As 7 Ações Poderosas para ter Foco

Foco Ações para ter Foco – Conheça!

 

Toda falta de foco é, no fundo, um sinal de falta de paixão naquilo que você faz.  A percepção que eu tenho sobre mim dá significado à minha vida, e esse significado me direciona para o meu foco. Se eu não tiver coragem para assumir minhas paixões e desejos, dificilmente conseguirei algo que me dê capacidade de fluidez.  

Focar tem a ver com estar internamente equilibrado, com harmonia interna. Por isso, uma primeira ação para ter foco é aprender a meditar. É aprender que, de olhos abertos, nossa visão é limitada, mas, quando fechamos os olhos, nossa visão se torna infinita.  

  1. Aprenda a meditar  

A meditação acalma a mente, acalma o corpo, alinha nossa energia e nos faz ser pessoas mais conscientes de nós mesmos. Meditação é relaxamento, é um encontro consigo mesmo. É algo muito profundo. É a máxima experiência de foco, de centramento.  Se você ainda não tem o hábito de meditar, sugiro que comece o quanto antes. Reserve alguns minutos do seu dia para cultivar esse hábito. Cuide da sua respiração e dos seus pensamentos. Se você nunca meditou antes, sugiro que procure vídeos de meditação guiada como alguns que compartilho em meu canal do YouTube, por exemplo.  

  1. Pratique atividades físicas  

A segunda dica é buscar energia, e para buscar energia, minha sugestão é que você se movimente! Energia é movimento, e movimento gera energia.caminhada, musculação, natação, qualquer exercício que faça mais sentido para você, desde que você mexa o seu corpo. Sem energia vital ninguém consegue ter foco, não é mesmo?  

Como eu já disse, toda atividade física ajuda a revigorar nosso corpo e aumenta a nossa produção de energia. Exercícios são essenciais para o bom funcionamento tanto do corpo quanto da mente  

  1. Escreva  

Faça listas de tudo aquilo que você quer fazer. Tangibilize os seus sonhos, seus desejos e, finalmente, as suas metas. Você pode escrever em um papel, no celular ou no computador. Tangibilizar o que é subjetivo e torná-lo objetivo faz uma diferença enorme na tomada de atitudes, pois constrói uma visão muito mais ampla.  Saber listar suas tarefas de forma eficiente é um hábito muito forte para você ter um foco poderoso. Descreva o que você quer e comece a listar as ações que você precisa fazer. Tome consciência dessas ações e da ordem em que vai realizá-las.  

  1. Identifique suas distrações  

Pode ser que encarar coisas muito prazerosas como distrações tenha efeitos negativos, pode ser que nossos autossabotadores travem uma batalha interna quando percebemos aquilo que nos faz mal. Contudo identificar essas distrações é uma ação importante, porque nos conscientiza do que é necessário mudar.  Identificando suas distrações você tem a oportunidade de neutralizá-las. O telefone, por exemplo, pode ficar em uma estação um pouco mais distante da sua mesa de trabalho. Caso o ambiente te distraia muito, aja para mudar de ambiente de trabalho. Caso suas distrações estejam em sua mente, volte à ação 1 e aprenda a meditar — afinal, as distrações nem sempre estão no exterior, muitas vezes as distrações estão dentro de você.  

  1. Identifique os facilitadores de foco  

Do mesmo modo que devemos identificar e eliminar as distrações, podemos também identificar e maximizar os facilitadores de foco. Isso é muito particular, porque somos seres únicos, só você pode encontrar essas respostas em você — tanto o que te distrai quanto o que te coloca em atenção focada.  Há diversos itens que podem nos ajudar a focalizar um objetivo ou uma atividade. Objetivos profissionais que tenham datas específicas para finalização podem ser organizados pela técnica de Gestão à Vista; use um mural ou quadro branco para que as atividades e datas estejam sempre   visíveis. Outra ação que pode facilitar o foco é o uso de agenda, em papel ou eletrônica. Estando de frente ao computador, use fones de ouvido com música leve, que não tenha elementos para distraí-lo.  

  1. Desafie-se a sair da rotina  

Propor desafios a si mesmo é uma ousadia necessária. Pode ser que levantar-se uma hora mais cedo que o habitual seja, para você, um grande desafio, uma vez que esteja acostumado a sair da cama em um determinado horário. Talvez fazer um curso no final de semana seja um desafio para você, se já tiver uma rotina definida — pode ser, inclusive, que haja uma crença limitante sobre isso que precisa ser revista.  A rotina é uma limitação, se ela, de alguma forma, impacta negativamente a busca por objetivos, como quando os objetivos são adiados porque você prefere não quebrar uma rotina estabelecida.  

A rotina demasiadamente fixa impede que o foco seja colocado naquilo que, num determinado momento, importa. A rotina deve também ser algo mutável, ela deve se adequar às suas necessidades, e não o contrário.  

  1. Sinta determinação e paixão  

Dedique-se a algo com determinação e paixão. Todas as pessoas determinadas que conheço são apaixonadas pelos seus projetos. Determinação e paixão, eis a verdadeira chave para nos libertarmos dos grilhões da procrastinação.  

Quando relembro minha própria história, eu sempre enfatizo minha determinação, o tamanho da minha paixão, o tamanho dos meus sonhos. Os resultados são proporcionais à sua paixão, à energia que você coloca em projetos e em tarefas.  

Os resultados do IBC, por exemplo, só foram possíveis através de muito foco. Sonhei, imaginei, profetizei e tangibilizei os resultados que eu queria em minha vida. Foi a partir disso que nasceu o IBC. Eu pensei e continuo pensando: o ser humano é bom, o ser humano ainda pode se superar e ir muito além.  

Foi com muita determinação e paixão que me dediquei a colocar alma no processo de Coaching, criando o modelo de Coaching com Alma, que fez do IBC a maior escola de formação em Coaching da América Latina. Sim, foco, determinação e abertura para a bondade humana, para a divindade que existe em cada um de nós.  

Com essas 7 ações, eu acredito verdadeiramente que você pode dar início a uma transformação em sua vida e em sua performance . A procrastinação é um hábito criado e desenvolvido ao longo dos anos. Nós nos acostumamos a procrastinar. Todo hábito estabelecido apresenta uma certa dificuldade para ser desfeito. Mas, com foco e determinação, podemos mudar não apenas nossos hábitos, mas todo o nosso mindset e nosso sistema de crenças e valores.  

Eu, pessoalmente, sou apaixonado pela causa humana e pelo ser humano. A minha missão é elevar cada vez mais, através da ciência, o ser humano. Em geral, não somos reconhecidos, hoje, pelo que nós fazemos no presente. Nossa sociedade é sempre um pouco retardatária para reconhecer os avanços de mentes brilhantes. Nós somos reconhecidos pela história que escrevemos durante a nossa vida inteira. Pode ser que demore um pouco, mas tenha certeza: o reconhecimento pelo seu trabalho virá.  

O que temos de melhor no mundo hoje são as pessoas. Empresas são resultados de pessoas, famílias são resultados de pessoas. São as pessoas que importam. Temos que ter foco no ser humano, na bondade e no amor. Eu verdadeiramente acredito que existe um movimento acontecendo na Terra neste exato momento. E esse movimento é o que tem gerado um novo foco no mundo, que é o foco na humanidade, no amor e no servir.  

Copyright: 1463771207 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010