Sem estresse: 3 dicas de como manter a calma no trabalho

Manter a calma no trabalho Dicas para manter a calma no trabalho.

Como lidar com o estresse no trabalho? Com certeza, essa é uma das perguntas que mais passam pela cabeça dos diversos tipos de profissionais ao redor do mundo. Isso ocorre porque são tantas as situações capazes de nos tirar a calma no dia a dia de trabalho, que precisamos encontrar mecanismos eficientes para eliminar ao máximo o estresse e, assim, conseguir manter o equilíbrio emocional, tanto no ambiente profissional, quanto nas nossas vidas pessoais.

Por se tratar de algo de extrema importância na nossa existência, precisamos encontrar maneiras de preservar o nosso trabalho e carreira, de modo que, assim, possamos nos tornar seres mais plenos e realizados na nossa jornada evolutiva.

Pensando nisso, hoje resolvemos compartilhar com você 3 dicas muito eficientes para que você mantenha a calma no seu ambiente de trabalho e conduza os acontecimentos da sua vida de maneira mais leve e positiva. Confira as dicas na sequência e tenha uma boa leitura!

Dicas de como manter a calma no trabalho

1. Evite levar o estresse profissional para o lado pessoal

No ambiente de trabalho é preciso entender que o que ali acontece, ali deve permanecer e ser resolvido. Se você não conseguiu alcançar aquela meta desejada, se acabou se desentendendo com algum colega, se a sua produtividade está abaixo da média, se não está sendo remunerado como gostaria, se se sente sobrecarregado e desmotivado, ou qualquer outra situação esteja lhe tirando a calma e deixando-o estressado, procure resolver o que o incomoda ali mesmo, no trabalho.

Essa atitude possibilita que esses problemas não extrapolem para a sua vida pessoal e acabem afetando o seu bem-estar fora da empresa em que você trabalha. Descontar esses conflitos em quem não tem nada a ver com o assunto certamente só vai causar mais problemas.

2. Questione-se: vale a pena se estressar?

Tenha esta pergunta como um mantra na sua vida todas as vezes que surgirem situações que tenham o potencial de lhe tirar a calma, não só no trabalho, mas também na sua vida pessoal. Quando você pondera, consegue analisar as questões que o incomodam com a clareza que a raiva e o estresse lhe roubam.

Assim, todas as vezes que se perguntar se vale a pena se estressar por alguma coisa que por ventura você não consegue resolver naquele momento, você passar a respirar fundo e a entender que está fazendo tudo o que pode para solucionar e se ajudar. Além disso, você determina a importância do assunto em questão e, se ele não tiver a relevância que você estava dando enquanto estava com raiva, passa a compreender que não compensa perder a sua paz por algo menor.

3. Mantenha a positividade

Por mais que a situação seja estressante, procure manter-se otimista e positivo. Acredite que as coisas tomarão rumos melhores. Se for o caso, pare uns instantes e busque lembranças felizes, momentos agradáveis que você tenha vivido durante a semana. Isso o deixará relaxado e com melhores expectativas com relação à situação a ser enfrentada.

Entenda que nem tudo está sob o seu controle. Aprenda a dedicar-se com mais afinco ao que estiver, ou seja, ao que de fato depende de você. Todavia, compreenda que não é saudável ficar ansioso por aspectos que não dependem de você. Aprenda a discernir essas situações.

Uma dica de ouro: Respire!

Por mais que o título afirme que são 3 dicas, resolvemos compartilhar mais uma, que também é essencial para que você consiga eliminar ainda mais os momentos de estresse no trabalho. Todas as vezes que surgir algo que você perceba que vai tirá-lo do sério, pare por alguns instantes, de preferência fique em algum lugar sozinho e respire fundo.

A respiração, como muitas vezes já citamos no blog, é um exercício poderoso, capaz de lhe proporcionar momentos de calma, principalmente quando você estiver se sentindo não só estressado ou com raiva, mas também triste, ansioso e desanimado.

Ela faz com que você mantenha o seu cérebro adequadamente oxigenado, sem ficar acelerada e ofegante, o que faz com que a calma volte aos poucos e você comece a enxergar tudo ao seu redor com mais clareza e menos preocupação. Experimente inserir essa prática no seu dia a dia e observe as transformações que ela pode lhe proporcionar!

A vida pessoal também pode afetar

Por mais que passemos a vida toda tentando evitar a mistura da vida profissional com a vida pessoal, fica quase impossível separar uma da outra, principalmente quando uma das duas não vai bem e enfrenta problemas com frequência.

Dessa maneira, existem situações que estão fora do ambiente de trabalho, mas que podem afetá-lo como se fizessem parte dele. Uma briga com familiares ou amigos, endividamento, algum ente querido passando por problemas de saúde, entre outras questões, podem afetar a nossa saúde e fazer com que acabemos nos estressando e perdendo a calma no lugar onde passamos grande parte das nossas vidas: o trabalho.

Para lidar com isso, é preciso bastante calma e resiliência, principalmente para entender que, independentemente do problema ou situação, essas questões passam, e, em algum momento, tudo se resolve. Sendo assim, nada de se desesperar e levar para o trabalho algo que está acontecendo fora dele, pois isso só vai prejudicar a sua carreira profissional e deixá-lo ainda mais nervoso.

Se você sentir dificuldade para administrar o estresse e a ansiedade em alguma área da sua vida, ou mesmo em várias delas, não hesite em procurar ajuda especializada. Coaches e psicólogos podem ajudá-lo nesses momentos, mas, nos casos mais graves, procure um médico.

E você, querida pessoa, já passou por situações parecidas? Quais foram as medidas adotadas que lhe trouxeram bons resultados? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião e a sua experiência sobre o assunto. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo em todas as suas redes sociais!

Copyright: fizkes / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds