Sinergia Empresarial: sua importância e contribuição para o trabalho em equipe

Sinergia Empresarial Saiba mais sobre a Sinergia Empresarial

 

O tema deste artigo é algo bastante almejado nas mais diversas relações sociais. Entre amigos, familiares e entre colegas de trabalho, o que se deseja ter é sinergia. Mas, afinal de contas, porque a sinergia é algo tão buscado? Trata-se de algo realmente importante? É possível haver sinergia empresarial? E você sabe o que é sinergia? Para saber as respostas para estas e outras perguntas, continue a leitura. 

O que é sinergia? 

De origem grega, a palavra sinergia significa ação ou esforço simultâneos, ou seja: cooperação. De forma sucinta, trata-se da soma de várias forças, que estão voltadas para o mesmo objetivo. Partindo dessa premissa, a sinergia existe quando duas ou mais pessoas se unem e agem da mesma maneira em prol de um objetivo em comum.

Sinergia, portanto, é a confluência de energias de um grupo de pessoas que convivem, geralmente, para atingir um mesmo objetivo. É bastante difícil, como você deve ter experiência de vida própria, estar em sinergia com outras pessoas. Por exemplo, no seu relacionamento afetivo às vezes você percebeu que estava com as mesmas intenções energéticas que seu parceiro ou sua parceira, mas em outras situações nem tanto. 

Além disso, relacionamentos que você tenha em geral, seja com amigos ou familiares, muitas vezes você pode ter se afastado de algumas pessoas pelo simples fato de não haver mais sincronia de energias. Ou se você não tiver se afastado, muito provavelmente essa relação deve ser bastante conflituosa, pelo fato de não haver sinergia entre as partes envolvidas. 

Ainda, é possível perceber a sinergia em relacionamentos afetivos, geralmente formados por duas pessoas, que através do desejo que ambas possuem de que a relação dê certo, esforçam-se constantemente para que este objetivo seja alcançado. 

Este conceito, porém, não é exclusivo das relações afetivas e as relações profissionais também devem ser marcadas pela sinergia para funcionar adequadamente. Afinal, nestas é também importante que as partes envolvidas se esforcem para alcançar os objetivos empresariais, certo?!

Afinal, o que é sinergia empresarial?

Partindo do princípio sobre a sinergia, pode-se afirmar que a sinergia empresarial é uma soma de esforços para integrar os colaboradores, além de alinhar metas e objetivos para que todos trabalhem de forma harmoniosa e produtiva. Ela é composta por cinco pontos. São eles:

  • Cooperação
  • Respeito
  • Lealdade
  • Comprometimento
  • União

É importante destacar que a sinergia empresarial é fundamental para unir departamentos de uma mesma empresa na busca de soluções para os mais diversos problemas. Este estado de sinergia, entretanto, só pode ser alcançado quando há o incentivo para que os colaboradores trabalhem em harmonia. A cultura organizacional e o bom ambiente de trabalho são importantes para que a ela seja vivida por todos os membros da organização empresarial. 

Ou seja, a sinergia empresarial é a soma dos esforços de cada membro da equipe que estão voltadas para o mesmo objetivo, como a execução de um projeto, por exemplo. Nesse sentido, tê-la e desenvolvê-la no dia a dia ajuda bastante na produtividade da organização. 

Portanto, para implantar a sinergia na empresa é importante se atentar a algumas questões:

  • Quando um trabalho é bem executado por algum colaborador, as qualidades deste trabalho são devidamente destacadas e reconhecidas?  
  • Os objetivos da empresa estão claros e explícitos para todos? 
  • Está claro para todos o quão importante é a sua participação e envolvimento, para que estes objetivos sejam alcançados? 
  • Enquanto líder, já observou com atenção o que acontece com seus colaboradores, para ter mais sensibilidade na hora de lidar com a sua equipe?

Atentar-se a estas questões é de extrema importância, uma vez que tudo isso será fundamental para fazer da sinergia uma realidade em sua empresa. Mas, se é algo tão importante para a empresa, existem benefícios reais? Sim! A sinergia empresarial traz inúmeros benefícios para as organizações, dentre eles estão:  

  • Comprometimento das equipes; 
  • Entrosamento entre colaboradores;
  • Descoberta de novos talentos;
  • Desenvolvimento de novas habilidades; 
  • Melhores relações interpessoais;
  • Resultados positivos para a organização empresarial.

A importante relação entre a sinergia empresarial e o trabalho em equipe

Um ambiente empresarial que tem sinergia é caracterizado principalmente pelo fato de os membros de uma equipe conseguirem realizar determinada atividade em sintonia e de maneira bem executada. Nesse sentido, as pessoas que estão em uma mesma equipe devem saber aproveitar as habilidades técnicas, emocionais e comportamentais de cada pessoa, a fim de canalizar os melhores esforços na execução de um projeto.  

Além disso, esse ambiente de sinergia permite que haja colaboração constante entre todos, para que assim haja oportunidade de trabalharem trocando experiências e compartilhando conhecimentos. 

Ainda, ambientes empresariais que são sinérgicos possuem isso como um diferencial competitivo face ao mercado, em razão de possuírem pessoas que são mais engajadas com a cultura organizacional e os valores da empresa, realmente trabalhando para fazer valer a missão da organização, assim como realizar a sua visão no dia a dia de trabalho.

A sinergia de um trabalho em equipe é, como já falamos, um senhor diferencial de se ter em uma empresa, mas mais do que isso, é importante demonstrar que todas as pessoas da organização vão se beneficiar com isso, pelo fato de que todas vão crescer mais rápido e melhor se trabalharem juntas e em união. 

Também é importante compreender que todas as áreas e departamentos de uma empresa estão interligadas e são interdependentes. Nesse sentido, é preciso que cada uma dessas áreas estejam em sintonia uma com a outra, caminhando juntas no mesmo sentido. Ainda, se todas realizarem um bom trabalho, o sucesso será naturalmente uma consequência para a organização. 

Existem algumas ferramentas que auxiliam na manutenção e a propiciar um ambiente empresarial sinérgico. Para isso é importante manter um ambiente de trabalho produtivo e saudável para os colaboradores, assim como ter processos internos bem definidos, líderes comprometidos em inspirar e motivar a equipe, assim como profissionais capacitados e comprometidos com a cultura organizacional da empresa.

Dessa forma, é bom ter em mente que a sinergia se baseia na troca de energia, por isso se você, enquanto empresário, expor os seus melhores esforços, as demais pessoas da equipe também vão dispor dos seus melhores esforços, para se unirem e realizarem um trabalho de excelência. Além disso, é muito importante reconhecer, valorizar e recompensar os profissionais da sua empresa pela execução de um bom trabalho.

Quais aspectos da liderança ajudam a estimular um ambiente empresarial sinérgico?

Ser um bom líder requer diversos aspectos comportamentais de uma pessoa, como conseguir motivar e inspirar constantemente os membros da sua equipe e entender e reconhecer as melhores habilidades de cada indivíduo. Além disso, conseguir propiciar um ambiente de trabalho que seja propício à sinergia.

Seguindo, pois, essa questão, vamos destrinchar um pouco mais sobre algumas ações que os líderes podem tomar para que o ambiente de trabalho seja o mais sinérgico possível. Vamos ver algumas atitudes que podem ser inseridas no seu dia a dia como líder: 

  • Administrar conflitos é essencial para se ter sinergia na equipe

Para se ter uma equipe sinérgica é muito importante que os membros entendam que o trabalho coletivo é muito mais relevante do que o trabalho individual. É necessário prezar pelo time, ao invés do indivíduo. Para isso acontecer é preciso que a equipe seja unida. 

A união de um time pode vir através do estímulo do espírito de colaboração. A ideia de colaborar entre si deve vir acompanhada de um sentimento de pertencimento, assim como da capacidade dos indivíduos de enxergar valor no trabalho do seu colega e ser capaz de reconhecer também, com humildade e inteligência emocional, que nem sempre a sua própria contribuição é a mais importante do processo de execução de um trabalho. Assim, entendemos que tornar uma equipe sinérgica é o mesmo que torná-la unida.

Um líder que consegue estimular esse tipo de comportamento consegue minimizar o sentimento de soberba e vaidade, que é muito comum em ambientes empresariais. Além disso, consegue prevenir conflitos vindos desse ego elevado, que vai sendo nutrido nos indivíduos. 

Ainda, ter em seu time profissionais soberbos que acreditam que seu trabalho é o ponto de virada para o avanço da empresa pode significar justamente o contrário, pois, como já falamos, o sucesso natural de uma empresa decorre de trabalhos bem realizados, por equipes que estão em sinergia. 

Por isso, um bom líder deve procurar instigar nas pessoas que compõem sua equipe o sentimento de que o resultado do trabalho coletivo que realizam é o que move a empresa a se destacar no mercado. Isso, claro, sem deixar de valorizar, reconhecer e recompensar os profissionais por suas performances individuais. 

  • Identificar e valorizar o potencial de cada membro da equipe

Para que uma equipe esteja em sinergia, além de ter atenção para propiciar um ambiente que seja colaborativo e valorize o trabalho em equipe, é essencial prestar atenção para os indivíduos que compõem essa equipe. Nesse sentido, de igual importância tem a valorização e o reconhecimento dos esforços individuais dos seus colaboradores.

Isso porque estes serão, com grandes chances, profissionais mais motivados e, via de consequência, mais alinhados com os valores, com o propósito e com a cultura organizacional da empresa se sentirem que estão sendo reconhecidos e valorizados. 

Além disso, não basta que a organização reconheça os esforços individuais de seus membros, é necessário que o líder estimule essa apreciação entre colegas, isentando o ambiente de trabalho de inveja ou sentimentos negativos nesse sentido.

Tudo isso contribui para que se crie um círculo virtuoso de ajuda e valorização mútuas. E, quem sabe, até mesmo de amizade. Com isso, é muito mais provável que os projetos e objetivos sejam atingidos de maneira mais harmônica e produtiva. 

  • Faça uso de ferramentas de gerenciamento de trabalho

A realidade de hoje faz com que muitas vezes seja impossível verificar e acompanhar de perto como anda a execução de um projeto, ou das atividades diárias da equipe como um todo, especialmente se for uma empresa com muitos colaboradores. Isso, hoje, possui uma solução que otimiza o trabalho dos líderes.

Trata-se de ferramentas de gestão de trabalho ou de projeto. É muito comum que as empresas adotem sistemas para melhor funcionamento e seguimento dos processos internos da organização.

Isso auxilia a trazer maior confluência de trabalho para a equipe, pelo fato de esses sistemas serem capazes de gerar indicadores sobre os avanços da mesma, no que diz respeito às metas estipuladas. É importante não fazer uso de tais ferramentas como instrumentos de ameaça a seus colaboradores, pelo contrário, é importante conscientizar todos sobre a importância destas. 

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Por quê investir na sinergia de uma equipe? 

Como já elencamos sobre a importância da sinergia para a equipe no ambiente de trabalho, vamos apenas relembrar que uma equipe sinérgica e mais produtiva, consegue voltar energias para alcançar objetivos comuns e são naturalmente mais bem-sucedidas. Esse arcabouço de vantagens faz com que a empresa tenha um diferencial competitivo, para se posicionar no mercado que é um ativo inegociável. 

Uma empresa que possui um ambiente de trabalho sinérgico é, ao mesmo tempo, mais harmônica, mais colaborativa e mais produtiva. Promover esses sentimentos vivos nos membros da equipe é um papel muito importante a ser exercido pelos seus líderes. 

Se, portanto, você deseja que sua empresa esteja a frente dos seus concorrentes, a sua equipe seja sinérgica e produtiva, os seus membros sejam mais comprometidos com a sua cultura organizacional e os seus resultados sejam cada vez melhores, talvez seja um bom momento de repensar as políticas de trabalho em equipe e passar a promover ainda mais a sinergia empresarial.

Esperamos que este conteúdo faça a diferença em sua empresa. Agora, conte aqui pra gente: já teve alguma experiência com sinergia empresarial? Sua empresa trabalha com sinergia? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e também a sua opinião sobre este assunto. Espalhe o conhecimento! Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: Gajus / Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010