Terceirização: Conheça suas vantagens e desvantagens

Terceirizar é delegar atividades de uma empresa para trabalhadores que não fazem parte do seu quadro.

Você sabe o que é a terceirização? Sabe como ela funciona? Entende quais são suas vantagens e desvantagens?

A terceirização é o ato de transferir para terceiros, ou seja, profissionais que não fazem parte do quadro de colaboradores da empresa, algumas atividades específicas. Há um bom tempo que as pessoas vêm utilizando a terceirização como uma ferramenta administrativa, principalmente para realizar atividades técnicas que não podem ser desenvolvidas no ambiente interno da organização.

A terceirização é uma técnica moderna de administração, com base em um processo de gestãoque leva mudanças estruturais para a empresa. O objetivo desse processo é atingir melhores resultados por meio da concentração de todos os esforços e energias da empresa em sua atividade principal.

Contudo, não há como negar que o tema é polêmico. Para que você esteja bem informado sobre o tema e possa formar a sua opinião de forma bem estruturada, reunimos neste artigo 5 vantagens e 5 desvantagens sobre o processo. Confira:

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Vantagens da terceirização

1. Foco no core business da empresa

A principal vantagem da terceirização de serviços numa empresa é que ela fica mais livre para focar seus esforços em sua atividade principal. Num escritório de arquitetura, por exemplo, isso significa que a empresa poderá dedicar mais tempo e esforços na contratação e no desenvolvimento de arquitetos, deixando nas mãos de terceiros as atividades secundárias — como marketing, logística e departamento de pessoal.

Isso permite que a empresa se destaque em seu core business, ou seja, em sua atividade-fim, sem gastar muita preocupação com as rotinas administrativas. É uma questão de foco e de priorização do que é essencial.

2. Redução de desperdícios

Uma empresa que terceiriza suas atividades não essenciais permite um melhor aproveitamento de seu espaço, de seu tempo e de seus funcionários. Assim, a empresa não precisará, por exemplo, de um espaço com computadores e estrutura para o trabalho de profissionais que não estão diretamente relacionados à atividade principal da organização.

Isso promove economia de máquinas, de recursos financeiros, de energia elétrica, de custo de estoques, entre outros. Além disso, a empresa tende a reduzir seu quadro de funcionários, contratando apenas os especialistas em sua respectiva área de atuação.

3. Otimização e agilidade nas tomadas de decisão

Em teoria, quando uma empresa contrata outra para terceirizar alguns de seus serviços, ela também está em busca de especialistas. Assim, quando um escritório de arquitetura terceiriza suas áreas de contabilidade e departamento de pessoal, por exemplo, ele espera que a empresa contratada execute esses serviços de forma prática, já que possui a experiência que um escritório de arquitetura, teoricamente, não possui nesses assuntos.

Com uma estrutura hierárquica simplificada, a empresa foca apenas em sua atividade principal, o que permite que o fluxo de informações e trabalhos ocorra com mais rapidez e agilidade.

4. Possibilidade de crescimento sem grandes investimentos

É claro que ao contratar uma empresa terceirizada, a empresa contratante está fazendo um investimento. No entanto, esse investimento é inferior (teoricamente) ao que gastaria se executasse esses serviços secundários em sua própria empresa — é preciso fazer as contas para chegar a essa conclusão. Com redução de custos e mais profissionais engajados no core business, a empresa progride e cresce de forma econômica.

A consequência natural disso é o fortalecimento da competitividade da organização, pois ela estará 100% focada nas suas atividades principais e na satisfação total de seus clientes, com bons potenciais de fidelização. Além disso, com mais recursos financeiros disponíveis, a empresa poderá investir em tecnologia e negociar melhor com clientes e fornecedores.

5. Integração da empresa

Como citado anteriormente, a terceirização “enxuga” o quadro de funcionários da empresa. A hierarquia fica mais simples e organizada numa quantidade menor de departamentos e seções.

Isso permite que os funcionários sejam mais próximos uns dos outros, o que, com certeza, acelera e facilita a execução das atividades diárias. Além disso, os próprios chefes ficam mais próximos dos colaboradores, oferecendo uma liderança mais acessível. Pode parecer algo sem muita importância, mas uma estrutura simplificada e integrada evita o surgimento de muitos conflitos e acelera a sua resolução, caso surjam.

Desvantagens da terceirização

1. Dúvidas sobre a legislação

Todo processo de terceirização precisa estar muito bem documentado, oficializando as relações trabalhistas estabelecidas entre a empresa contratante e a empresa terceirizada. Qualquer ação informal, sem registro e sem acompanhar a legislação trabalhista vigente, pode desencadear problemas de ordem jurídica.

Ações trabalhistas e até mesmo autuações diretamente promovidas pelo Ministério do Trabalho podem ocorrer se não houver uma formalização. Por isso, é primordial que as empresas estejam juridicamente muito bem assessoradas antes de iniciar o processo de terceirização.

2. Dificuldade em encontrar boas empresas parceiras

Como citamos anteriormente, quando uma empresa terceiriza algum serviço, ela espera que a empresa contratada tenha mais expertise no serviço em questão do que a empresa contratante. No entanto, nem sempre as expectativas criadas são correspondidas.

Dependendo do serviço em questão, pode ser difícil e demorado encontrar uma empresa que de fato realize as atividades com maestria, responsabilidade e pontualidade, cobrando preços justos. O barato pode sair caro, e a fase de pesquisa não pode ser negligenciada. Pesquise, pesquise e pesquise mais até encontrar uma empresa responsável e competente.

3. Distanciamento com os prestadores de serviço

Quando uma empresa possui seus próprios departamentos que cuidam de suas atividades secundárias, como a contabilidade, os seus líderes acompanham mais de perto a execução desse trabalho. Nesse ponto, a terceirização pode apresentar uma desvantagem, que é a impossibilidade de acompanhar a prestação de serviços de forma mais próxima.

Uma empresa de São Paulo pode ter sua contabilidade realizada por uma companhia do Rio de Janeiro, o que pode dificultar um pouco a comunicação e a velocidade dos trâmites. O vínculo entre as duas partes envolvidas é sempre menor do que aconteceria se esses processos todos ocorressem dentro da própria empresa.

4. Demissões e rotatividade de funcionários

Essa é, possivelmente, a mais desagradável e óbvia desvantagem da terceirização. Um serviço terceirizado implica na demissão do funcionário que o realizava na empresa, o que é sempre algo negativo, além de ser dispendioso para o empregador no início do processo.

Quando as terceirizações crescem num país, mas a reabsorção da mão de obra que foi dispensada não ocorre na mesma proporção, a taxa de desemprego aumenta, o que prejudica o poder aquisitivo das famílias e, consequentemente, a economia local.

5. Dependência de terceiros e perda da identidade cultural

O processo de terceirização deve ser entendido como uma atividade complementar à empresa, que agora consegue focar mais em sua atividade principal. No entanto, é importante que a empresa contratante mantenha a sua autonomia, caso contrário, ela poderá ficar dependente e “ser administrada”.

Por esse motivo, gestores jamais podem perder o controle de sua própria empresa e devem exigir que os serviços sejam executados dentro das normas, dos padrões e da cultura da organização. Regras devem ser estabelecidas antecipadamente, e a comunicação entre as duas partes precisa ser claríssima, de modo que uma empresa não invada o espaço da outra.

Concluindo, todo processo de terceirização oferece vantagens e desvantagens. Por isso, antes de tomar essa decisão, os gestores das empresas precisam ponderar os prós e contras e colocá-los na ponta do lápis para verificar a viabilidade do procedimento. Se optarem por uma terceirização de algum serviço, é preciso conduzi-la com total planejamento e pesquisa, de modo que empresas competentes e responsáveis sejam contratadas.

Se os argumentos acima fizeram sentido para você e te ajudaram de alguma maneira, deixe seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar das informações.

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Imagem: Ksenia Palimski / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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