Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento

Trabalho em equipe Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho

 

Em todas as empresas de todos os lugares do mundo, existe um fator que faz muita diferença nos resultados alcançados: o bom relacionamento entre os colaboradores. O relacionamento interpessoal interfere na produtividade da equipe e isso pode ser de maneira positiva ou negativa. Mas, o que fazer para que as relações interpessoais contribuam com o sucesso da organização empresarial? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura. 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Porque o relacionamento interpessoal é importante no ambiente de trabalho?  

Um bom relacionamento interpessoal no ambiente profissional é fundamental para o trabalho em equipe. Isso porque, independentemente do cargo que cada pessoa ocupa ou as atividades exercidas, cada profissional é uma peça importante para o bom funcionamento da empresa, sendo que o trabalho de uma pessoa complementa as atividades da outra. Encare a organização empresarial como um organismo vivo. Cada departamento não vive ou age de maneira isolada. Todos dependem uns dos outros e o trabalho de cada colaborador faz a diferença nos processos. 

Um time que valoriza um bom relacionamento no ambiente de trabalho tende a ser mais comprometido e empenhado com suas atividades, pois prioriza relações saudáveis e vivencia uma convivência harmônica e prazerosa, o que possibilita o bem-estar profissional e a motivação mútua. O bom relacionamento interpessoal também contribui de maneira positiva com: 

  • o crescimento da produtividade
  • o aumento da lucratividade da empresa
  • redução do turnover
  • maior sinergia entre os colaboradores
  • redução de riscos para a saúde mental dos colaboradores
  • maior proatividade 

Estes são algumas das muitas contribuições positivas da relação interpessoal na empresa. Portanto, cabe aos gestores e líderes investir de maneira substancial com um bom ambiente de trabalho para que as relações interpessoais sejam boas aliadas no crescimento da organização. 

Como ter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

Confira algumas dicas valiosas para conviver e se relacionar com seus colegas de trabalho:

1 – Ouça as ideias dos seus colegas

É importante que todos tenham sua vez de falar e contribuir – seja em um projeto novo ou na busca por soluções para algum problema que esteja em pauta. Saber ouvir é também respeitar as divergências de pensamento. Portanto, escute as ideias dos colegas de maneira respeitosa. Lembre-se que todos estão ali com o mesmo objetivo. 

2 –  Mostre disposição para ajudar

É sempre bom saber com quem contar no ambiente de trabalho. Isso mostra – principalmente para os colaboradores novatos – que o ambiente não é hostil para perguntas. Mostra que ali é um ambiente solidário e que todos podem ajudar e ser ajudados. Trabalhar juntos é muito mais do que dividir um espaço em uma sala. É também botar a mão na massa, é ser solidário e gentil também. Mostre disposição para ajudar seus colegas. 

3 –  Gentileza e bom humor são diferenciais importantes

Tem quem não seja o mais bem humorado pela manhã. E tem dias que serão dias mais complicados para chegar a empresa com um sorriso no rosto. Mas, a gentileza cabe em qualquer situação. Seja gentil com os colegas. E se você é bem humorado, continue assim. Bom humor é sempre bem-vindo no ambiente de trabalho. 

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

4 – Dê feedbacks positivos 

Essa dica é voltada principalmente para os gestores. Muitos confundem feedbacks com broncas, o que não é verdade. Feedback é uma ferramenta poderosa para mostrar aos colaboradores seus pontos positivos e também seus pontos de melhoria. Dar feedbacks positivos é mostrar aos colaboradores que seus feitos têm sido notados e que a empresa também quer que ele evolua enquanto profissional. Portanto, se for preciso chamar a atenção do colaborador por algo grave que ele tenha feito, use outro termo ou outra ferramenta. Mas, na hora de reconhecer o que foi feito de bom e o que pode ser melhor, utilize os feedbacks. 

5 – Reconheça os talentos da equipe

Uma das coisas mais motivadoras é o reconhecimento. Todos os profissionais se sentem mais motivados a seguir em seus trabalhos quando a organização empresarial reconhece seus feitos. Sempre que houver a oportunidade para reconhecer o trabalho e o talento de membros da equipe, faça! Isso fará muita diferença não só no trabalho do colaborador reconhecido como no trabalho dos demais. Se possível, promova colaboradores a novas funções e cargos. Um plano de cargos e salários pode contribuir positivamente com as relações entre gestores e colaboradores. 

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

O Coaching como aliado no relacionamento interpessoal

Agora que você já sabe o quão importante e poderoso é o bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, resta saber quais ferramentas podem fazer a diferença neste processo. O Coaching possui técnicas e ferramentas que ajudarão você e sua equipe desenvolver habilidades importantes, tais como: 

  • Comunicação eficaz
  • Empatia
  • Ouvir na essência
  • Liderança
  • Proatividade
  • Foco
  • Gestão de tempo
  • Rapport 

Se quiser saber mais sobre estas e outras habilidades que podem ser desenvolvidas através do Coaching, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a eficácia de sua metodologia de ensino e a qualidade de suas formações. 

Gostou destas dicas? Quais outros pontos você considera importantes para manter relações saudáveis e profissionais no ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: Rawpixel.com / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds