizes e realizadas de estar onde estão e contribuem para o sucesso das outras. Os resultados coletivos ganham muito mais relevância do que os resultados individuais.

Vantagens de bons relacionamentos interpessoais na empresa

Confira abaixo algumas das vantagens de estabelecer um bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores.

1 – Maior competitividade no mercado

Empresas em que os colaboradores trabalham em um bom clima entre si se tornam mais competitivas. As soluções coletivas para os problemas organizacionais tendem a ser melhores para o sucesso da companhia.

2 – Respeito

Ambientes em que boas relações interpessoais predominam são ambientes com muito mais respeito. Nesses contextos corporativos é possível estabelecer uma maior retenção de talentos no quadro de colaboradores.

3 – Alinhamento de valores

O bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores é um sinal de que seus valores pessoais estão alinhados com os corporativos. Esse alinhamento é essencial para o crescimento da companhia numa base segura.

4 – Colaboração

A colaboração entre pessoas que se respeitam flui de forma natural. Um bom ambiente organizacional é o lar de boas soluções e de um forte trabalho em equipe. Parcerias muitas vezes inesperadas nascem nesses ambientes.

5 – Proatividade

Empresas que contam com colaboradores que trabalham em harmonia tendem a ter muito mais proatividade. Os funcionários começam a tomar decisões e resolver problemas por si mesmos. Isso contribui para posicionar a companhia de forma muito mais competitiva em seu segmento de mercado.

Viu como um ambiente de relações interpessoais saudáveis é importante? Aproveite para deixar sua opinião no espaço para comentários abaixo e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais.

Gostou do artigo?

Desenvolva mais técnicas de gestão e torne-se um líder preparado com o e-book Dinâmicas de grupo. Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds